sábado, dezembro 12

LISBOA - SINOPSE 11 DEZEMBRO

A Policia Maritima a ultrapassar a Armada.....
Ainda mexe, este. O BARRACUDA, da classe ALBACORA. 1964. Vejam bem. Sem nunca ter estado em " teatros de guerra", afundou o BANDIM em Dezembro de 1982, creio que algures entre Portugal e Marrocos. Dizem as más linguas que iam ficando sem tiros..... Mas eu não acredito.
A historia repete-se. Tal como os mais graciosos veleiros de Portugal, e quiçá de Aveiro, também o Leão Holandês vem, de quaando em vez, comprar vento, que depois vai saindo por um buraquito que os veleiros têm no costado, para os ventos não ganharem cheiro.
É da casa: E de Cabo Verde. Faz parte da legião dos fretados

A BOA VIDA

Iam para cima , a subir o rio. Não sei se para fazer gosto ao dedo, se para tratar da vidinha lá para as VFX ou similar.

sexta-feira, dezembro 11

AS COISAS BEM FEITAS

Aqui está o " original " da outra fotografia, das barracas do Tratado de Lisboa.

OS AUTOMÓVEIS

Da nossa perdição....
Custam uma fortuna até chegarem à nossa mão, onde nesse preciso momento passam a vulgaridades.
Mas alegro-me de ver estes navios a navegar.
Recordo-me de Bremerhaven ( o principal porto exportador de carros da EU, recordo), cheio até às costuras de automóveis; Cheio de navios destes cheios de automóveis. ENORMÍSSIMOS parques de estacionamento. Devem estar na vazante agora. Encore bien....

quinta-feira, dezembro 10

AS CABRAS DE PORTO BRANDÃO

Porto Brandão, como se sabe, é aquela bela localidade, com o seu castelo altaneiro sobre o grande mar debruçado, ali para os lados da Caparica.
Tem alem de tudo o mais que se possa querer e invejar, 3 belas cabras, que terão os respectivos consortes, os ditos.....
Enquanto desbastam estas íngremes encostas, vão atirando uns pedregulhos por ali abaixo que às vezes nos escaqueiram os carros, mas aí, nada a fazer. Ou a dizer.
Talvez elas esperem pelo fecho da golada, entre S. Sebastião da Cabeça Gorda e o mainland. E aí teríamos o tão ambicionado terrapleno para os contentores. E não teríamos de andar a inventar em Alcantara, com obras que nunca vão ser feitas, a infernizar a vida a todos-. Não teríamos de aterrar a Doca do Espanhol, por exemplo.

quarta-feira, dezembro 9

O BOM E O MAU AMANHECER

Tenho a felicidade de ter a chatice de ver o amanhecer muitas vezes. Ou por outra, tenho a chatice de ter a felicidade de ver amiúde o amanhecer. Não sei se será a mesma coisa. Quer-me parecer quer não.
Apesar de não ter interferência directa na coisa, há manhãs e há outras coisas. Ou tem a ver com o dia, ou tem a ver comigo. Mesmo, pá! Nesta imagem foi inócuo. Talvez por isso mereça o realce.

terça-feira, dezembro 8

O TRATADO DE LISBOA

O tratado visto de fora.... è uma especie de exotratado; Assim como assim, tem o nosso nome, mas pouco nos vai valer..... Au contraire, vamos valer menos. Quem sabe jogar ao King, sabe o que quer dizer" jogar para negativos".

MT MADEIRO

Mais um player nas nossas costas. Agora com oficiais portugueses, penso eu.

DILBAR - O TAL

Entrou e saiu. Depois entrou novamente. Objecto de muitisssssssimas invejas, maus olhados, mézinhas e poções magicóides, ei-lo . Só parece anedótico classificá-lo como RECREIO, recreational craft, à la ingleza......

AS PESCAS NO RIO

É de facto impressionante a quantidade de pequenas embarcações que se juntam para dar caça ao polvo. E também é impressionante, a quantidade de polvo que aparece, para dar nestas imagens. Alguém tem uma ideia para o facto??

quarta-feira, dezembro 2

EXPANSA TRUNCADO - OU FALTA UM BOCADO

Creio que a estória será mais ou menos assim:
Desenha-se o navio, constroe-se de acordo com as especificações, e depois repara-se que alguma ( ou várias) medidas estão acima do expectado; Canais mais caros, taxas portuarias mais elevadas, etc, etc .... Vai daí, corta-se no nariz, que a coisa vai ao sitio. Formula.
Não tenho a certeza, mas não me espantava..... A não ser que tal espaço sirva para colocar o trombil de alguém.....

YACHT, IATES, IATEZINHO E IATEZÃO

Há os 3 tipos. Já ca tivemos o MY "A", que era aquela coisa .
Agora temos por cá o classico DILBAR. Se o primeiro era o "A" porque a namorada era "A....", este è DILBAR, do lado da mãe do armador russo. Édipo?
110 metros de luxo e ostentação. Apesar de tudo é tão sómente o 17º maior IATEZÂO do mundo.
Há um outro DILBAR, mas só com uns miserabilitos (?) 66 metros. E do mesmo Armador.
Mas que o fulano é bonito, lá isso é!

