sexta-feira, junho 26

FESTIVAL

Festival,
SVITZER, pois rápidamente o Navio de cruzeiros é esquecido.
Fica na retina, o trabalho dos rebocadores.

TRAFEGO INTENSO

E ainda falta um submarino, que se calhar, e por ser isso mesmo, não o vi.

AFONSO CERQUEIRA

O NRP AFONSO CERQUEIRA, corveta da classe Batista de Andrade, a chegar a Lisboa As corvetas são navios de escolta ou de patrulha, com deslocamentos que vão das 500 às 2000 toneladas. As corvetas aparecem na Marinha Portuguesa, no início do séc. 19 por reclassificação das fragatas mais pequenas.
Características
Deslocamento 1380t
Comprimento 85m
Boca máxima 10,3m
Calado 3,3m
Pontal 6,20m
Altura do mastro 22m
Velocidade Máx 22nós Propulsão
2 Motores OEW Pielstick 12 Pc2.2 V 400 Diesel 12.000hp
Armamento e sensores
1 peça de 100mm Creusot-Loire
2 peças Bofors de 40mm/70
1 radar de navegação KH5000 Nucleus
1 radar de navegação Racal Decca RM 316P
Guarnição
Oficiais 7
Sargentos 14
Praças 51

ACABADINHO DE CHEGAR

Foi incorporado à Marinha do Brasil, no dia 21 de maio, em Falmouth, U.K., o Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) “Almirante Saboia”, em cerimónia presidida pelo Subchefe de Organização e Assuntos Marítimos do Comando de Operações Navais, Contra-Almirante Rodolfo Henrique de Saboia.
CARACTERÍSTICAS
Deslocamento máximo 6.700 t
Comprimento 137,50 m
Boca 18,30 m
Calado 4,80 m
Raio de ação: 9.200 Mn a 15 nós
Velocidade (cruzeiro/máxima.): 14/16 nós
Propulsão: 2 MCP Wartisila diesel Bow-Thruster
Armamento: 2 metralhadoras 20mm Gamb-O1Tripulação: 150 militares
Manhã de 26 de Junho 2009

quinta-feira, junho 25

O LEÃO HOLANDÊS

O Leão Holandês que não é um leão.
Tão pouco Holandês.
É um bonito navio , de esbeltas linhas, que nos delicia quando se passeia no rio. Pena que não o
faça mais vezes. E de bandeira Portuguesa.
Aqui, em FESTA, com os SVITZER a ajudar.

NILEDUTCH em Lisboa

Há muito pouco tempo, dei de caras com este grafitti. ENORME
E este navio vai continuar pelo menos até Outubro, altura em que verá de novo as cores da NILEDUTCH, a ser uma enorme paleta de grafitti, obra de cerca de 50 jovens artistas, que, de latas em mão, transformaram assim o navio.

NEM SEMPRE É A MELHOR DAS ESCOLHAS

Espero que esta não seja NUNCA a última imagem de uma embarcação. É lugrube, mal cheirosa, acanhadita e húmida. Um artista vê o trambolhão de frente. Todos os outros, por força dos assentos, sentem-no. Estão de costas. E se calhar de olhos fechados.

25 DE JUNHO 2009

Creio que será uma Première, esta imagem do "ZÉZITO". Uma força do Rio. Número IMO - 2223555 Porto de Registo - Lisboa Arqueação Bruta - 16,06 t Arqueação Líquida - 4,82 T Comprimento fora a fora - 11,22 m Boca - 3,26 m Pontal - 1,36 m Calado - 2,20 m Máquina Principal - 1 motor Diesel Cummins 190 bhp a 1800 rpm Força de tracção máxima - 4 t
Em missão de soberania, na fronteira com o Grande Sul, a nossa Unidade de Auxilio de Marinha 122.

segunda-feira, junho 22

domingo, junho 7

ESTRAFEGO

Já se trazia cerca de 850 milhas de navego, neste periplo
Devidamente identificados, lá entramos na Zona de Acompanhamento do Trafego Maritimo, na nossa costa, a cargo da Nossa " ROCA CONTROL
Os 600 metros de estrafego não davam muita margem para manobrar, e assim, foi requesitada ajuda .
Algum tempo depois, era ouvir o anuncio do nosso transporte, e ver os navios nas suas lanes a evitar cruzar a nossa proa.
Foram fantasticos, lá do R.C.
Até o skipper deste Super Maramu (Amel 54 ??), a nosso pedido passou pela popa.
Bom homem.
Não sei se não estará na doca do Espanhol, já.
Pouco vento, e muito motor. Estas barcoletas têem uns 100 cavalitos , lá por baixo, para estes dias.

INTERVALO

".....
A economia portuguesa falhou a sua entrada no padrão de modernização da globalização competitiva, como já tinha falhado o seu programa de ajustamento do seu modelo de desenvolvimento associado com a integração na União Europeia (então designada como Comunidade Económica Europeia), não aproveitando as oportunidades oferecidas pelos recursos transferidos como fundos comunitários e o alargamento do mercado de referência dentro das condições da liberdade de circulação.
......
Não é justificável atribuir a explicação desta discrepância a protagonistas políticos específicos, pois todos os que têm exercido funções de decisão, apesar das suas diferenças de estilos, de conhecimentos próprios e de posições políticas ou analíticas, acabam por produzir a mesma distância entre o que programam e o que concretizam. E nem sequer se poderá circunscrever esta avaliação do que é anómalo aos protagonistas políticos, porque tanto no campo económico ou no campo cultural, como nos debates desenvolvidos na sociedade, não aparecem, em tempo útil, vozes discordantes que alertem para a possibilidade de se voltar a encontrar uma distância irrecuperável entre o que se anuncia (e se aceita como sendo possível) e o que se concretiza (para depois se lamentar esse fracasso, como se não houvesse memória das idênticas lamentações anteriores).
....".
IN HYPERCLUSTER das economias do mar.
Ainda não li tudo. É uma tarefa ardua. Mas acredito que escrever este relatorio terá sido ainda mais dificil.
Culpabilizar tudo e todos e desculpabilizar todos não é para todos....
Hoje, talvez o bom POVO PORTUGUÊS tenha dado uma lição a muitos.

sexta-feira, junho 5

O ACRESCENTO

E assim fomos acrescentados, quase por milagre. O estrafego, todo bem medido, seriam 600 metros, ( daqueles de vender, e para impressionar). E esses metros todos rabiavam, rabiavam.... Se bem que nosostros também não ajudariamos. E havia o omnipresente balanço, balanço....