sexta-feira, agosto 28

DOCA DO ESPANHOL

Não serão novidades. Na VERA CRUZ, filmava-se ou intervalava-se. Não consegui distinguir....
E não queria passar por paparazi de umas poucas despenteadas.
Nos outros a inação era palavra de ordem.

ANJA C

É mais bonito quando visto " ao lume de água"
Name: Anja C
Year Built 2006
Call Sign: MMTT9
Flag: UK
Class: GL
Port of Registry: Cowes
Yard of Build: Jiangsu Yangzijiang
Type: General Cargo Ship
IMO number: 9362669
P + I: Standard Dwat: 8100
Summer DWCC: 7800
Draft: 6.19m
Loa: 108.2
Beam: 18.2
Depth: 9.0
GT: 5604
NT: 2877
Air draft in Ballast: 27.35
Distance WLTHC in ballast: 7.7m
Main Engine: B&W Alpha STXType/Model: 7 S 27 - MK6 MCOutput: 2800 kWAux Engine: Lindenberg D2876Emergency Generator: Lindenberg D2866

quarta-feira, agosto 26

ELES ANDEM AÍ...

Depois de ter, distintivamente, demonstrado a questão das marés - ver post antigo como o caraças e que já nem eu sei onde anda; depois de ter demonstrado que o enrugamento da crosta terrestre é resultante de uma travagem súbita que a terra fez, provavelmente num cruzamento sideral mal assinalado ( concessionado à estradas de portugal, probably), eis-me de novo com provas irrefutáveis da vida fora da terra; Neste caso na água! A dondocas da medusa, toda lampeira, mais não é que a hospedeira deste estranho ser, que, lá do seu cantinho, nos vai observando...
Ou será mais um Dispositivo Electronico disponibilizado por esta governação, para fazer cumprir a taxa de farolagem???
Já pagaram a deste ano???

INDEPENDENCE OF THE SEAS

Atracadito, perto do Blue Moon, bem acompanhado.

NORWEGIAN JADE

Ou como eu vejo o dito, pelo meio do emaranhado de brandais e, estais e outros que tais.....

NAUTICAT 44

Neste caso, o "NO AGENDA"
Vai de saída. Há noticia deste naviozinho nas rias galegas. Que todos os anos, enchem .....
É a minha barcoleta fetiche....

terça-feira, agosto 25

ELENA

É muito dificil ter-se uma ideia da grandiosidade deste navio.
É um desenho de 1910, construído nos dias de hoje. O original ganhou a Transatlantic race em 1928.
Mas o melhor, é vê-o no http://www.schoonerelena.com/, ou então passar por Cascais, que está por lá.
Como em todas as grandes realizações da humanidade , aqui também há mãozinha de portugueses.... Parece que os molinetes, ou peças deles, são feitas cá.

segunda-feira, agosto 24

FREJA R

Construida em 1982, tem a particularidade de se “ abrir” em duas para descarregar os dragados, que vai buscar através de 2 tubos de sucção, até uma profundidade de 25 metros. A imagem mostra uma barcaça, com a mesma particularidade, somente como exemplo.
Ex:Heinrich Hirdes
N º IMO : 8105105
Bandeira : Denmark
MMSI: 219313000
Comprimento : 77.0m
Boca : 14.0m
Indicativo de Chamada : OZNG2

PURPLE BEACH

Nº IMO : 9138135 Bandeira: Marshall Islands MMSI : 538090223 Comprimento: 192.0m Boca : 27.0m Indicativo de Chamada : V7FK3

CHARLOTTENBORG

São navios para portos desta época. Em cais como os nossos, ficam aquém do expectável. Mas a rampa funciona bem. Basta pensar, que o conceito das famosas auto-estradas do mar, começa nas ditas....
Numero IMO : 7813705 País : Gibraltar MMSI: 236289000 Comprimento : 186.0m Boca : 32.0m Indicativo de Chamada : ZDGY3

LADY ELENA E COMPANHIA

Lady Elena (IMO 9167409) , Bandeira Antigua & Barbuda f. Mede uns bons 99m, bocarra de 16m e uns 3 465 GT. Construido em 1998 por Tachibana Shipbuilding & Engineering, Anan, Japan.
MALMO : Numero IMO: 9373242 País: Malta MMSI : 249357000 Comprimento : 150.0m Boca : 24.0m Indicativo de Chamada : 9HQH9

PORTUGUÊS SUAVE

sexta-feira, agosto 21

NORWEGIAN JADE

Custou 500 milhões de dólares a construir, no Meyer Werft Papenburg, Germany e destinou-se originariamente para o Mercado do Hawaii, baptizado Pride of Hawaii.
Saiu da rota do Hawaii em Fevereio de 2008, sendo encaminhado para o mercado de verão Europeu, mudando então a bandeira para as Bahamas e o nome para Norwegian Jade.
General characteristics
Class and type: Jewel Class cruise ship
Tonnage: 93,558 gross tons
Length: 965 ft (294 m)
Beam: 106 ft (32 m)
Draft: 27 ft (8 m)
Decks: 15
Capacity: 2,224 passengers
Crew: 1,100
E o adeus, por esta.

