quinta-feira, setembro 3

OLEKMA

Também é um rio na Siberia Oriental. Aqui é um navio, daqueles que já não se sonham....

Nº IMO: 6412176

Indicativo Chamada: RKW95

TAB: 3360

TAL: 1550

DWT: 4440

Comprimento fora fora: 105,11 m

Boca Sinal: 14,81 m

Calado Máximo: 6,3m

Tripulação : 52 todos civis Carga: 500 tons bunker fuel, 500 tons diesel, 150 tons lube oil, 500 tons water, 50 tons dry cargo/provisions Incorpora a esquadra do Baltico - BALTIC FLEET. A navegar do Alto Mar para o Alto Mar. Em português - do Sul para Norte, não é??
Construído em : Rauma-Repola, Rauma, Finland em Janeiro de 1964
Velocidade Máxima: 14 nós
Porto Registo: RULED
Bandeira: RUSSIA
Momento em que o pequeno veleiro era aconselhado a dar resguardo, ao fundeado.
Segurança oblige.

LITLE MORNING SUNSHINE

Lisboa, hoje pela manhã. Depois de algumas chuvas, o céu carregado e a bonita luz branca de Lisboa.

quarta-feira, setembro 2

BRO AGNES

Também hoje de manhã.
Caracteristicas
Comprimento Fora a Fora: 144,05 m
Comp. entre Perpendiculares 133,80 m
Boca MAxima 23,00 m
Pontal 12,40 m
Design draft, moulded 8,40 m
Calado MAximo 9,00 m
Deslocamento a 9.00 m de calado 17.000 MT
GT 12164
NT 5489
Maquina PP MAN B&W - 6l 48/60 B
Potencia 6300 Kw
RPM 500
Auxiliares 3 x Caterpillar 3508 DITA, 968 Kw

GAASTBORG

Tipo de navio : Carga Ano construção : 1996 Local : Holanda Comprimento x Boca : 90 m X 14 m DeadWeight: 4200 t Velocidade (Max / Med): 11 / 10.4 knots Bandeira : Antilhas Holandesas Sinal de Chamada :PJAV IMO: 9129122 e MMSI: 306527000 O Navio GAASTBORG, esta manhã em Lisboa , na ex- TAGOL. E o piloto que o deixou lá.

terça-feira, setembro 1

É BOM DE VER

" A man who would go to sea for pleasure, should go to hell for pastime." Old Saying, in " OUTPOSTS OF THE FLEET "

sábado, agosto 29

À MARGEM

Tantas e tantas vezes autores das mais variadas coreografias que quebram a modorra deste porto de Lisboa , os rebocadores, aqui numa pausa do seu dia.
Merecida.

sexta-feira, agosto 28

ZÉZITO

O rebocador Zézito, num momento de ternura recolhida com o seu projenitor (??)

DOCA DO ESPANHOL

Não serão novidades. Na VERA CRUZ, filmava-se ou intervalava-se. Não consegui distinguir....
E não queria passar por paparazi de umas poucas despenteadas.
Nos outros a inação era palavra de ordem.

ANJA C

É mais bonito quando visto " ao lume de água"
Name: Anja C
Year Built 2006
Call Sign: MMTT9
Flag: UK
Class: GL
Port of Registry: Cowes
Yard of Build: Jiangsu Yangzijiang
Type: General Cargo Ship
IMO number: 9362669
P + I: Standard Dwat: 8100
Summer DWCC: 7800
Draft: 6.19m
Loa: 108.2
Beam: 18.2
Depth: 9.0
GT: 5604
NT: 2877
Air draft in Ballast: 27.35
Distance WLTHC in ballast: 7.7m
Main Engine: B&W Alpha STXType/Model: 7 S 27 - MK6 MCOutput: 2800 kWAux Engine: Lindenberg D2876Emergency Generator: Lindenberg D2866

quarta-feira, agosto 26

ELES ANDEM AÍ...

Depois de ter, distintivamente, demonstrado a questão das marés - ver post antigo como o caraças e que já nem eu sei onde anda; depois de ter demonstrado que o enrugamento da crosta terrestre é resultante de uma travagem súbita que a terra fez, provavelmente num cruzamento sideral mal assinalado ( concessionado à estradas de portugal, probably), eis-me de novo com provas irrefutáveis da vida fora da terra; Neste caso na água! A dondocas da medusa, toda lampeira, mais não é que a hospedeira deste estranho ser, que, lá do seu cantinho, nos vai observando...
Ou será mais um Dispositivo Electronico disponibilizado por esta governação, para fazer cumprir a taxa de farolagem???
Já pagaram a deste ano???

INDEPENDENCE OF THE SEAS

Atracadito, perto do Blue Moon, bem acompanhado.

NORWEGIAN JADE

Ou como eu vejo o dito, pelo meio do emaranhado de brandais e, estais e outros que tais.....

NAUTICAT 44

Neste caso, o "NO AGENDA"
Vai de saída. Há noticia deste naviozinho nas rias galegas. Que todos os anos, enchem .....
É a minha barcoleta fetiche....

terça-feira, agosto 25

ELENA

É muito dificil ter-se uma ideia da grandiosidade deste navio.
É um desenho de 1910, construído nos dias de hoje. O original ganhou a Transatlantic race em 1928.
Mas o melhor, é vê-o no http://www.schoonerelena.com/, ou então passar por Cascais, que está por lá.
Como em todas as grandes realizações da humanidade , aqui também há mãozinha de portugueses.... Parece que os molinetes, ou peças deles, são feitas cá.

segunda-feira, agosto 24

FREJA R

Construida em 1982, tem a particularidade de se “ abrir” em duas para descarregar os dragados, que vai buscar através de 2 tubos de sucção, até uma profundidade de 25 metros. A imagem mostra uma barcaça, com a mesma particularidade, somente como exemplo.
Ex:Heinrich Hirdes
N º IMO : 8105105
Bandeira : Denmark
MMSI: 219313000
Comprimento : 77.0m
Boca : 14.0m
Indicativo de Chamada : OZNG2

PURPLE BEACH

Nº IMO : 9138135 Bandeira: Marshall Islands MMSI : 538090223 Comprimento: 192.0m Boca : 27.0m Indicativo de Chamada : V7FK3

CHARLOTTENBORG

São navios para portos desta época. Em cais como os nossos, ficam aquém do expectável. Mas a rampa funciona bem. Basta pensar, que o conceito das famosas auto-estradas do mar, começa nas ditas....
Numero IMO : 7813705 País : Gibraltar MMSI: 236289000 Comprimento : 186.0m Boca : 32.0m Indicativo de Chamada : ZDGY3

LADY ELENA E COMPANHIA

Lady Elena (IMO 9167409) , Bandeira Antigua & Barbuda f. Mede uns bons 99m, bocarra de 16m e uns 3 465 GT. Construido em 1998 por Tachibana Shipbuilding & Engineering, Anan, Japan.
MALMO : Numero IMO: 9373242 País: Malta MMSI : 249357000 Comprimento : 150.0m Boca : 24.0m Indicativo de Chamada : 9HQH9

PORTUGUÊS SUAVE