segunda-feira, setembro 3

CASCAIS LISBOA

Com o telemóvel.
Depois de saciados de conversa e de comida, após roermos as casacas de conhecidos e politicos, amigos e outros, lá nos metemos ao caminho. Durante este sabado com o Manel, ( ele é engenheiro de papel passado), estudámos e testámos o sistema de arinque, com pesos que mais tarde explico; Vou registar a ideia primeiro. Pena é que íamos perdendo a bóia, mas isso é outra história; Valeu-nos a caridade alheia, que ao ver aparelho tão redondo não hesitou em questionar:
- Para que é isso??
- Para ajudar o ferro , berrámos; Devia ter elucidado mais o senhor, mas passou.
Depois, dizia eu, foi com este Oeste de 8 ou 9 nós, que nos metemos ao caminho. Pau de spi a segurar o estai, grande toda aberta, piloto automatico no seu posto, e aí vão eles, à desfilada; Os três: O Manel, eu e o piloto.
Parece que o ManelFS gostou.

TRATAMENTO DE SUBSTITUIÇÃO

E assim se convence a malta a beber.

CASCAIS

Esteve ao seu melhor, no sábado.
Calor, e mais calor; E cervejinha fresquinha.

ENFIAMENTO AO SÁBADO

Barafunda das grandes, nesta entrada de Lisboa. Nesta parte do rio/mar, os navios ainda não têem piloto embarcado.

FALHA GERAL DE MASTRO

quarta-feira, agosto 29

O MAR

Mesmo o tédio, nestes dias, é bem vindo.
Arrumamos o que temos de arrumar, o que nos deixa mais ram para os 12 meses que aí despontam; E veremos se não desapontam; Mas valeu, esta viagem.
Aqui o sol, já com uma horita de alevanto, mostrava-se envergonhado; Mas perdoa-se facilmente, pela clemencia dos elementos:
Vento: ENE 2,7 nós
Rajada: 2,71 nós
Mar: Azeite com 11 cms, localmente 10 cms.
Tripulação : Todos sóbrios. ( ainda)

terça-feira, agosto 28

A PESCA NAS NOSSAS COSTAS

Que se saiba, que o ÚNICO navio de pesca que andou ná faina este fim de semana foi o Celta Morgana, como se comprova aqui.
A cara de felicidade do PARDAL, após um lanço particularmente bem sucedido....

segunda-feira, agosto 27

O PRAZER PELO PRAZER

É assim, a vida de um marinheiro.... Árdua, borda na água, e um não sei que mais de coisas xatas....

COMPANHIAS

Só passando pelo nosso mar, se compreende o esforço de pesca, que este país efectua, ao colocar no mar as dezenas e dezenas de nada, para o nosso abastecimento.
Pescadores, navios, armadores, nada???
Meus amigos, na idade média, os primeiros pescadores do bacalhau portugueses, eram ingleses....
Mas aí tinhamos a desculpa dos espanhóis;
Vamos ter uma reedição???
Não há quem os pare????

OS GOLFINHOS DE SINES

Normalmente, umas milhas ao Sul de Sines, talvez 20, ou 30, este simpaticos companheiros vêm brincar com o barco. No intervalo caçam e é ver os peixitos (?) mais pequeninos a tentar voar, para escapar aos estomagos destes bicharocos. Tivemos oportunidade de os ver a caçar ao largo da Ponta da Piedade, noite, com uma agua carregada de luminescência, e que nos fazia pensar em fantasmas e companhia. Lindo....

sexta-feira, agosto 24

PORTUGUESE INSTITUTE OF NAVIGATION

É um nome pomposo, não é???

Aqui a assinatura formal da entrada como parte no European Institute of Navigation.

Também as revistas do European Journal of Navigation começam a chegar às morada: Atenção pois à caixa do correio.

Veiguinha, roe-te.....

quinta-feira, agosto 16

JÓIAS

Algumas das jóias da linha. As escada da Azarujinha, imensas à saída, desafiam diariamente uns tantos... Eu já me curei!
Tomei banho, neste mar ( já não é rio) 1 só vez : Tem desculpa, tinha 2o anos e era só calores.
Também por essas idades, ( em abril de 74) caí ao rio em Belém;Decidi não mais cair, nadar e correlativos, nestas águas geladas....Chegou!

terça-feira, agosto 14

BÓIA DE ARINQUE

Inaugurou-se uma noca ( NOVA, gaita, NOVA!!!) época, no Blue Moon: A ÉPOCA do ARINQUE!
Torna tudo mais complicado, mas não se perde o ferro ( é suposto...).
Cascais é ABSOLUTAMENTE necessário, uma coisa destas.

NAVIOS DE VIAGEM

Grandes, bem carregados , e prontos a enfrentar os sete mares.
Dificilmente o Blue Moon se compara, a estes pesos pesados das navegações.

segunda-feira, agosto 13

S.JULIÃO DA BARRA

Construido em 1553, planos do Arq. Miguel de Arruda.
Posteriormente, cerca de 1582, são-lhe acrescentados os bastiões de S. Filipe e S. Pedro, para Leste, agora sob a batuta do Arq. Frade Giacomo Palearo, tendo então tomado o aspecto que lhe conhecemos.
Oito anos mais tarde, começa a construção do Forte de S. Lourenço da Cabeça Seca, a que hoje chamamos carinhosamente de Forte do Bugio, desenhado por outro Italiano, mas ao serviço de Espanha ( D. Felipe).
Por esta altura, e novamente sob o traço de outro Italiano, Também Frade, Giovanni Vicenzo Casale, começa a construção do Forte de Sto Antonio do Estoril, que, conjuntamente com os atrás mencionados, fazia a defesa da entrada da barra de Lisboa.

MAR DE LA PLATA

Podia ser.