domingo, setembro 5

SENHOR JESUS DOS NAVEGANTES

Celebra-se hoje o Senhor Jesus dos Navegantes, santinho muito do agrado dos marinheiros de cá ( maritimos).
S. Salvador,  patrono desta  terra desde os  tempos  da reconquista - anterior portanto  à fundação - viu-se aboletado com uma freguesia, 1 Igreja ( que é hoje a matriz) e a alternativa ao nome da vila / cidade.
O  ( bom do) Senhor Jesus dos Navegantes, tomou conta defenitivamente do coração destas gentes, 500 anos atrás, com a industria do bacalhau e as subsequentes navegações para o Artico.É venerado de uma forma que mesmo os não iniciados nas lides do mar respeitam.
Da festança, vão constar comezainas, bebezainas, e mais comezainas. E umas lampadas que sobraram do Natal de 2009, ou serão para o Natal de 2010, concerteza oferta graciosa da nossa Camara Minicipal.
Nos meus tempos de miúdo, chegou a haver grossa rivalidade, com impropérios  e acções nada dignificantes, entre a Senhora do Pranto e O senhor Jesus dos Navegantes. Quase sempre,  a Senhora entrava e saía a perder.....
Hoje está-se nas mãos de uns quantos MADUROS saudosistas . Sem toiros de morte, passamos ao lado.
Só com tradição não deve dar.




ILHAVO a Grande, sempre o foi. Nas suas gentes, tradições e costumes. E sempre conviveu bem com isso. Mau grado algumas vozes mais acagareuzadas.
Porventura, algumas maleitas criadas pela minha geração, levam-na ao desespero.
Estará na menopausa. Veremos se fenixianará.
   

Sem comentários: