sexta-feira, julho 24
ABASTECER - CRISTAL AMETHIST
Os navios são grandes consumidores de combustível. Poluidores também, mas não tanto como muitas vezes se quer fazer crer; Mas são-no, como tudo e todos !
Apesar de algumas experiências com papagaios, velas e outros truques, a coisa continua a fazer-se à força de gasóleos, mais ou menos limpos…. Mas é de reter que as máquinas dos navios “ queimam” toda a porcaria que sobra das refinarias, e quanto mais sujo mais barato….
E como todos nós, também os naviozitos têem de ir à bomba. E, por incrível que pareça, também nesta área os postos mais baratos abundam por esses mares fora. Há até portos que se especializaram nos abastecimentos mais baratos. E as poupanças são bastante. Lembro-me de, em Aveiro, ali para os lados de Ilhavo, a Grande, o Jumbo ter um desconto de 0,20 € ( sim, 40 escudos) por litro, em relação a Albarraque, outra grande referencia no abastecimento automóvel.
Mas estava-se nos navios; Alguns portos pouco mais fazem que abastecer os passantes. Para isso, há que criar condições e fazer com que os navios de passagem sejam só isso. Não se podem tornar navios de “ficagem” …..
Gibraltar e Ceuta são dois exemplos aqui junto a nós. Canárias é outro. Cabo Verde esteve para ser, mas não foi. Portuguesismo proverbial! há alguma relação com os paraísos, pela legislação, mas isso é outra conversa. Há, claro, alguns bancos que vão meter gasolina às Caymam, Crocodilos, etc.….
Os navios, basicamente atracam, abastecem e saem para viagem novamente, tudo num período de muito poucas horas, fazendo com que a poupança valha a pena.E isto apesar de pagarem agenciamento, pilotagem, e taxas de acostagem…..
Cá entre nós, a coisa é mais light, mas vai-se fazendo, para contento do Sr. Santos e quejandos.
Como não há condições para os navios pararem na bomba, a bomba pára neles…. BOMBAMÓVEL.
quarta-feira, julho 22
JUPITER ,SAPATEIROS E SINTRA
Li com alguma surpresa - ou talvez nem tanto assim - que Sintra passaria a ser a capital do Romantismo. Ora ainda bem!
Quanto ao resto, fica-se bem no meio da ruínas dos nossos antepassados . Depois há somente que procurar o romantismo, algumas vezes no meio de sabe-se lá o quê. Não será fácil pois, levar por diante esta ideia. Até porque Sintra, nesta época de eleições é Mem Martins, Cacém, Queluz e demais barbáries. As freguesias rústicas ( românticas??) essas, são outra conversa
BLACK PRINCE
terça-feira, julho 21
ASSIM VAI O TEJO
domingo, julho 12
SAFMARINE SANAGA
IMO NUMBER | 9412842 |
VESSEL TYPE | CONTAINER SHIP |
HULL TYPE | SINGLE HULL |
GROSS TONNAGE | 17.294 tons |
SUMMER DWT | 21.436 tons |
BUILD | 2007 |
BUILDER | IMABARI SHIPBUILDING IMABARI - JAPAN |
FLAG | PANAMA |
MANAGER/OWNER | MISUGA KAIUN EHIME - JAPAN |
INSURER | STEAMSHIP MUTUAL UNDERWRITING U.K. |
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
DE ALCOCHETE
Não me canso de pensar no extraordinario trabalho que foi feito, ao preservar estas lindas para os que ainda hão-de vir. Varinos, canoas, botes, bateis, fragatas, faluas , praieiras ( que eu acho que foi um Ilhavense que as trouxe e adaptou aos canais do Tejo) e sei lá o quê mais.sexta-feira, julho 10
A ARMADA DAS INDIAS
.....And so on 18-19 December 1961, the Government of India adopted a plan called Operation Vijay to liberate the Portuguese colonies in India. By 11 December 1961, Indian forces were placed at Belgaum, Vapi and Una, for attacks on Goa, Daman and Diu, respectively. The Portuguese for the naval defence of Goa, deployed four frigates each equipped with three 120mm guns and four multiple pompoms (automatic rapid firing guns), which patrolled the sea areas of all three enclaves. These ships were Afonso de Albuquerque, Bartholomeu Dias, Gonsalves Zarco and Joao de Lisboa. However, when the action took place, it was found that only Afonso de Albuquerque was available for the naval defence of Goa, the other three having sailed earlier, for Portugal......
Extracto de " Libertação de Goa por Lieutenant Commander V.S. Kore"
Até 1950 foram os "His/Her Majesty's Indian Navy Ship", HMINS. Agora São só os INS, Indian Navy Ship.
Em Lisboa, 2, que só agora tive oportunidade de fotografar: O INS BEAS, fragata F37, 3.600 tons de , 125 m de comprimento, com um calado carregado de 4,5 m. E o INS DELHI, Destroyer 061, navio de 6.700 tons de deslocamento, 163 metros de comprido, boca de 17 metros e 5,6 metros de calado quando carregado.



























