sexta-feira, agosto 21

MONTES CLAROS

Do site da Transtejo -
"...Os navios Campolide, Dafundo, Palmelense, Seixalense, Sintrense, Madragoa e Montes Claros e Moscavide pertencem à Classe Cacilhense e entraram ao serviço na Transtejo, entre 1980 e 1982. Construídos pelo Estaleiro FOZNAVE, na Figueira da Foz, pelo Estaleiro Argibay, em Alverca e pelo Estaleiro Naval de São Jacinto, têm capacidade para 480 passageiros distribuídos por quatro salões com instalações sanitárias.
Principais Características
Comprimento: 29,20m
Boca: 7,25m
Pontal: 2,21m
Calado: 1,80m
Arqueação Bruta: 304 tons
Monocasco: Aço
Funcionamento e Sistema de Propulsão
Velocidade Máxima: 10 Nós
Motor: mtu8V 396 TC
Propulsão: Hélices de Passo Variável

A PESCA E A CAÇA

Primeiro há que reparar ca cara de verdadeiro e puro gozo dos pescadores. O gato é freguês diario deste pontão. Os pescadores também. A " Pesca " é atirada viva, e o gato primeiro entretem-se a caça-la. Depois é um festim....
Falta-me a ultima imagem do gato, que é uma bela de uma soneca ao sol....

BIRTHE THERESA

Technical data General Name m/t Birthe Theresa Call sign 9VFJ3 Flag Singapore Home port Singapore Built 1995 Class notation Lloyds Register + 100A5 oil chemical tanker type 2, MC AUT, Ice Class E2 IMO number 9083184 N.A.A.B.S.A. Yes Trading area Europe and Mediterranean (trading can be extended to world wide) Gross tonnage 2094 Nett tonnage 969 Deduction, SBT 435 Hull Double sides, double bottom Main Dimensions Summer dw.a.t. 3403 Winter dw.a.t. 3398 mt Lenght o.a. 87.80 m Lenght b.p. 84.32 m Breadth 12.30 m Draft 5.50 m even keel Air draft 10.50 m Bunker capacity fueloil N/A Bunker capacity diseloil 130 cbm Ballast water capacity 1250 cbm TPCM 9.3 mt/cm Tank Layout Total cap., cargo tanks (basis 98 pct filling): 3,878 cbm in 12 marine line coated wing tanks. Cargo tank layout 2 x 6 wing tanks Max. S.G. 1.45 in all cargo tanks. Seperate slop tank Vessel equipped with seperate line and pump for emtying sloptank on deck. This pump also to be suitable for recirculating water for tank cleaning through pre-heater. Manifold to deck 185 cm Manifold to stern 42.50 m Manifold to bow 41.60 m Manifold to rail 140 cm Cargo Handling Segregation 3 grades complete segregation by seperate lines and pumps. 12 grades segregation by use of 12 press-vac/exhaust pipe valves and by use of double cargo valves (of butterfly type) but with cargo pumps and lines in common. Cargo pumps 2 x Vogelzang type R420 FKM, each 250 cbm w/h against 7 bar b/p.1 xBornemann 450 cbm w/h by against 7 bar b/p. Loading rate 320 cbm/tank max. 4 tanks at the same time - maximum/depending on circumstances. Discharging rate 2 x Vogelzang type R420 FKM, each 250 cbm w/h against 7 bar b/p.1 xBornemann 450 cbm w/h by against 7 bar b/p. - maximum/depending on circumstances. Loading by sucking Heating capacity Maintain about 80 deg c. Tank cleaning system Vessel able to clean tanks with 90 deg c hot water through pre-heater and permanent or portable butterworth system and able to clean tanks by use of steam only. Cargo lines All cargo pipes stainless steel 316 L. Diameter of three discharge lines from manifold on deck to pumproom crossover 3x 8". In the cargo tanks 6". Manifold size: 1 x 10" and 2 x 8". Vapour system Vapour return line is fitted. Oil monitoring system Yes. Gauging Closed Derricks / Cranes 1 x 0,75 MT SWL Main and Auxiliary machinery Main engine Caterpillar type 3606 - 2500 BHP Propeller Fixed Bowthruster Yes - 350 bhp Auxiliary engines CUMMINS
Abastecemos um destes dias, ao cair do dia. A luz é o que está.
Navio estranho. Muito estranho

quinta-feira, agosto 20

RAINBOW WARRIOR III

A rapaziada da GREENPEACE, vai pela primeira vez, ter um navio de raiz, navio verde, dizem com todos os merdelins que devem ter os navios modernos. Será preferencialmente do propulsão À vela, não enjeitando um motor de 600 KW para os dias em que o vento não aparecerá. Será construído na Alemanha, nos Fassmer Shipyard , e deverá ser entregue em 2011, para comemorar os 40 anos da organização. Vem substituir o actual RB II, que se está a tornar uma enorme dor de cabeça, face à manutenção.

LISBOA - SINOPSE

Martim Moniz, de uma lado para o outro. Literalmente.
Songo: sabia-se que boiava. Agora boia e aguenta-se .
O Principe Perfeito, com a vestimenta de rigor, do Mar da Palha. Pouca gente, pouco Pano....
Rebocador Montebelo, a evoluir
OPDR LISBOA, à descarga.
NILEDUTCH KUITO
E uma das Jóais que se mantém no activo. O S. Paulus, que faz as delicias desta malta daqui.
E o regalista, desta vez a motor....

quarta-feira, agosto 19

FRED OLSEN LINES

O Trompe d'oeil

BLACK PRINCE - O DIA A DIA

Trata-se da face menos visivel da vida dos navios de cruzeiro. Ter de se apresentar sempre em " pristine condition", implica muitos e variados trabalhos , nem sempre valorizados.
Ta´lvez por isso, os numeros de circo são recorrentes.

