sexta-feira, abril 2

O PADRINHO JOÃO E O HOHESAND


Bastante depois de fecharem a água, ei-los que se metem à estrada, no caso à água, e por esses mares vão. E o Padrinho João a ensinar o caminho



Airoso



Carregue para dados

THE FRENCH FORBIN


Com os Franceses nunca se sabe.  Este navio é daqueles " sem assinatura radar", como agora se diz. STEALTH, dizem os anglo saxofónicos. Esquivos, dizemos nós, que por este andar, nunca vamos chegar a ter nenhum.
Para que treinem o francês, aqui vão os dados:CARREGUE AQUI

O senhor Forbin, como não podia deixar de ser, foi pirata e dos bons. Consta que preso pelos ingleses, conseguiu fugir numa embarcação miuda,atravessando o canal da Mancha.Coisa, pouca, nunca se aventurou pelo Mar da Palha, o Straw Sea, que só de invocado, dava direito a fraldas novas.

O TROENSEZINHO DA MAERSK


Ainda a passar a ponte

 
1 417 TEUS construido em 1992 .

ESTA VIDA DE MARINHEIRO


As tripulações protegem-se como podem. Aqui, o arame a prometer algum descanso.
Os piratas, agora mais afoitos que nunca, vão romper os fundilhos.

Na outra ponta do cabo, estava UM homem. Mesmo assim, conseguiram com que o cabo caísse., malogrando a manobra. Tradição maritima????

WEC VAN EYCK






É visita deste blog.

NOVAS OPORTUNIDADES

Abriu este ano um novo curso, para todos os que querem subir na vida, como o excelente moçoilo  das imagens que dão o mote.


Com o curso de Limpa Chaminés Maritimo, recentemente obtido ( fim de semana passado), ei-lo a começar a garimpar as chaminés da nossa alegria.
Por falar em alegria, sabiam que na Europa comunitaria, o numero de passageiros em cruzeiro foi de cerca de 5 milhões durante o ano de 2009?? Cresceu 74% nos ultimos 6 anos.
As coisas que esta gente sabe......



quinta-feira, abril 1

SAIDA DOMINICAL À SEXTA ( MESMO QUE PASCOALINA)

Foi a grande invasão

Uma invasão de UM

Mas a coisa compôs-se

E prontos

Toca a subir o enxoval, o vento era Oeste (?)

Ou talvez nem tanto

SEABOURN SPIRIT


O Seabourn Spirit a preparar a atracação. Note-se o helice de proa ( impulsor, thruster) a trabalhar. Este impulsor só é verdadeiramente eficaz se operado a bvelocidades reduzidas. Também muitas empresas e estaleiros subdimensionam os helices e ou os motores, resultando muitas vezes em eficácias reduzidas.

Conceito de Yacht, vida disso mesmo. Eleita muitas vezes a melhor companhia de cruzeiros em pequenos (??) navios.




Já visto e revisto, com toda a certeza, mas aqui vai mais uma vez alguns dados do navio e da companhia.



O FRAN mantem-se à espera. Com o arrefecimento global, teremos cruzeiros em Lisboa, rapidamente.

quarta-feira, março 31

SALUT LES COPAINS

Tradicionalmente, e por uma questão de feitio, andávamos sempre à porrada com Castela.

Com os franceses, só quando nos aliávamos com os ingleses, que não eram  poucas as vezes. E com os Ingleses, quando a coisa corria mal com os franceses e  castelhanos.

 

O que fazia com que Lisboa fosse  visitada muitas e muitas vezes por ilustres senhores que desancavam a moirama ( o que restava dela) e os portugueses com porrada.Tudo devidamente certificado, claro.


O rei, do seu terreiro , hoje do Costa (ou de ninguém ao que parece), via tudo descansado. A guarda, pequenina e poucochinha, só dava para tomar conta do palácio, o que deixava à furia dos malandrecos  toda a costa de Cascais até ao Cais do Sodré. O que era bom para o comercio, principalmente de escravos e afins.
Tivemos assim o prazer de levar porrada de Sir Francis Drake, mais que uma vez, o que quer dizer que ficámos clientes.Também o senhor Fenner, William  de seu nome, cá veio molhar o pincel. E não satisfeito, ainda foi à ilha de Porto Santo acabar com a raivinha.

Haverá muitos mais. fica para outra ocasião.


O Charles de Gaulle.Sei que não parece , mas é mesmo ele.....

FRAM


Não é o que se chame um conceito vulgar. Daí o seu aspecto. É bem proporcionado, feito para paisagens desérticas e não os mares das Caraíbas.




Cais de Alcantara, que vai concerteza mudar de nome. Por agora é TPA e TPR, com a Liscont no meio.

DISTANT SONG

Ficam na retina. Confiáveis, talvez seja o termo que me vem à cabeça, para definir estes brinquedo.
Volta ao mundo, porque não.....

AS JÓIAS DO TEJO - MAIS UMA CORRIDA


Ganso dos bons tempos.



Muitas marcas do tempo e do mar.
Feridas a sarar.




