A primeira máquina de lavar que vi , nas minhas andanças..... Tentei comprar uma igual, dias depois, mas o fulano não quis vir.....
sexta-feira, janeiro 13
MAQUINA DE LAVAR PARTE II
A primeira máquina de lavar que vi , nas minhas andanças..... Tentei comprar uma igual, dias depois, mas o fulano não quis vir.....
O GRANDE NORTE
Mais duas imagens do Norte da Europa, muito possivelmente de THORSHAVEN, nas Ilhas Faraoé, por cima das Shetlands, onde durante a guerra ( e agora) se encontra(va ) a Base Naval de Skappa Flow; Também nesta zona encontramos a Merry men of mey, que é uma corrente de maré, bastante forte, de que dou esta imagem retirada de Wikipedia:
- The Merry Men of Mey’. Forms off St John’s point in the west going stream and extends as the tide increases NNW across the firth to Tor Ness. The worst part is over a sand wave field about 3 ½ miles west of Stroma. The waves formed by this race form a natural breakwater with relatively calm water to the east of it, particularly noticeable when a westerly swell is running. Tides in this area can exceed 10 kts.
Para se navegar à vela, como se pode constatar, só com continhas bem feitas, e uma boa dose de " self discipline", qu é o minimo.
AHOY WE GO
A GRONELANDIA
AS VIAGENS NA TERRA DOS OUTROS
De todas as viagens que fiz, as que parava pela Groenlandia, e que aconteceram durante alguns anos entre Maio e Outubro,
são sem dúvida das que guardo com mais carinho; Não pela Terra, pelas pessoas (Os habitantes mal se viam) ou pelo mar que até lá - era terrivel o cabo Fareweel - tinha de passar, SEMPRE, mas talvez pelo tempo que me deu para olhar para tudo; Lembro-me de acontecimentos incríveis, que só lá poderiam existir; mas fica para depois. Carregava na altura uma terra rica em qualquer coisa que já não me recordo, mas sei que era para a industria do aluminio. O destino era Copenhaga. Só se podia trabalhar entre Maio e Outubro, e era normalmente o primeiro e ultimo navio a fazer o trafego; Pelo degelo parcial do mar, que nos permitia navegar ( com muita dificuldade) em Maio, e no começo do gelo em Outubro, que nos ia impedir totalmente o navego. A fotografia mostra o 2º Piloto do navio, que não me recordo o nome ( infelizmente) e o navio após o primeiro nevão.POIS É!!
quinta-feira, janeiro 12
D.FERNANDO E GLÓRIA
Era este o estado em que se encontrava a bonita fragata , conhecida pela D. Fernando, e que, apesar de tudo o que dela se diz ( que não anda, que foi desenhada depois do almoço, Charrua, etc. etc.) é um navio fantástico, uma das poucas fragatas ainda a navegar ( se bem que a nossa não navega, com os mastros aldrabados , impedindo por isso a sua utilização com velas ) , ganhando até alguns prémios internacionais; Deveria navegar, e ser bem aproveitada; Construída no Portugal da altura ( India) e por Portugueses também há altura.sexta-feira, janeiro 6
CP VALOUR - A LUTA
COMO TU ERAS....
quarta-feira, janeiro 4
SIRICAIA À LA JÚLIA ( TAMBÉM!!!! )
Porque nestas ultimas 2 semanas atraquei por outras tantas vezes neste pratito delicioso, que me atrevi a questionar a " MESTRA " da dificuldade de cozedura do dito ; Para meu espanto, a Senhora olha-me nuito séria e diz:
- Olha que é muito fácil! E dá para fazer no barco!! Foi o que eu quis ouvir..... Pois então vamos ao resto da conversa:
- Começamos com:
0.5 Kgs de açucar .-
2,5 Dls de Água.-
0,5 Lts de leite.-
100 Grs de Farinha normal ( Imaginem com a super!?!? )
9 Ovos
Faz-se um ponto leve com o açucar e a água.
desfaz-se a farinha no leite, e ferve-se em papa. Mistura-se com o açucar em ponto.
Juntam-se as gemas e mexe-se; Depois batem-se as claras e junta-se ao creme.
Polvilha-se uma forma com canela e vai ao forno por 25 minutos; Se abrir rachas não faz mal.
Serve-se com ameixas de Elvas, em conserva; Ou então com mel.....
Espero que esteja correcto.
Tentem no barquito, vá.....
