quarta-feira, outubro 14

PENICHE - O QUE LÁ VI

Este pequeno "Passa Cabos", pelo que ouvi, tem já uns bons milhares de milhas no odómetro, após a reconversão. Antiga construção holandesa, hoje, arvora a bandeira francesa.
Adicionar imagem

ESTALEIROS NAVAIS

A vida " a bordo" de um estaleiro.
Este, já o vimos com mais trabalho encanteirado, mas enfim, sinais dos tempos.
Tempos que vão mal para as marinhas nacionais. A de pesca, reduzida a uns quantos naviozitos, lá vai teimosamente subsistindo, nas águas revoltas de acordos muitas vezes contra natura. Obra dos armadores, verdade seja dita, que da governação.....
Por agora temos os submarinos , a extravazar do seu pote militar. Todos botam faladura, mesmo sem saber do que se trata.
Tenho medo da ignorancia, com que se pretende alimentar este povo.

SISTEMAS DE PROPULSÃO

Voith Schneider, metódo de propulsão e governo, ao qual os rebocadores aderiram. Alguns navios, de caracteristicas especiais, também o usam. Note-se a enorme "barbatana" ventral, para o equilibrio da direcção. Caracteristicas , dados e factos AQUI
Veio fixo e tubeira.
Há ainda tudo junto, isto é, mexe tudo solidario, melhorando ainda mais a manobrabilidade.
Visto em Peniche.
O almoço foi uma bifanazita. Assim não vale

sexta-feira, outubro 9

SEDOV - Седов

A SAIL TRAINING SHIP SEDOV, barca de 4 mastros, nasceu em Kiel, na Alemanha, em 1921, nos estaleiros de Friedrich Krupp Germaniawerft com o nome de Magdalene Vinnen II . O armador era F. A. Vinnen & Co. Começou a vida como navio de carga, com a particularidade de ser a maior barca de comercio à vela e com motor auxiliar; Em 1936, foi vendida para a Norddeutscher Lloyd, mudando então de nome para Kommodore Johnsen, que manteve até 1945, ano em que, após a rendição da Alemanha na 2ª GG,mudou de bandeira. Com efeito, rumou para a Ex URSS, como compensação da guerra, e aí, em honra do explorador SEDOV, tomou o seu nome…. Esteve por cá, em Lisboa, como já esteve em Ílhavo, A Grande.

domingo, outubro 4

PREOCUPADO EU ??!!

" blá,blá, blá.........El camino del próximo Ejecutivo portugués, que se conocerá en un mes, será, pues, empinado e inestable. Un Gobierno frágil y extremadamente dependiente deberá lidiar, en el país más pobre de la Unión Europea, con alarmantes niveles de deuda, déficit público y paro, un escenario bien conocido también a este lado de la frontera. Su misma formación va a estar condicionada por las elecciones locales del próximo 11 de octubre, circunstancias que acabarán difiriendo en varios meses la aprobación del presupuesto de 2010. Este contexto político y económico está aderezado con las deterioradas relaciones entre el primer ministro repetidor y el presidente de la República, el conservador Aníbal Cavaco, cuya figura ha salido empañada de la campaña electoral.
blá,blá, blá........."
in EL PAÍS, 29.09.09
Que é que eles sabem, que nós não sabemos??
Ou será que nós sabemos que eles sabem que nós não sabemos que eles sabem?? O quê ??
O desmentido final não apaga o sentimento.....

sábado, outubro 3

O ETERNO REISOL

Comecei assim o dia.
Ajuda

REGATA BELÉM ALHANDRA

Uma das muito poucas que tenho pena de não fazer. Pela festa que é, e o que ela representa para a " malta" de Alhandra e de todos os de UP RIVER...
Mordi-me todo. O Clube Nautico de Alhandra, teve a amabilidade, como sempre o fez todos os anos, de me telefonar para saber se iria fazer a regata. Não que eu seja importante, ou tão importante assim, pois devem ligar a todos; Mas sabe bem e lava por dentro....
Pró ano, sDq, lá estaremos.

EUROPA AOS PEDAÇOS

A nossa " marca" indelével. Fica como um carimbo da passagem por LISBOA.
Para a proa, harmonia.
Um casal a quem surpreendi, logo pela manhã, e antes do breakfast, ele a fazer a barba, e ela já toda aperaltada para a posteridade. Foram simpaticos e retribuiram a graça.

EUROPA AGAIN

Não sabia que havia de me calhar em sortes, dar de comer a esta beleza.
Digo beleza, porque deve ser talvez o navio melhor desenhado, mais humanizado e com um conjunto mais gracioso. Mais e melhor, para mim repito, do que as novas e mastodónicas construções, a modos que tão sem graça. Lembro os dados do navio aqui.
De qualquer dos lados que se olhe, ficamos enfeitiçados. Simples, funcional e bonito. Não vale a pena inventar....