sábado, maio 19

PARQUE TÉCNICO DE BELÉM

Em frente às instalações do Sr. Paulo Pereira, este torreão (?) para abastecimento de água, é o unico para dezenas de barcos; O aspecto diz tudo....
Pagamos claro, para isto.

INAUGURAÇÂO

Com a pompa e solenidade que a ocasião requeria, fez-se na quinta feira pretérita o bota a baixo da embarcação BLUE MOON I, em Belém; Ao acto , não compareceram S. EXAS. o Presidente da Repúblia, S. Exa. o Primeiro Ministro, e S.Exa. o Presidente da Camara Municipal de Lisboa.

A VER NAVIOS

É tãsimples, não é?? Tinha-me esquecido. Não saem com facilidade, e dão um jeitão; O meu contador do molinete partiu uma pá, e os metros são agora de 1,65, talvez

ASPIRAÇÃO

Aspirará a mais, mas para já, dá água ao motor; ALFREEEEDO VITORINO: Toma bem notra do sitio onde isto está, para quando lá fores abaixo, não me pregares cagaços.... Ouviste???

quinta-feira, maio 17

A TERCEIRA VIA

Nunca a encontrámos; Foi sem parar e a doer: No Veronique, vomitava-se e calava-se o estomago logo de seguida com uns rojõeszitos.
Que estavam de estalo. Um pouco salgaditos para a minha pressão, mas la foram... O Afonso jurou acabar com eles até Aveiro.... Confidenciava-me o JFMV : O teu filho é uma frieira!!!!!!
Tenho de agradecer ao João Veiga o convite e a cama da proa, ( autentico palacio acolchoado) ao Quirino a pachorra para nos aturar, e ao resto a boa vontade e a genuína alegria com que somos SEMPRE recebidos; Assim que me deixarem, passo à qualidade de sócio da AVELA. Mesmo com os galos!
Adorei o mar e como se viveu.

FINALMENTE - a ceia

Era por isto que todos lutaram; por uma lauta e fausta mesa; E não é que estava??? Do melhor, meus amigos; Ponham os olhos nisto, os senhores.

DA PÓVOA A AVEIRO ( SEM PARAR)

As regatas lá para os lados de Aveiro, na A.M.I. ( área metropolitana de Ilhavo) ( pelo menos as que fiz) têm outro sabor: A leitão, a bacalhau albardado - bem - a cerveja e a bons vinhos; Parece que o dinheiro é bem aplicado. Por cá, pagam- se 20 € por uns folhados e um manjerico de má cara a servir; Lá, com o mesmo , come-se durante 3 dias.... Não se pode mandá-los embora???? ------------------------------------------------------------------------------------------------- Mas eu venho falar é de jantares ( ceias) arregatados; Pois é, vê-se de tudo; E com fartura. Calmarias pela manhã, onde só o Delmar Conde conseguia andar ( O homem não há-de caber em si de contente: Agora os filhos vão para os 49's, defrontar-se com os melhores dos melhores), e mesmo assim com dificuldade. Passou por nós de aflitos. O motor ainda tinha umas rotaçõeszitas para dar, mas o João Veiga decidiu não abusar da sorte ( parecia mal!!!). Ventos de 20 nózes, da proa, que não é muito, mas chega para em conjunto com uma vaga de 3 metros, deitar tudo em fanicos; Viu-se a vaga do largo e depois a vaga do vento, com alguma separação. Aprendizagem forçada, para alguns. Muitas barcoletas, o que fez da prova uma festança: Os nuestros amigos decidiram-se por contingentar a vaga espanhola: só admitiram 60 barquitos; E falamos da GALIZA....
Ponham os olhos nisto, antes de irem embora....
As desistências foram mais que muitas, e por todos os motivos: desde as tradicionais avarias no leme e aparelho, até à já nada convencional falta de gasóleo!! É isto. Ouviu-se às tantas, no VHF que fulano de tal, ia desistir por falta de gasóleo....Isto numa regata!!! E não foi o ZURC!!!!

quinta-feira, maio 10

CABO NO HÉLICE

Neste caso, ou a nobre arte de encher chouriços.....

O REI DOS MARES

Este é a silhueta que reinou durante muitissimos anos, quer com Franceses e Ingleses, quer com os Portuguesíssimos marinheiros, que fizeram da marinharia e da navegação uma verdadeira arte. Bem hajam todos os que de alguma forma, contribuíram para o seu reconhecimento.

quarta-feira, maio 9

OS FABRICOS

Leme de fora, para se coçar....
Para isso , fundeado com 5 quarteladas ao lume d' água....

CABO NO HÉLICE

O terror dos navegantes de agora, mesmo os veleiros..... sempre com a genoa 12 a girar.... Apanhei este cabo em Belém, na zona tècnica (?) do Porto de Lisboa.

domingo, maio 6

DESASSOSSEGO

Nestes dias de " barco em seco", não há rio que me sacie.
Amanhã começam finalmente os fabricos.
Até lá.

quarta-feira, maio 2

SANTA APOLONIA

O futuro ex-terminal de passageiros de Santa Apolonia, que dará lugar ao o futuro ( ex??) grande terminal de contentores de Santa Apolonia, só tendo para isso que alterar a localização da estação terminal da CP, para Arronches, permitindo assim o estacionamentos de mais contentores. Este facto vai permitir a Lisboa ser a primeiríssima cidade capital com rio, Alfama e Museu Militar, a implantar tal projecto; Sabemos que Madrid perdeu para Lisboa tal plataforma, pela ausência de Alfama. Será criada uma subsidiaria da EMEL, que controlará o estacionamento dos contentores, sendo para isso também criados de novo e pela primeira vez na Europa, quiçá em Portugal ,( Alô Veiguinha) o terminal de pagamento contentímetro, permitindo assim um encaixe importante nas depauperadas finanças da EMEL e APL, ao controlar ao minuto as estadias dos contentores.

CREOULEIROS , ..... DE PÉ !

A singular beleza dos navios de ha 50 anitos, aqui em contraste com o que se faz hoje.
Nem sequer é possivel comparar, tal é o " desnivel" das concepções...
Vai formoso e vai seguro.
Eu vinha do Estadio Nacional ( sou chauffeur de um conhecidíssimo apanha-bolas no Estoril Open), que por acaso é na Cruz Quebrada, e que para o ano será em Espanha. Olé!!
Ele ia para qualquer lado; Pena não o ver com a vestimenta branca.
O dia também está assim a modos que " ranhoso", e as fotografias ressemtem-se. Tenho de falar com o Eugénio sobre isto .

terça-feira, maio 1

ESCADA DO PILOTO

Temos profissionais do melhor " breed"no sector da pilotagem. Temos um " retardo" que possivelmente nos será fatal, um dia.
Vivemos muito do " Nacional Porreirismo", e tapamos o Sol com a peneira.
Somos LAXISTA por natureza; É um dos males dos marinheiros. E é contra isso que falo.
E o rádio faz falta, sim senhor, é a companhia e consolo das longas noites e dias de solidão. Os weather fax só há muito pouco tempo é que estão EFECTIVOS , por aqui.
A marina de Cascais nem quero pensar nela!!!! Começaram mal, continuaram pior, e vão acabar pésisimamente.
Sabem que , para conseguir " atracantes" lá para o sitio, foi proposto ao Porto de Lisboa a subida das tarifas, para valores próximos dos deles????
Pelo menos é o que se fala por aí, à boca piquena. Não que me recorde de quem me disse, longe disso!!
Sr. Piloto Martins, obrigado pela sua resposta. Saberá que nunca se pretendeu atacar o brio e o zelo dos nossos pilotos. Tudo o resto, é, como disse discutir o sexo dos anjos. Mas acredite, quando vi, pela primeira vez, ferroviários a governar e a atracar os navios nas docas ( imensas, e com centens, senão milhares de navios) , fiquei chocado; Também não via um maquinista da CP do Estoril, a largar o comboio em Cascais e a pilotar um qualquer navio barra dentro!!!!
É contra isso que temos de levantar a voz. Lembre-se do passado recente.
E um bom exercicio que proponho para nós:
Encontrar, nos ultimos 200 ou 100 anos os acidentes para E e para W do torreão do VTS. Vamos a isso??

segunda-feira, abril 30

A MARINHA AO DOMINGO - SENHOR MARTINS

Caro Senhor Martins, Muito obrigado por nos elucidar com uma descrição tão fluida do dec. Lei que refere no comentario. ( 48/2002). Espero sinceramente que tenha usado o copy/paste, ou então vejo-me na situação deveras embaraçosa de o ter posto a escrevinhar e a gastar o tempo que nos é a todos tão precioso. Quanto ao perceber ( eu) já sei que terei em si um atento mestre. Ainda bem que assim é! Quanto ao concordar, lembro-lhe que festejámos há uma semana, uma data que marca uma NÂO CONCORDANCIA; De facto, por muito e tão bem se perceber, não concordámos - com o que estava - e veja-se no que deu. . Posto isto, deixe-me que lhe diga , Sr. Martins, que não me move nenhum sentimento contra os Pilotos dos nossos portos, antes pelo contrario, tenho de entre eles, alguns dos meus melhores amigos e camaradas. Não foi, pois, critica a minha intervenção; Foi e é mais uma “ chamada geral à navegação “, com serviço. Chame-lhe o BLIND, apesar dos tempos de paz.. Chamei a sua atenção, o que eu previa, ( óbviamente, não a si especificamente) . Pois bem deixe-me que lhe recorde o D.L : Para Oeste da torre VTS ....Facultativo, para Leste, obrigatorio. Por força do tal D/L. Curioso, se se pensar que, em países com tráfegos intensos (Norte da Europa, por ex.) , a pilotagem é feita normalmente da FAIRWAY, onde o profissional aguarda e leva ao cais, OU ATÈ AO PROXIMO PILOTO. E era aqui que eu queria chegar. Este ultimo piloto, o tal para LESTE da torre ( figurado, claro), NEM É MARINHEIRO DE FORMAÇÂO!!! Sabia com toda a certeza, mas esqurcemo-nos. Até que venha um D/L dizer que “ ... para leste da torre VTS, são nomeados os supranumerários dos ministérios da Agricultura... “ etc. Historicamente, também creio que os acidentes mais graves se deram para OESTE da torre VTS, a tal zona facultativa. Mas estamos a discutir o sexo dos anjos, meu caro amigo; Lembre-se de uma coisa: Se o senhor não der o relevo que a sua profissão merece, de todas as formas, os outros só lho retiram, e depois , os profissionais altamente qualificados são Coreanos, Filipinos, Russos, etc. Sem ofensa para os naturais destes países, que serão tão ou mais marinheiros que nós, que vivemos da fama dos nossos avós, que também eles devem ter padecido destas incompreensões. E por isso fugiram daqui. Como há-de reparar, na fotografia o meu amigo ainda não tinha chegado, e depois a posição perdeu-se . Obrigado pela atenção

domingo, abril 29