Coragem, que é mais fácil do que 2 dias enjoado..... Garanto eu!!! sexta-feira, dezembro 30
ROJÕES À ALENTEJANA
Com os desejos de um BOM ANO de 2006 , junto os " Rojões À Alentejana" versão Julia.
Foi durante um almoço ajantarado, em casa do Barreto, em Aguiar, Alentejo de Cima, que me foi dado a provar esta maravilha , que pela sua simplicidade e rapidez de fabrico, se prestam perfeitamente à sua realização a bordo; Desde claro, que se não utilize o método do Perú.....! Pois bem, e de acordo com a Julia ,g rande cozinheira, o festim começa assim:
PARA 4 PESSOAS:-----------------------------------------------------------------------------
600 Grs de carne de porco, ( com muita febra) cortada aos bocados medios.
4 dentes de alho e sal grosso para temperar a carne.
Molho de pimentão - 1 colher de sopa ,e vinha branco - 1 copo médio ( Relembro o berú!!!)
Tempera-se e deixa-se a repousar durante cerca de 6 horas, até ficar tudo farto de esperar;
Depois coloca-se num tabuleiro de ir ao forno, rega-se com um bom golpe de azeite, e manda-se com aquilo para o forno, durante 1/2 hora; Vira-se a carne a pedido.
E é assim, fácil, barato e não dá milhões, mas sabe bem que se farta; Acompanhar com um bom vinho, é essencial.
quinta-feira, dezembro 29
FELICIDADE
E foi a primeira imagem que me veio à cabeça, quando vi este "desgraçado" agarrado à caneca do cafè (??) com 4 metros de mar atrás dele, a sorrir com quantos dentes tem!------------------quarta-feira, dezembro 28
NAVIOS QUIMICOS
Algumas saudades, ( só as coisas boas) deste navios; Passei lá alguns anos da minha vida; O Armador era Luso Alemão. São navios terriveis, pela carga, e pela rotação das cargas; Pequenos mas com muita arrumação; Aliás, maiores ,seriam atentados contra a Mãe Natureza; Assim, a acontecer alguma coisa, mais facilmente se resolve ; Este encalhou no Rio Escalda,e esteve próximo do desastre; Soda Caustica e Ethlylene, tudo boas cargas.... MISTO PASSAGEIROS E CARGA
É só uma curiosidade, mas antigamente, em Portugal havio uns navios - bonitos para a época , e que eram os "As" e os "Bs" das companhias Nacioanal e Colonial; Lembro-me do Braga ( praticão) e o Benguela ( 3rd mate). Carregavam não me lembro , mas umas 5.ooo tonnes de carga e 12 passageiros; o navio da figura, com 175 metros de comprimento, transporta 80 passageiros (?) e 1120 TEUS. ( posições de contentores).terça-feira, dezembro 27
INSTITUTO PORTUGUÊS DE NAVEGAÇÃO
Instituto Português de Navegação
É o que falta ; Não se habilitam ao balde de plastico, não ganham nenhuma viagem até à Falagueira, mas têm oportunidade de fazer história;
-----------------------------------------Capítulo II -------------------------------------------FINS E ATRIBUIÇÕES------------------------
Esta Associação tem por fim unir as entidades individuais e colectivas, de todo o território nacional, que se dediquem ao desenvolvimento das actividades humanas no mar, no ar, no espaço e em terra, com o objectivo de compartilharem do desenvolvimento da ciência, da utilização da navegação e técnicas de informação relacionadas com as actividades acima referidas.AVENTURA ? AO FUNDO À ESQUERDA
O Sr. Patrick Guimet, marinheiro francês de SANGRIA de 8 metros em punho, conta-nos o que passou na nossa costa, a navegar para Sul; Creio que todos nós já passámos por isso; Aqueles dias de nortada rija, com 38 e mais nozes, 3 rizos ( 4??) ou só com um trapinho à proa, genoa toda enrolada, e nós pequeninos com mar forte a forçar-nos ao máximo; Tripulações enjoadas, sal e água por todo o lado; A nortada cai com a noite, mas também tem dias de se manter até às 5 ou 6 da manhã; Não ha pior..... MAs é bonito que se farta, e enche o ego passar por isso;sexta-feira, dezembro 23
BOAS FESTAS
Porque é NATAL, e para se ver como os nossos queridos "terreiros (??)" se tratam ; Sim, porque isto é impens´vel e impossivel a bordo........ CLARO!!!!












