quarta-feira, maio 9

OS FABRICOS

Leme de fora, para se coçar....
Para isso , fundeado com 5 quarteladas ao lume d' água....

12 comentários:

Raquel Sabino Pereira disse...

Não se esqueçam de que amanhã o CREOULA e o SANTA MARIA MANUELA celebram 70 Primaveras!!!

Anónimo disse...

Cá está um fundo de boa tensa.

O barquito não mexe nem um milímetro.

Anónimo disse...

Blue:
Vejo a amarra na doca(deformação profissional), ou no chão do clube. Não te esqueças de mandar baldear, limpar, secar e pintar o paiol da amarra, com tinta apropriada para o efeito.
Não te esqueças tb de marcar as quarteladas e se ela estiver fraca, virá-la ao contrário, pondo o que estava no anete do ferro na paixão.
Como sabes é prática corrente.
IH!IH!IH!
Olha! hoje deu-me para uma, como se diz em Íbalho, de tolaria. De vez em quando é preciso. Faz bem à alma, mas não às dos zincos, que essas não têm remédio.

garina do mar disse...

pelo menos a amarra está safa! não deve ser complicado levantar ferro e voltar a navegar...

Jose Angelo Gomes disse...

Desde sempre que o falar dos marinheiros deixa os "não iniciados" apreensivos, senão desconfiados. Aqui fala-se de mar, nos seus termos. Assim ´we que é.
João, as quarteladas estão marcaditas, se bem que as minhas quarteladas sejam de 5 metros só. Mas é conveniente que assim seja.

Anónimo disse...

Peço antecipadamente perdão por ousar prestar conselho a tão vasto saber marítimo e portuário.

Atrevo-me a sugerir a marcação das quarteladas com Abraçadeira de Fivela em Nylon de cores garridas (usadas para cabos eléctricos) em vez da tradicional pintura que rápidamente desaparece à mercê dos salobros ataques.

Se não utilizar abraçadeiras marítimas fica uma solução muito económica.

Sorte!

Jose Angelo Gomes disse...

Tem toda a razão , Manel, não tanto á sugestão mas mais ao pedido; Lembre-se que ainda me deve uma almoçarada, tá bem??
Já tentei ( aliás foi a minha primeira tentativa) e não resultou, pois a corrente, ao passar na concha " morde " o plastico e ao fim de meia duzia de fundeadelas, lá vai abraçadeira; Como a corrente é todinha em ROST FREI , só consegui de uma forma; Uns plasticos duros , com cores, e que tem a forma do interior do elo, e que " enformam" de tal maneira, que ainda não perdi nenhum. Sim senhor.

Ò Manel, olhe que eu estava a brincar....

Anónimo disse...

Resta-me reconhecer a minha ignorância e renovar o pedido...

Quanto à almoçarada escolha a data, a hora, o local e as armas!

A VER NAVIOS disse...

Oh Blue:
Estás muita esquisito e com uma prosápia desmedida quanto à marcação das quarteladas. Marca-as com arame. Dá uma série de voltas nos chicotes e bate-as bem contra o travessão do elo da amarra. Está resolvido.
1ª quartelada, um arame, 2ª dois arames e assim sucessivamente.
Olá pois, funciona!
AH!AH!AH! Ensinar o padre nosso ao vigário.

A VER NAVIOS disse...

A tinta especial para pintar o pique da amarra é betuminosa. Ontem não me lembrei do nome. A idade não perdoa. Falhas de memória. Mas tu sabias.
Abraço.

Jose Angelo Gomes disse...

Ó a ver navios, é mesmo assim.... O plastico entra e ganha a forma (?) do interior do elo. A partir dsí, uma marca - 5 m ; 2 marcas 10 m; 3 marcas 15 m; Tenho de dizer mais?? E a tinta ´´e de facto uma betuminosa (tar) que se usa nos espaços + húmidos.

MFS - O almocinho é a bordo e com as babes, ok??

Anónimo disse...

Oh Blue:
Cá o "jaques" sabe como se marca uma amarra. És claro, preciso e conciso. Sou lerdinho de ideias e só não percebi aquela do almocinho com as "babes". Sabes que somos da nossa "Santa Terrinha" e portanto "gandas cuscas" por nascença. Vamos falar à moda de Ibalho: "grandes cobilheiros". Serão a tua "escelentòsima" esposa e filha?
Fica a dúvida.
Rogger and out! Back to 16.