quinta-feira, setembro 15

BIFES DE ATUM, bife de mar calmo

O meu querido João Veiga, incontornável CHEF da Armada do TACHO, e BAS (MBAS) do VERONIQUE, receita-nos para os dias com mar calmo - para a frigideira ( sertã) não fazer estragos estes bifinhos de que ele conta: Esta é do meu Amigo Ricardo Aguiar, madeirense de sotaque carregado, dos melhores marinheiros e cozinheiros de que há memória. A receita dou-vos com as falhas que resultam dele nunca ma ter dado completa, tem uma dose de imaginação minha, e dou-vos numa versão dobrada, já que me foi transmitida em madeirense e vo-la transmito em português: O atum deve ser muito fresco. Cortam-se os lombinhos do atum sem espinhas e faz-se uma marinada com muito alho picado, sumo de limão, um calice de conhaque, um pouquinho de colorau, oregãos, sal e picante a gosto e um fio de azeite. Descansa na marinada duas horas. Fritam-se os lombinhos em azeite da melhor qualidade e acompanha com batatinhas porqueiras versão light (ou, se tiver tempo, a versão completa) Muito importante a poncha. Prepara se com meia hora de antecedencia, poe-se um copinho com a poncha e , sem verter gota alguma, passa se por cima da fritura, uma vez de NNW para SSE e duas de SSW para NNE. Bebe-se de seguida a poncha aproveitando os aromas que exalam a essa altura da sertã.Receita da poncha??? fica para próximas navegações

A VIDA DEVIA SER SEMPRE ASSIM

Como este fim de tarde, bonito,.... sem correrias; Não há receitas de culinária, mas há imagens que valem por muitas palavras....... Vejam esta bela imagem do Veronique e deliciem-se

terça-feira, setembro 13

Polvo Tomilhado do João Veiga

Disse-mo o Veiguinha: Esta herdei-a da Dª Palmira, Grande artista do que foi o melhor restaurante do mundo, quiçá de Oliveira do Bairro. Eu próprio já a fiz várias vezes, sempre com excelentes resultados. Coze-se o polvinho inteiro, de agua e sal, de preferencia à pressão, 30 minutos. A quantidade dependerá dos 'garfos', obviamente. Depois de cozido retira-se das aguas e corta-se aos bocadinhos. Frita-se de seguida em azeite de boa qualidade, com muito alho picado, picantes e sal a gosto e, fundamental, tomilho. Acompanha com batatinha porqueira versão light. Ah, duas coisas, 1º é fundamental o vinho branco. A forma de aplicar, não sendo complexa, é de extrema importância: Enche-se um copinho de vinho branco e, enquanto o polvo frita, passa-se o copo por cima do polvo, uma vez à vante e duas à ré, com o cuidado de não entornar nem uma gota. Bebe-se de seguida o copinho, aproveitando os aromas que por essas alturas já devem exalar da sertã. O 2º ponto fundamental é a receita light das batatinhas porqueiras. Mas essa fica para próxima navegação.

A 30 GRAUS DO VENTO

Vamos bem chegados ao vento, que escasseia Fotografia no Rio Tejo, com proa de SSW

OVOS MEXIDOS À MANEIRA.....

Era este o termo “ à maneira” que um cozinheiro que trabalhou comigo, utilizava; Sobretudo depois das 1100 da manhã, que era a altura em que ele voltava ao estado do dia anterior..... Mas a receita é a seguinte, e não é dele, mas sim de uma fulana dos EUA : Ingredientes: 1.- 4 ovos 2.- 1/4 chávena chá leite 3.- 1 colher de chá de sal grosso 4.- 1 colher de chá de pimenta preta em grão ( ou menos – deve ser a gosto) 5.- Salsa picada pouco, só para gosto A forma: Mexer bem os ovos o leite, e juntando o sal e a pimenta (?), utilizando um garfo Na frigideira ( teflon de pref. ) previamente aquecida, deitar a mistura e deixar cozinhar, mexendo sempre; está pronto, quando não houver liquido. Eu gosto muito de um bom azeite ( imprescindível, hoje) e por isso, costumo por um pouco do dito na sertã ( como se diz na minha terra) Agora é só comer...... Quero saber como é que fica...... experimentem – Eugénio, força!!!

segunda-feira, setembro 12

BATATINHAS PORQUEIRAS - O céu à mesa.....

