segunda-feira, abril 16

A VENTOÍNHA

Há uns tempos atrás, um amigo, que não digo o namo, mas que começava por M e acabava em EL e tinha o AN no meio, telefonou-me aflito, que tinha perdido a ventoinha.... Acalmeio, dizendo que a ventoinha não era coisa de se perder, assim como os tostões, ou sei lá, o telefone.
Lá fui encontrar-me como ele, numa das docas de Lisboa, ( essa bela localidade com o seu castelo altaneiro), e encontrei este quadro.: O manel ligava o motor, acelerava , acelerava e nada; Para meu espanto reparei que o barco teve um ligeiro tremor, e disse:
Ó Manel, você está mas é encalhado, carago.... Experimente ligar o motor daqui a umas horas e vai ver que já anda.... Este motor É O TAL RELÓGIO de que aqui já dei conta, eesta foi a primeira grande provação por que teve de passar. MUUUUUUUD!!!
E assim foi para gáudio dos presentes, que puderam navegar de novo; Assim se faz a história trágico maritima desta geração.....
A minha ventoínha, nem picada está, só falta polir....

4 comentários:

Anónimo disse...

Embora sendo uma história cruel é inteiramente verdadeira. Foi uma de muitas azelhices marítimas que fizemos.
A minha única desculpa é que na altura não era ainda sócio do Instituto Português de Navegação!

Um abraço

Jose Angelo Gomes disse...

Yes, Capt. Mud!!!!

Anónimo disse...

Oh Blue Moon:
Pois fica sabendo que não é só às barcoletas que sucedem estas coisas.
Em 1976, na Noruega, o arrastão "Senhor dos Mareantes", estando a arrastar, a máquina desarvorou. Felizmente a "malta" de serviço na casa da máquina foi a tempo de a parar de imediato. Ninguém a bordo tinha a mínima ideia da razão da ocorrência.
Arrancam com a máquina de novo. Desarvorou. Imediatamente a pararam. Conclusão: Em doca seca nos ENVC o hélice não foi devidamente apertado ao veio e caiu. O navio foi rebocado para Trompson, por outro arrastão, que não me lembro qual foi.
Entrou em doca seca e para espanto geral, o hélice caiu e entre duas pás, assentou na "clara" não se perdendo. Foi só preciso tirá-lo da parte de baixo da "clara", parte inferior do cadaste, colocá-lo no "veio" e proceder aos devidos alinhamentos da máquina, veio e bronzes das chumaceiras, rectificação do equilíbrio estático e dinâmico hélice.
O navio recomeçou a campanha, com êxito, apesar do susto e do tempo perdido.
Acabou por fazer uma boa campanha.

Jose Angelo Gomes disse...

E ainda dizem que não há milagres...
Aliás, é esta a verdadeira razão, por que os verdadeiros ovos , TODINHOS, têm a sua clara, além da gema, CLARO!!!!