domingo, dezembro 13

PORTO DE PESCA DA TRAFARIA E UMA VAGA DO CARAÇAS

Indiferentes a tudo e a todos, as cabritas aguardam a Páscoa que as há-de comer.Com esta imagem, não posso deixar de pensar em alguns políticos na nossa praça: A ginástica que se faz, só para chegar ao tacho.... A grande diferença , é que para esses não há Páscoa.....
No porto de pesca da Trafaria, com direito a registo e tudo, a vida é assim.....
Desta vez, não houve correrias, ou tão pouco pânico. Também só eu é que vi......

sábado, dezembro 12

PORTO BRANDÃO

Aproveitando as excelentes condições que a natureza teria colocado à disposição dos naturais do estuário do Tejo, como portinhos e outros abrigos, criaram-se as condições para uma elite de artistas construtores navais estabelecerem os seus estaleiro ( espalmadeiros). relatos de travessias comercias entre as duas margens desde 1280. Igualmente relatos de construção de muitas e variadas construções indígenas. Também se afadigaram nas caravelas e naus das descobertas. Ainda subsiste o estaleiro que se distingue na fotografia. Porto Brandão terá gozado da maior relevância, no concelho de Almada.

LISBOA - SINOPSE 11 DEZEMBRO

A Policia Maritima a ultrapassar a Armada.....
Ainda mexe, este. O BARRACUDA, da classe ALBACORA. 1964. Vejam bem. Sem nunca ter estado em " teatros de guerra", afundou o BANDIM em Dezembro de 1982, creio que algures entre Portugal e Marrocos. Dizem as más linguas que iam ficando sem tiros..... Mas eu não acredito.
A historia repete-se. Tal como os mais graciosos veleiros de Portugal, e quiçá de Aveiro, também o Leão Holandês vem, de quaando em vez, comprar vento, que depois vai saindo por um buraquito que os veleiros têm no costado, para os ventos não ganharem cheiro.
É da casa: E de Cabo Verde. Faz parte da legião dos fretados

A BOA VIDA

Iam para cima , a subir o rio. Não sei se para fazer gosto ao dedo, se para tratar da vidinha lá para as VFX ou similar.

sexta-feira, dezembro 11

AS COISAS BEM FEITAS

Aqui está o " original " da outra fotografia, das barracas do Tratado de Lisboa.

OS AUTOMÓVEIS

Da nossa perdição....
Custam uma fortuna até chegarem à nossa mão, onde nesse preciso momento passam a vulgaridades.
Mas alegro-me de ver estes navios a navegar.
Recordo-me de Bremerhaven ( o principal porto exportador de carros da EU, recordo), cheio até às costuras de automóveis; Cheio de navios destes cheios de automóveis. ENORMÍSSIMOS parques de estacionamento. Devem estar na vazante agora. Encore bien....

quinta-feira, dezembro 10

AS CABRAS DE PORTO BRANDÃO

Porto Brandão, como se sabe, é aquela bela localidade, com o seu castelo altaneiro sobre o grande mar debruçado, ali para os lados da Caparica.
Tem alem de tudo o mais que se possa querer e invejar, 3 belas cabras, que terão os respectivos consortes, os ditos.....
Enquanto desbastam estas íngremes encostas, vão atirando uns pedregulhos por ali abaixo que às vezes nos escaqueiram os carros, mas aí, nada a fazer. Ou a dizer.
Talvez elas esperem pelo fecho da golada, entre S. Sebastião da Cabeça Gorda e o mainland. E aí teríamos o tão ambicionado terrapleno para os contentores. E não teríamos de andar a inventar em Alcantara, com obras que nunca vão ser feitas, a infernizar a vida a todos-. Não teríamos de aterrar a Doca do Espanhol, por exemplo.