Já tive a oportunidade de as provar, graças ao meu querido amigo JOAO VEIGA, o MAS (BAS??) do Veronique, o veleiro mais bonito do Universo, quiçá de Aveiro..... Receita dificil de executar, mas deliciosa: As batatinhas tem de ser pequeninas e redondinhas. Este aspecto é fundamental para o exito do prato, pois elas tem de 'assar' sem agua alguma. Descascam-se as batatinhas mantendo o mais possivel o seu caracter redondo. Cobre se o fundo do taxo com azeite, de muito boa qualidade. picam-se muitissimo bem 4 dentes de alho por batatinha e colocam-se no taxo. Colocam-se agora as batatinhas. Temperam-se com sal, oregãos, um pouco de pimentão e picante a gosto. Tapa se o taxo e dá-se-lhe um primeiro apertão forte com calor, até o azeite ferver. De seguida poe-se o lume 'lamparinico', extremanente fraco, abanando sempre o taxo para que as batatinhas, redondas, lembram-se, rodem sobre si próprias, assando por igual, sem qualquer gota de agua. Esta operação pode demorar uma boa meia hora ou mais. Paciencia, o resultado é expectacular. Ah, já me esquecia, é fundamental uma cervejinha. Abre-se, passa-se por cima do taxo aberta, uma vez para bombordo e duas para estibordo, com o cuidado extremo de não entornar qualquer gota. Bebe-se de seguida, aproveitando o cheirinho que, por essa altura, já deve sair da panela.

domingo, setembro 11

BOLA DE CARNE DA PRIMA MANELA - O segredo dos Vitorinos

Esta receita, revela-se muito importante por ser fácil e rápida de preparar, aliando a isso um resultado fantástico para as jornadas de mar. Queria ler aqui o resultado que obtiveram os meus amigos da Confraria do Mar..... O que é preciso 3 chávenas de farinha 1 chávena de óleo 1 chávena de leite 6 ovos inteiros 2 colheres de chá de fermento ROYAL. Sal - pouco Bater tudo bem. untar tabuleiro com Margarina e polvilhar com farinha colocar depois 1/3 da massa a seguirjuntam~se as carnes que se quer com queijo , salsa, pode ser fiambre, pedaços de presunto, etc tudo muito bem oartido aos bocadinhos. acabar de juntar a massa, sempre intercalando. Forno quente durante cerca de 20 minutos O resultado é uma delicia

sexta-feira, setembro 9

O Convite

Este é o convite, invitation , em estranjeiro.....

Instituto Português de Navegação

O Instituo Português de Navegação, existe para que se aprofunde o conhecimento da navegação, quer seja maritima, aérea, terrestre ou até a espacial; Para isso tem-se desenvolvido uma serie de actividades, em conjunto com a SOCIEDADE DE GEOGRAFIA DE LISBOA, que tem colhido alguns frutos; A imagem que apresento hoje, é referentre a uma palestra do Eng. Pedro Rosa e sobordinada ao tema " Céu Europeu : Único" e " Céu Único : A Volatilidade das Instituições ", tendo como moderador o General Lemos Ferreira, Presidente do Inst. Port. de Navegação. Vamos iniciar uma campanha para sócios, de que darei noticias brevemente.

quinta-feira, setembro 8

Navio ARGUS, a operar na POLINÉSIA

Aqui está, um parente do Sta MAria Manuel e do Creoula, a operar ( ainda!!!) na área dos cruzeiros `a vela; Hoje chama-se Polynésia, e felizmente, conta, atrvés de sinalética, a sua historia de Navio da Terra Nova e dos Grandes Bancos; O Santa MAria Manuela, em Aveiro, poderá escapar ao desmantelar da sucata, através da Fundação com o seu nome, e que deverá ser acrinhada por todos os Portugueses; Pelo menos pelos que gostam do mar...