DAWN IN LISBON

Não, descansem os suissos ( suiços para os intimos) que não se trata de torreta ou afim.

terça-feira, dezembro 1

O POLVO OCTOPÉDICO PARTE 2

Nem todos conseguiram o timing perfeito, a maré certa, a hora exacta do encontro. E aqui, as meias horas não são nada académicas.
E claro, contentaram-se com localizações menos ortodoxas.
Repare-se na qualidade dos plasticos

O POLVO OCTOPÉDICO

Terminada a epopeia do CRICO, eis os mesmos players agora às voltas com o simpatico octodúpede, ou 8dúpede.
Como é visivel, praticamente toda a frota de barcos, barquinhosa e barcoletas se apresentou ao convite do molusco de tração integral.
Estava a 5 euros o kilo, na margem sul. pr'aí uns 700 gramas de água pura do Tejo/Trancão, e 300 gramas de moluscóide.

segunda-feira, novembro 30

AS BATEIRAS DO TEJO

A bateira do Tejo, remeniscência das nossas bateiras de Ílhavo, já sem o leme e com motor, para poder vencer as grandes distancias que hoje praticam. Ainda é o casal a tripulação, e trazem a casa atrás, como os nossos pescadores de então.

OS NAVIOS INTEMPORAIS

Em míudo brincava-se com navios de plastico e de "folha" com este formato. Os navios, mais coisa menos coisa eram assim.
E ainda são. Alguns.

NAVIOS - HANJIN HOUSTON

Os navios chegam a Lisboa, normalmente assim; Depois largam também normalmente com uns metros a menos de ferro mergulhado, e uma largas toneladas despejadas no cais. Cargas que IMPORTAMOS; e PAGAMOS a estranhos para a TRANSPORTAR.
Antigamente (???) faziam as contas aos dólares e à balança de pagamentos; Agora tem-se o habito mais saudavel - para alguns - de gastar à tripa forra, sem olhar a quê e como. E claro vai-se vendendo o que há para vender.
Acaba-se sem abrigo, sem anéis e murcho. Espero que com os dedos.

quinta-feira, novembro 26

O AKADEMIK SHATSKIY

Está por cá, ha, diria eu, uma ou duas eternidades. É o chamado Research Vessel, que é como quem diz, é um ninho de cientistas..... E se calhar também de engenheiros, sei lá! Estão em todo o lado!!!!! O meu compadre foi amarrá-lo, para mim. Estou feito com o João!

BOM TEMPO A CAMINHO DO NORTE

Aproveitando uma janela de tempo favorável, deliciei-me com uma viagem por mar até terras da CHANFANA e dos amigos de sempre.
O Cabo da Roca, altaneiro, peneirento, que nos faz passar as passas do cabo..... Malandro, que desta vez estava a dormir..... Tinha a bufa desligada.

O MV MOUNT ATHOS

O Mout Athos ( ver noticia), também é estrela.
Construido em 1986, não pode ser um SD14, (?) ou pode??
Construido em Shin Kurusnhiama Dockyard, lá para Trás os Montes.
E o arroz?? Não o pó, que esse o Paião, fez dele uma maravilha.

domingo, novembro 22

S. GABRIEL

Como eu o vi, aqui em Lisboa.
Está a passar por momentos dificeis.
A BOX LINE, ao que parece, está à venda.
Sabem os meus contactos......

sexta-feira, novembro 20

GIGANTONES ESPALHAFATONES

Espécie de cordão umbilical, no caso vertente ( cheio de propriedade, este vertente) dois cordões. O grande é o fuel, aparentado de alcatrão que depois de aquecido em banho de maria dá para alimentar as alimárias do navio. O mais fino, esse leva o gasóleo, que nos custa a uma piastra cada litro. Para estes meninos é ao quilo. Não é a primeira vez que se nos depara pelas frentes rapaziada engajada em Curral de Moinas, subitamente transformada na Capital do Shipping internacional. Assim é vulgar as questões mais do foro agricolo/maritimo, com as plantações de cavalos marinho a serem objecto de aturado estudo, e igualmente objecto de profundas e atentas observações. Felizmente, que temos um ministério da agricultura, por cá. E tambem, de alguma forma, está explicado o abandono da nossa Marinha Mercante: Nada disso; Pura estratégia, meus meninos. Com a certificação do cavalo marinho nacional..... estamos lançados, ainda melhor que o petróleo do beato..... Está vazio, e com 7 metros e quinze centímetros para baixo.... São 3 andares......

TOYS AND BIG BOYS

Ainda falta o semi rigido, que é a embarcação rápida de apoio a estas lanchinhas, como se diz na minha terra.
Os cruzeiros, particularmente estes mais pequenos, procuram dar aos seus passageiros actividades diferenciadas, muito personalizadas e sempre ligadas à água. Algo que nos mastodontes of the seas seria impensavel....
Bandeira do caribe, pois então.
Não me recordo do nome deste paquete, lindo pequenito e que esteve a docar em Lisboa, Alcantara...
Qualquer coisa Spirit