quarta-feira, dezembro 9

O BOM E O MAU AMANHECER

Tenho a felicidade de ter a chatice de ver o amanhecer muitas vezes. Ou por outra, tenho a chatice de ter a felicidade de ver amiúde o amanhecer. Não sei se será a mesma coisa. Quer-me parecer quer não.
Apesar de não ter interferência directa na coisa, há manhãs e há outras coisas. Ou tem a ver com o dia, ou tem a ver comigo. Mesmo, pá! Nesta imagem foi inócuo. Talvez por isso mereça o realce.

terça-feira, dezembro 8

O TRATADO DE LISBOA

O tratado visto de fora.... è uma especie de exotratado; Assim como assim, tem o nosso nome, mas pouco nos vai valer..... Au contraire, vamos valer menos. Quem sabe jogar ao King, sabe o que quer dizer" jogar para negativos".

MT MADEIRO

Mais um player nas nossas costas. Agora com oficiais portugueses, penso eu.

DILBAR - O TAL

Entrou e saiu. Depois entrou novamente. Objecto de muitisssssssimas invejas, maus olhados, mézinhas e poções magicóides, ei-lo . Só parece anedótico classificá-lo como RECREIO, recreational craft, à la ingleza......

AS PESCAS NO RIO

É de facto impressionante a quantidade de pequenas embarcações que se juntam para dar caça ao polvo. E também é impressionante, a quantidade de polvo que aparece, para dar nestas imagens. Alguém tem uma ideia para o facto??

quarta-feira, dezembro 2

EXPANSA TRUNCADO - OU FALTA UM BOCADO

Creio que a estória será mais ou menos assim:
Desenha-se o navio, constroe-se de acordo com as especificações, e depois repara-se que alguma ( ou várias) medidas estão acima do expectado; Canais mais caros, taxas portuarias mais elevadas, etc, etc .... Vai daí, corta-se no nariz, que a coisa vai ao sitio. Formula.
Não tenho a certeza, mas não me espantava..... A não ser que tal espaço sirva para colocar o trombil de alguém.....

YACHT, IATES, IATEZINHO E IATEZÃO

Há os 3 tipos. Já ca tivemos o MY "A", que era aquela coisa .
Agora temos por cá o classico DILBAR. Se o primeiro era o "A" porque a namorada era "A....", este è DILBAR, do lado da mãe do armador russo. Édipo?
110 metros de luxo e ostentação. Apesar de tudo é tão sómente o 17º maior IATEZÂO do mundo.
Há um outro DILBAR, mas só com uns miserabilitos (?) 66 metros. E do mesmo Armador.
Mas que o fulano é bonito, lá isso é!

DAWN IN LISBON

Não, descansem os suissos ( suiços para os intimos) que não se trata de torreta ou afim.

terça-feira, dezembro 1

O POLVO OCTOPÉDICO PARTE 2

Nem todos conseguiram o timing perfeito, a maré certa, a hora exacta do encontro. E aqui, as meias horas não são nada académicas.
E claro, contentaram-se com localizações menos ortodoxas.
Repare-se na qualidade dos plasticos

O POLVO OCTOPÉDICO

Terminada a epopeia do CRICO, eis os mesmos players agora às voltas com o simpatico octodúpede, ou 8dúpede.
Como é visivel, praticamente toda a frota de barcos, barquinhosa e barcoletas se apresentou ao convite do molusco de tração integral.
Estava a 5 euros o kilo, na margem sul. pr'aí uns 700 gramas de água pura do Tejo/Trancão, e 300 gramas de moluscóide.

segunda-feira, novembro 30

AS BATEIRAS DO TEJO

A bateira do Tejo, remeniscência das nossas bateiras de Ílhavo, já sem o leme e com motor, para poder vencer as grandes distancias que hoje praticam. Ainda é o casal a tripulação, e trazem a casa atrás, como os nossos pescadores de então.

OS NAVIOS INTEMPORAIS

Em míudo brincava-se com navios de plastico e de "folha" com este formato. Os navios, mais coisa menos coisa eram assim.
E ainda são. Alguns.