Em 2008, a RPC tinha em mãos ordens de construção de 2 500 novas unidades. Além disso, detém cerca de 25% da tonelagem mundial. Conjuntamente com a Coreia do Sul, com os seus 36%, atiram com 61% da Tonelagem Mundial. Na Coreia do Sul, unidades de grande porte. Na RPC, unidades mais pequenas.
Enquanto que até ao ano passado, a construção naval estava nas mãos de reconhecidos estaleiros, nos 2 últimos anos proliferaram perto de um milhar de estaleiros, que no nosso português, se poderiam chamar de berma da estrada (do mar, no caso). Se se pensar que em alguns casos, estes estaleiros só iniciam a actividade após receberem uma ordem de construção, podemos ajuizar da qualidade do trabalho e da especialização dos seus trabalhadores.
Se é certo que a Coreia do Sul, ou o Japão tiveram este problema da especialização, também o é o facto de rapidamente terem resolvido a questão, com recurso a especialistas. Que no caso presente muita falta fazem. Dizem alguns que um bom soldador, nos anos de ouro da construção naval na Coreia do Sul podia chegar a ganhar qualquer coisa como 67.000 US dólares por mês. Na RPC, isto é impensável. Muito pelo contrario. Aproveitam o raio x feito a uma soldadura que esteja aprovada, para a fazer passar pelas outras peças. Assim, a mesma imagem, ilustra milhares de soldaduras, não correndo o risco de serem detectadas deficiências.
Também o facto de haver navios novos, com o fundo dos tanques cimentados, não atesta muito do engenho desta gente.
Aço retirado de demolições, é normalmente aplicado nas construções novas; Muitos destes estaleiros Sea side, não possuem gruas, ou docas, sendo que os navios são construídos um bocado ao Deus dará, como se diz.
Trocar centímetros por polegadas, é useiro. Também, quando não se sabe ler um desenho técnico, tudo é possível. Depois, navios a carregar menos que o inicialmente apontado, a navegar a menor velocidade, e sabe-se lá em que condições….
E para que a cereja esteja no ciminho do bolo, há insinuações que alguns destes estaleiros ofereciam pretensamente alguns bónus ou extras aos novos armadores, se estes contratassem a Sociedade classificadora por eles indicada.
Bom, também houve naufrágios na viagem inaugural. Mas o que é isso, comparado com o facto de neste momento, ELES ANDEM AÍ, sem se saber quem são, quantos são, ou como são. É caso para dizer :
FUJAM!!!!!!!
Em meados 2006, um determinado tipo de navio custava, a alugar 15.000 us$ por dia.
Em meados 2008, esse mesmo navio custava 175.000 us$ peças mesmas 24 horas.
Durante esse periodo, só no transporte contentorizado, o aumento da tonelagem disponivel duplicou. E não falamos em centenas de milhares de toneladas..... è de muito mais!