Digo beleza, porque deve ser talvez o navio melhor desenhado, mais humanizado e com um conjunto mais gracioso. Mais e melhor, para mim repito, do que as novas e mastodónicas construções, a modos que tão sem graça. Lembro os dados do navio aqui.
sábado, outubro 3
sexta-feira, outubro 2
CHRISTINA 1
quinta-feira, outubro 1
O IMPOSSIVEL , OU TALVEZ NÃO
Empresa suspende táxis na ria à noite
JOÃO PAULO COSTA A "Alquimia do Mar", empresa proprietária de um dos barcos envolvidos no acidente na ria de Aveiro que ontem provocou três mortos, vai suspender os táxis marítimos durante a noite e em situações de nevoeiro intenso....
O gerente da "Alquimia do Mar" considera que foi o nevoeiro q ue mais contribuiu para o acidente mas aguarda pelas conclusões do inquérito.
Excertos da publicada por joao madail veiga @ 11:23 AM
Retirei do João Veiga este trecho que creio saiu na IMPRENSA.
Sabemos que a imprensa escreve o que lhes ditam.
O aforisma de que a maior ameaça ao conhecimento , não é a ignorancia mas antes a ilusão do conhecimento, leva-me ao seguinte:
- A gerencia de uma das empresas envolvida diz que " ...vai suspender os táxis marítimos durante a noite e em situações de nevoeiro intenso...". Perfeito. Como se a noite influenciasse a visibilidade..... Sei que de noite todos os gatos são pardos, mas carago, uns mais que os outros!
Não é dificil saber das condições em que deve ser praticada a navegação em casos de visibilidade reduzida , que não de noite - Regras 6, 19 e 35 do Rieam. A regra 6 aconselha sobre a velocidade de segurança, a 19 define o procedimento dos navios em condições de visibilidade reduzida , enquanto a regra 35 atenta nos sinais sonoros quando se navega nestas condições.
O gerente da "Alquimia do Mar" considera que foi o nevoeiro que mais contribuiu para o acidente .
Maravilha de dedução, para quem tem ideias soibre a noite.....
Muito à pressa, procurei o equivalente ao que transcrevo em baixo mas para o Porto de Aveiro, e não encontrei. Falta minha, com toda a certeza.
Do REGULAMENTO DO PORTO DE LISBOA
"....
9.b Visibilidade Reduzida
Com visibilidade reduzida a navegação, além de obedecer ao estipulado no Regulamento, nomeadamente nas suas Regras 19 – Procedimento dos navios em condições de visibilidade reduzida e 35 – Sinais sonoros em condições de visibilidade reduzida, deve ainda, actuar de acordo com as seguintes regras:
9.b.1 - No Porto de Lisboa, é proibida a navegação, em condições de visibilidade reduzida.
9.b.2 - Cada navio ou embarcação deve considerar visibilidade reduzida aquela que lhe limitar o seu horizonte visual ao dobro da distância a percorrer, até parar, em condições de extinção forçada de velocidade, para o regime de velocidade que estiver a ser utilizado.
9.b.3 - Exceptuam-se ao nº 9.b.1 os seguintes navios e embarcações:
9.b.3.1 - De propulsão mecânica, que naveguem auxiliados pelas informações de equipamentos de radar, cuja montagem tenha sido aprovada e se mantenha em boas condições de funcionamento e obtidas por tripulantes devidamente habilitados a fazerem uso de tais informações.
9.b.3.2 - Que tenham um comprimento inferior a 12,20 metros e não estejam a ser utilizados no transporte de passageiros ou cargas perigosas.
9.b.4 - Quando a visibilidade for inferior ao estabelecido no nº 9.b.2 os navios
Será que é preciso mais????
A DRAGAÇÂO
A GRANDE NÉVOA - A ORIGEM
Momento exacto em que, não se sabendo por ordem de quem, começou a sair o nevoeiro que infestou parte da cidade no dia de ontem.
Acredita-se que tenham sido produzidos varios quincalhões de metros cubicos, por forma a cobrir a cidade de Lisboa. Não se tratando de atentado, pensamos aqui que foi mais um "fait divers", desviando a atenção dos peixes do nosso rio, ao verdadeiro sermão que aí vem dos vários candidatos ao trono de Lisboa.
quarta-feira, setembro 30
terça-feira, setembro 29
ANGELINA AMORETTI
A fazer-se ao cais, hoje ao final do dia.
Da Amoretti Armatori de Parma
Dados aqui
terça-feira, setembro 22
EQUINÓCIO de 22 SETEMBRO
A
Pois para mim é mais AHHHHHH!
Este será ainda caso unico; esperemos que continue assim, para bem dos nossos olhos.
Agora no resto, meus amigos, é uma coisa com garagem. Enorme.
Parece um navio de guerra, talvez a meio caminho entre o navio e o submarino. No minimo atómico, claro!!
Dados do navio aqui
O FAROL DE CACILHAS
Assinala o Cabo de Cacilhas. E também a melhor imperial ao Sul do Tejo. A rapaziada que trabalhava(?) na extinta CPP ( Não confundir com a CCPP - Casa Custodio Cardoso Pereira), quando despegavam do dia de trabalho paravam normalmente por ali para 2 dedos de conversa e uma imperial; ou duas; ou três; Ou quatro.....
Há pouco fiz essa romaria, me fiquei-me por 2 imperiais. E pouca conversa.
Este farol envermelheceu com a camara. Antigamente era VERDE!!!!!
OCEAN MAJESTY- UM BELO NAVIO
Os passageiros.....
Navio de tosado, que tão pouco se vê.
Em baixo percebe-se bem a diferença, quer de conceitos quanto à construção e utilização, quer de forma, notando-se no caso do ventura, o encaixotar da forma. Mas há pior ( melhor ?)!!
M/V OCEAN MAJESTY ( in infocruzeiros.com)
".....
1966- Contruído para a Transmediterranea S.A., como navio de passageiros regular entre a Península Espanhola e os arquipélagos de Canárias e Baleares, nos estaleiros de Union Naval de Levante S.A., Valencia, Espanha com o nome de M/V JUAN MARCH.
1985 – Vendido pela Transmediterranea, após quase uma vintena de anos como navio de passageiros entre os arquipélagos Espanhois e a Península, para a SOL Lines de Chipre, como cruzeiro-ferry e rebaptizado como nome de M/V “ SOL CHRISTINA” baseado na rota Piraeus-Rhodes-Limassol-Alexandria.
1986- Vendido à Opale Lines com o nome de M/V “ KYPROS STAR”.
1988 – Fretado pela companhia Adriatica e Navigazione como ferry na ligação Brindisi-Patras.
1989 – Vendido à Majestic Cruises, Piraeus para reconversão como navio de cruzeiros e rebaptizado de M/V “ OCEAN MAJESTY”com bandeira Grega , alterando capacidade para 535 passageiros.
1994- Fretado pela Epirotiki para cruzeiros no mediterrâneo essencialmente, com o nome de M/V “OLYMPIC” alterado posteriormente para M/V “ HOMERIC”.
1995 – Fim do charter e a Majestic Cruises rebaptiza o navio outra vez com o nome de M/V “ OCEAN MAJESTY”, navegando desde então com a bandeira Portuguesa, ostentando a Madeira como seu Porto de Registo...Foi anunciado recentemente que a Page & Moy irá abandonar o mercado dos cruzeiros e o navio deverá ser entregue ao seu armador para finais do ano 2009...Existem rumores que o seu futuro poderá passar pelo charter ou aquisição por um armador Português ......"
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