ARKLOW ROCK

Port of Registry Arklow, Ireland Call Sign E.I.M.Z. IMO No. 9291705 MMSI No. 250509000 Yard Barkmeijer Stroobos B.V., Holland Year of Build 2004 Class Bureau Veritas Class Notation + 3/3E+ CARGOSHIP DEEP SEA + MACH + AUT-MS Heavy CargoBRG Class No. 04199R Official No. 403339

MONTES CLAROS

Do site da Transtejo -
"...Os navios Campolide, Dafundo, Palmelense, Seixalense, Sintrense, Madragoa e Montes Claros e Moscavide pertencem à Classe Cacilhense e entraram ao serviço na Transtejo, entre 1980 e 1982. Construídos pelo Estaleiro FOZNAVE, na Figueira da Foz, pelo Estaleiro Argibay, em Alverca e pelo Estaleiro Naval de São Jacinto, têm capacidade para 480 passageiros distribuídos por quatro salões com instalações sanitárias.
Principais Características
Comprimento: 29,20m
Boca: 7,25m
Pontal: 2,21m
Calado: 1,80m
Arqueação Bruta: 304 tons
Monocasco: Aço
Funcionamento e Sistema de Propulsão
Velocidade Máxima: 10 Nós
Motor: mtu8V 396 TC
Propulsão: Hélices de Passo Variável

A PESCA E A CAÇA

Primeiro há que reparar ca cara de verdadeiro e puro gozo dos pescadores. O gato é freguês diario deste pontão. Os pescadores também. A " Pesca " é atirada viva, e o gato primeiro entretem-se a caça-la. Depois é um festim....
Falta-me a ultima imagem do gato, que é uma bela de uma soneca ao sol....

BIRTHE THERESA

Technical data General Name m/t Birthe Theresa Call sign 9VFJ3 Flag Singapore Home port Singapore Built 1995 Class notation Lloyds Register + 100A5 oil chemical tanker type 2, MC AUT, Ice Class E2 IMO number 9083184 N.A.A.B.S.A. Yes Trading area Europe and Mediterranean (trading can be extended to world wide) Gross tonnage 2094 Nett tonnage 969 Deduction, SBT 435 Hull Double sides, double bottom Main Dimensions Summer dw.a.t. 3403 Winter dw.a.t. 3398 mt Lenght o.a. 87.80 m Lenght b.p. 84.32 m Breadth 12.30 m Draft 5.50 m even keel Air draft 10.50 m Bunker capacity fueloil N/A Bunker capacity diseloil 130 cbm Ballast water capacity 1250 cbm TPCM 9.3 mt/cm Tank Layout Total cap., cargo tanks (basis 98 pct filling): 3,878 cbm in 12 marine line coated wing tanks. Cargo tank layout 2 x 6 wing tanks Max. S.G. 1.45 in all cargo tanks. Seperate slop tank Vessel equipped with seperate line and pump for emtying sloptank on deck. This pump also to be suitable for recirculating water for tank cleaning through pre-heater. Manifold to deck 185 cm Manifold to stern 42.50 m Manifold to bow 41.60 m Manifold to rail 140 cm Cargo Handling Segregation 3 grades complete segregation by seperate lines and pumps. 12 grades segregation by use of 12 press-vac/exhaust pipe valves and by use of double cargo valves (of butterfly type) but with cargo pumps and lines in common. Cargo pumps 2 x Vogelzang type R420 FKM, each 250 cbm w/h against 7 bar b/p.1 xBornemann 450 cbm w/h by against 7 bar b/p. Loading rate 320 cbm/tank max. 4 tanks at the same time - maximum/depending on circumstances. Discharging rate 2 x Vogelzang type R420 FKM, each 250 cbm w/h against 7 bar b/p.1 xBornemann 450 cbm w/h by against 7 bar b/p. - maximum/depending on circumstances. Loading by sucking Heating capacity Maintain about 80 deg c. Tank cleaning system Vessel able to clean tanks with 90 deg c hot water through pre-heater and permanent or portable butterworth system and able to clean tanks by use of steam only. Cargo lines All cargo pipes stainless steel 316 L. Diameter of three discharge lines from manifold on deck to pumproom crossover 3x 8". In the cargo tanks 6". Manifold size: 1 x 10" and 2 x 8". Vapour system Vapour return line is fitted. Oil monitoring system Yes. Gauging Closed Derricks / Cranes 1 x 0,75 MT SWL Main and Auxiliary machinery Main engine Caterpillar type 3606 - 2500 BHP Propeller Fixed Bowthruster Yes - 350 bhp Auxiliary engines CUMMINS
Abastecemos um destes dias, ao cair do dia. A luz é o que está.
Navio estranho. Muito estranho

quinta-feira, agosto 20

RAINBOW WARRIOR III

A rapaziada da GREENPEACE, vai pela primeira vez, ter um navio de raiz, navio verde, dizem com todos os merdelins que devem ter os navios modernos. Será preferencialmente do propulsão À vela, não enjeitando um motor de 600 KW para os dias em que o vento não aparecerá. Será construído na Alemanha, nos Fassmer Shipyard , e deverá ser entregue em 2011, para comemorar os 40 anos da organização. Vem substituir o actual RB II, que se está a tornar uma enorme dor de cabeça, face à manutenção.