Bonita imagem do Lugre Santa Maria Manuela, possivelmente a deixar o cais em St. John's, na Terra Nova, porto de escala para a grande maioria dos nossos pescadores.

Quando estes navios se encontravam em porto, geralmente atracados de bralo dado aos 3 e 4, a população de St. John's deliciava-se com a vista, e não era raro alguns dos nossos homens ganhar alguns dólares envergando alguma vela, ou subindo pelas enxarcias...

CARAPAUS ALIMADOS - A verdade nua e crua

O Blue Moon I, inicia aqui a publicação das receitas praticadas a bordo , nas nossas pequenas (?) viagens e empreendimentos ; Iniciamos a publicação com o querido José Silva Pereira - armador do FINO III - a mostrar que também tem a carta de patrão de fogão e forno, e dela faz uso.... ò Zé, depois disto não vais estragar o quadro, pois não ??? Repare-se que a receita só é válida para pessoas normais; Requerem-se portanto as necessárias adaptações ustedes , claro..... Para 4 pessoas normais 800 grs. de carapaus médios ou pequenos ; 2 dl de azeite ; 1 dl de vinagre ; 2 dentes de alho ; oreganos; sal grosso q.b. Como fazer: Amanhar os carapaus em cru, tirando-lhes a serrilha, a espinha do umbigo, as tripas e a cabeça. Lavar bem em água. Em seguida, salgam-se, utilizando o sal grosso, colocando os carapaus em camadas alternadas com sal e perpendiculares entre as camadas. Deixar repousar cerca de 24 horas. Retirar o sal aos carapaus e lavar em água fria. Levar um tacho com água do mar ao lume. Deitar dentro os carapaus e deixe cozer. Depois de cozidos, metem-se em água fria. Limpar as peles, as escamas e algumas espinhas da barriga, ficando com uma carne dura e de bom aspecto. Colocar os carapaus na travessa onde vão ser servidos, regar com azeite, alho picado e o vinagre. Polvilhar com oreganos. Truque: Os carapaus a utilizar deverão ser do tamanho médio e estão cozidos quando o rabo, vulgo barbatana caudal, se parte ao pegar.

Borboleta

Bonita Imagem do Veronique e do seu emproado BAS Joao Veiga, a entrar a barra de Aveiro, que fica em Ilhavo, com o pano em borboleta; Note~se que referi emproado ´pelo facto de o dito estar à proa, como se vê na fotografia...

NOVIDADES (?)

Será que o BAS do VERONIQUE, à semelhança de alguns dos seus conterrâneos Aveirenses, se passou para os " barcos que arreiam os mastros " ??? De qualquer modo, este moliceiro ( saleiro? ) é algo raro, com aquele poste dos TLP ali ao alto....

terça-feira, setembro 6

O CREOULA NOS MARES DA TERRA NOVA

Bonita imagem do navio , possivelmente`" à emposta", com o pano praticamente todo largo; è de facto um navio muito bonito..... O Irmão gêmeo anda a passear turistas.

Quem não é para comer, não é para trabalhar.....

O Xana e o Afonso a dar ao dente.... Nos intervalos das refeições, um ligeiro snack vai sempre bem....

Viagem México - Filipinas

Esta carta, Espanhola, representa a viagem de um navio entre o méxico e as filipinas..... Grandes homens, grandes viagens...

segunda-feira, setembro 5

Capitães da Areia

os donos do rio.....

Será que os merecemos??

O O porto de Lisboa, bem como todas as administrações e direcções portuárias, deviam incentivar, os armadores das embarcações históricas e ou com passado, a mantê-las em estado de navegar, por forma a preservar uma parte da nossa história colectiva de que tanto gostamos de nos vangloriar...... Na doca do Espanhol, o BLUE MOON conhece embarcações com 60 ou 70 anos, conservados com dificuldades pelos actuais armadores, e que , pelo interesse demostrado, tudo leva a crer desaparecerem aquando dos seus proprietários.....