BLACK PRINCE

Acabei de ler, do Luis Miguel Correia, que este belissimo navio, e sublinho , o navio, vai deixar este ano de nos visitar....
Aqui a evoluir para o cais - Terminal de Passageiros, terminal misto ou lá o que é, ou o que vai ser. Não sei se tem alguma coisa a ver, mas Lisboa, na zona da ponte do Tejo, Alcantara, cheira à merda. E Muito.
Muitissimo será o termo. Alguém sujou-se por aí.....
A Fred Olsen Lines vai retirar o navio em Outubro deste ano, e já tem no seu site o que serão os ultimos dias deste navio:
" ..Black Prince’s Farewell Season will begin on 9th September 2009 with a ten night Around the UK cruise from Liverpool, then a three night mini cruise from Liverpool to Southampton. The season continues with a 10 night Historic Home Ports cruise from Southampton back to Southampton; followed by her final cruise of 14 nights to the Canary Islands. The ship returns to Southampton on Friday 16th October, 2009. "

MALDADES

Pois, às 3 da manhã, não se faz.... Ao telefone, do meio do rio Tejo.

O FORTE DA TRAFARIA E OS TRÊS BURACOS

Decididamente, existem épocas, edificios, eras e possivelmente gentes que não suscitam particular interesse.
Os buracos do Forte da Trafaria, e o forte em si, não deveriam estar na categoria acima. Por muitas e variadissimas razões.
Se estivesse coberto de terra, haveria já uma legião de escavadores, a gastar fortunas dos nossos impostos, num afã de descoberta. A porra é que está à vista!!!
Começou como bateria de fogo rasante, que protegia o Tejo. Parte dele,entenda-se! Porque desde a foz até aqui, a rapaziada levava porrada que até criava bicho!!! Se se estava de bem com a França, vinham os Ingleses e partiam a loiça toda. Se por outro lado, era a Inglaterra com que se acasalava, então eram os franceses a armar ao pimpolho.No intervalo tinham os argelinos aqui o seu ATL predilecto. Os espanhóis, por força das ciscunstancias, já eram da casa. Zangas de familia, dizia-se.
Escusado será dizer, que os que levavam na corneta eram sempre os mesmo.

PALMALI VOYAGER

Dia 17, a chegar, com a luz das 9 da noite.
Pelas dimensões, é um belo de um salpicão....
Cargo
Year Built: 2004, Volvogrado. ( cá me parecia)
L: 140 m
B: 17 M
DeadWeight: 6970 t
Speed recorded (Max / Average): 9.3 / 8.5 knots
Flag: Malta [MT]
Call Sign: 9HXP7
IMO: 9324801
MMSI: 215695000
Do Bósforo, para o mundo

segunda-feira, agosto 17

EURO SNOW

E prontos!! Oficialmente acabaram-se as " nódoas "nas fotografias.
Possivelmente tambem vão acabar as fotografias a subir e a descer.... Lá se vai a minha teoria da velocidade da rotação da terra, etc, etc....
E estou de volta. Back in business.....
Vessel's Details
Ship Type Cargo
Year Built: 2002
Length x Breadth: 133 m X 20 m
DeadWeight: 8000 t
Speed recorded (Max / Average): 18.5 / 16.3 knots
Flag: United Kingdom [UK]
Call Sign: VQGH9
IMO: 9244207
MMSI: 235613000

O BANHO

É por norma o primeiro tratamento de beleza,dado aos navios em docagem. Tem de se adoçar o casco para retirar o marisco, nas primeiras horas que se seguem ao sair da água.
Mangueirótermia, na Naval Ria.

NAVAL RIA

O Rio Agueda, que já foi um dos grandes atuneiros mundiais, quiçá de Aveiro ( não JFMV???), transvertido de arrastão.
Tem um ar muito Moshe Dayan, não

AVEIRO - CHEGADA

Os pilotos não estavam muito virados para nos meter dentro, mas lá se foi andando, seguindo as águas da lancha piloteira. Visibilidade 50 a 100 metros, alternando com poças de claridade.
A seguir foi o banhinho, o tachinho, e o taxizinho, não sei se por esta ordem.

CALE DE AVEIRO

Em S. Jacinto, 24 horas depois de se ter deixado Lisboa pela popa.

LISBOA AVEIRO, A 6 NÓS

Não foi muito cedo, foi mais para o horario nobre, das 9 da manhã, a hora da largada do pontão do Montijo, na Estação Fluvial do Cais do Sodré.
O Mestre Pinto, sempre muito atento, lá apareceu, ronceiro, no Trafaria Praia, que ia para fabricos na Naval Ria.
A barra foi franqueada à velocidade estonteante de 8 ,5 nózes, tendo nós usado 2 pelo menos do rio. Devolvemo-lhos assim que viramos para norte, e entramos nas brumas eternas do Atlantico.
Provavelmente foi num dia como este que Alvares Cabral decidiu ir descobrir os Brasis, lá para o Sul, e deixar a Inglaterra e as Holandas para os estranjeiros. Como eu o compreendo, e os meus amigos também diriam o mesmo se tivessem sentido aquele frio humido, que se entranhava em tudo o que é poro do corpo.... Isto logo na volta do Raso, que parecia um filme do Harry Potter.....
As navegações tornaram-se, nos ultimos anos, mais precisas, o rigor cresceu na medida em que diminui a apetencia das tripulações para as coisas do mar.
Não creio que os pescadores se enquadrem nesta observação, mas este companheiro, possivelmente cansado, ou então porque tinha meios que o TRAFARIA não dispunha, calculou um CPA que me deixaria arrepiadito, para não dizer mais. E assim, há que prolongar com o rapaz, e deixa-lo ir na sua cegueira.
E foi....