sexta-feira, janeiro 13

AS VIAGENS NA TERRA DOS OUTROS

De todas as viagens que fiz, as que parava pela Groenlandia, e que aconteceram durante alguns anos entre Maio e Outubro, são sem dúvida das que guardo com mais carinho; Não pela Terra, pelas pessoas (Os habitantes mal se viam) ou pelo mar que até lá - era terrivel o cabo Fareweel - tinha de passar, SEMPRE, mas talvez pelo tempo que me deu para olhar para tudo; Lembro-me de acontecimentos incríveis, que só lá poderiam existir; mas fica para depois. Carregava na altura uma terra rica em qualquer coisa que já não me recordo, mas sei que era para a industria do aluminio. O destino era Copenhaga. Só se podia trabalhar entre Maio e Outubro, e era normalmente o primeiro e ultimo navio a fazer o trafego; Pelo degelo parcial do mar, que nos permitia navegar ( com muita dificuldade) em Maio, e no começo do gelo em Outubro, que nos ia impedir totalmente o navego. A fotografia mostra o 2º Piloto do navio, que não me recordo o nome ( infelizmente) e o navio após o primeiro nevão.
Tenho saudades daquelas viagens.... e daqueles tempos

1 comentário:

Jose Angelo Gomes disse...

Gostava de encontrar este companheiro