Vela de carangueja, de marca nos CUTTERS.
Cutter e Sloop:
É a posição do mastro que determina estes palavrões. Há a questão das velas de vante, numero de estais, etc. O sloop poderá apresentar SÓ uma vela de estai. O cutter tem sempre duas, pelo menos. Digo eu.


Está em Porto Brandão, que AINDA mantém um estaleiro(zinho) a funcionar.

Costumo ver este senhor de outros tempos ,das bandas do rio, sempre muito " tapado" . Ontem, com a devida autorização, lá me cheguei ao dito , com olhos de ver. Mas teve de ser muiiiito à pressa, o que quer dizer pelo menos mais uma visita. Gostei do que se vê e do que vi.

sábado, março 27

SOBERANIA



          Não sei se haverá algo escondido com estes factos/ noticias.
As profundidades, salvaguardando alguns "montes" submarinos, afastam o bom senso, como se pode verificar  nas imagens seguintes. Na segunda imagem, temos a queda abrupta da plataforma continental., e a 50 milhas da costa, atentem nas profundidades, que só encontram paralelo om a os poços de petróleo que a Galp compra ao Brasil.
          Mas enfim, vamos a eles.....






Este ano, Portugal cresceu mais um bocadinho; A antecipar outro crescimento , esse valente, da PLATAFORMA CONTINENTAL ESTENDIDA.

Não sei se será a este facto que o “nosso” Joe Berardo se referia, quando anunciava a descoberta de petroleo, mas se assim era, ainda há um longo caminho a percorrer. E sabendo nós os artistas (?) que temos, deverá ser longo mesmo....

          Se a coisa for como os Centros de inspecção, Bombas de gasolina, Eólicas e por aí adiante, há uma vasta clientela a satisfazer, antes de chegar a produzir efeitos.

Recortes das noticias:

“....No que se refere a energia (hidrocarbonetos - petróleo e gás natural), há um relatório recente que diz que o potencial destes recursos nas plataformas continentais estendidas está estimado em 12 vezes 10 elevada à nona potência de dólares norte-americanos....”
Claro que refere-se aqui  A TODAS AS PLATAFORMAS.


          ".....Há quem diga que a plataforma continental é o novo Tratado de Tordesilhas para Portugal, tal a vastidão da área que pode ficar sob jurisdição nacional. Na União Europeia, Portugal já tem a maior ZEE. Com o alargamento da plataforma, passará a ser dos países com maior jurisdição marítima do mundo", diz o jurista Tiago Pitta e Cunha, que coordenou a estratégia portuguesa para os oceanos......"




          Claro que esta noticia vale o que vale. Temos este mar todo, e não temos industria da pesca. Temos o mar e não  temos Marinha Mercante.E tão pouco estratégias. E isso dói.  O mar é algo que é tratado a nivel oficial como " coisa" ," assunto", e sempre agarrado a outros assuntos, a outras coisas.
É claro que temos a EMAM - Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar, de pendendo da Secretaria de Estado para os Assuntos do Mar, MdD. É muito assunto, ou muito mar????
da Pagina da Sec. de Estado:
Assuntos do Mar


Os mares e oceanos representam um meio de comunicação e transporte essencial num mundo cada vez mais globalizado, uma fonte de alimentos e fármacos, de energia e de recursos geológicos e genéticos. Para além da utilização associada, directa e indirectamente, a estas actividades, o Mar e as zonas costeiras têm um papel essencial no bem-estar e qualidade de vida das sociedades, quer através das actividades de desporto e de lazer, quer através dos serviços fundamentais que prestam, como sejam a regulação do clima, a retenção de dióxido de carbono e a produção de oxigénio, a reciclagem e armazenamento de poluentes.



No entanto, os oceanos enfrentam sérios problemas associados, entre outros factores, à poluição, à sobre-exploração de recursos, à destruição de habitats, à degradação ambiental, ao desaparecimento da biodiversidade e à introdução de espécies exóticas. Por isso, torna-se central definir e articular políticas que contribuam para os objectivos de desenvolvimento sustentável do nosso país.



Portugal está empenhado na promoção de formas inovadoras de aproveitamento sustentável dos recursos dos mares e oceanos, contribuindo para o desenvolvimento da economia do Mar e das indústrias marítimas, apostando nas ciências e tecnologias do mar, criando emprego, fomentando o ensino, a educação e o desporto associados ao mar, resolvendo conflitos de uso e potenciando sinergias através da implementação de um planeamento e ordenamento espacial das actividades. Em simultâneo, é necessário garantir que o valioso património natural e cultural subaquático do nosso mar é devidamente salvaguardado e protegido.


Bom, de lugares comuns estamos fartos.
Destes artistas também.

E não se pode dispensá-los???


sexta-feira, março 26

AZUL QUÊ ???


Não é fácil ver navios desta cor. Até porque o mar costumava ser coisa de homens. Barba rija ou não, homens.


Este azul cueca, fica-lhe bem



Construido na Holanda, no Peters Shipyard, 2005.
MMSI: 246367000    Ind. Chamada: PHDB     IMO No: 9279032     Navio: Cargo ship      LL: 82m
B : 12m     Calado : 5.0m