sábado, novembro 8

Os FAST FERRIES também são uma imagem de marca do mediterraneo. Pelo menos, nesta parte mais Norte, do mar. Este, da ACCIONA TRANSMEDITERRANEA, lá vai, como eu dizia em miudo, na pirisca.....
Há um facto novo, em trelação às navegações que eu fazia, há 17 aninhos e agora: Os CPA ( situações de proximidader, entre navios ) são infinitamente menores. Eu morria de suato se anteriormente algum caramelo se encostasse a mim a ,digamos, 0,3 da milha. Ora isso hoje é corriqueiro. E os toques também. Havemos de falar disto.

PORTO DE TARRAGONA

OVER FLOW de qualquer coisa. Horror, Tragédia, Desconcerto. E a tourada aqui tão perto. La suite, não consegui ver, mas adivinhar é fácil. Vem a tropa toda, e contém-se a contaminação. Ou contamina-se a contenção, que não sendo a mesma coisa, também o é. Este verão tive ocasião de apreciar os nuetros hermanos. Claro que mais e melhor as nuestras hermanas, que ainda não aderi ao movimento ( já é obrigatorio???), e venho consolado.
O dançar gracioso da barreira de contenção.

REALEZA

Desta não tenho o nome, e não o consegui. É uma joia. Retrancas de kilometros.
Ao lado dos modernaços de baixo, esbatia-os, envegonhava-os.

CORSICA E SARDINIA FERRIES

A entrar ( ou a sair) de TARRAGONA, essa bela localidade, que diga-se, ombreia com Ilhavo a Grande, em algumas ( muito poucas) actividades.
Este també, vamos ver o nome??
Ao cuidado do Eugénio, e à supervisão do Sr. Rui Amaro.
Força

sexta-feira, novembro 7

WIND SONG

Deve ser assim chamado, pois a navegar só mesmo o vento, e o xápe-xápe da água é que se fazem ouvir.
Creio que será o CLUB MED I, não??
Este, pelas razões do post anterior, é lindérrimo.

O [سلدي]

Na minha terra - Ilhavo A Grande - diz-se : " É um corropio, carago!!" E é. De tantos e tao bonitos, cansa. Este não, pelo que se disse. O fuminho na chaminé, indicia que não vai ao Norte da Europa. O combustivel é certificado, filhos. Teores de enxofre, e outras porras, tudo abaixo de o,1. Creio que é Argelino, não me recordo, mas é.

GIGANTES NO MAR E EM TERRA

Em terra o gigantismo também se faz sentir. A necessidade de fazer mais e mais rápido, mostra uma panoplia de equipamentos de fazer tremer o chãoque pisamos.
Aqyui em cima, uma grua a " aterrar" junto as navio, para nos livrar da PASTA DE PAPEL, que +parece que é a unica porra que exportamos.
Os gigantes dos mares, são cada vez mais. Os navios no seu todo, serão menos. Mas maiores.
Navegam agora não aos vertiginosos 30 ou 35 nós, mas nos mais pacatos 18 a 22, tornando as viagens maiorzitas. daí a serem maiores. E menos.
Tenho de mandar limpar a lente, que isto assim não é vida. Não é GM??

quinta-feira, novembro 6

O DESCANSO DO GUERREIRO

Rio Humber, Inglaterra do Norte, de onde sairam dos primeiros Americanos, hoje tão na moda. Foi, com efeito, de muito perto daqui, eu diria mesmo daqui, que um punhado de ingleses, a fugir se meteu ao caminho para as Americas. Dizem que gostaram muito, quando chegaram, até porque falavam a mesma lingua. O navio, MAYFLOWER, demorou cerca de 66 dias na travessia de Inglaterrra - Western Approaches - até Cape Cod. Que na altura não se chamava Cape Cod, mas sim Cabo Fagundes. E foram precisamente os Fagundes que receberam estes imigrantes Ingleses. Vejam lá, as voltas que a historia dá.
Livorno, uma das cidades que paga a Italia. Este nosso amigo , descansa agora, possivelmente para sempre. Não perde a sua beleza, apesar da falta de água. Triste.

segunda-feira, novembro 3

NAVIOS I

Esbeltos,
São esbeltos uns,

PASSIONATO MA NON TROPPO

Há um balde, do melhor plastico chinês, à espera de quem me disser o que é o que está na fotografia. O balde, ao contrario do que o JFMV está a pensar, não está cheio....

sábado, novembro 1

Sister ship

3 Instantes da bigodaça que este sister ship levou do OPORTO

O NAVEGO

O mar, e dentro do razoável, é bonito. Matizado como ele, não há. O Azul, por exemplo, só por acaso é que é azul. Bonito. Também é negro, se visto no video de um radar. Há 16 aninhos atrás, era o " tubo de raios católicos", como carinhosamente se chamava ao radar. Hoje, video com ligação ao gps, leitor de cartas, e por aí fora. Ainda bem. E só assim se compreende que 1 (UMA!!!) pessoa só faça o trabalho todo. De facto, até faz. É só seguir a linha......

sexta-feira, outubro 31

terça-feira, agosto 19

sexta-feira, agosto 8

NACIONALIDADE

Muito à semelhança do que se passa com os navios e embarcações de recreio, que recorrem com frequência a um país que não o dos seus proprietários, usando para isso da faculdade de " embandeirar" o seu navio num outro estado - bandeira de conveniência - eu apreciaria sobremaneira a CIDADANIA DE CONVENIÊNCIA; Assim, seriamos panamianos, liberianos, das Bahamas, etc, sempre que o quiséssemos. Pagar-se-ia uma taxa, à semelhança da licença de pesca , nos ATM ( a licença de pesca em Espanha, para todas as zonas, custa, ao que me disseram, 2,75 euros) e arvoraríamos um bilhete de identidade que nos permitisse viver sem vergonha das nossas politiquices. Ou dos nossos politiqueiros. Os escândalos das AdP não nos tocariam tão directamente, as corrupções de estado denunciadas e abafadas no mesmo frenesim, seriam noticias do outro mundo. Assim , era como estrangeiro que eu pagaria mensalmente, na factura da EDP, a contribuição revolucionaria para as energias alternativas - eólicas, e que traduzido quer dizer, encher o Cu a uma determinada classe. Sim, porque só assim se explique que TODOS os portugueses paguem para uma minoria gozar.... Fónix.....