sexta-feira, agosto 21
ARKLOW ROCK
Port of Registry Arklow, Ireland
Call Sign E.I.M.Z.
IMO No. 9291705
MMSI No. 250509000
Yard Barkmeijer Stroobos B.V., Holland
Year of Build 2004
Class Bureau Veritas
Class Notation + 3/3E+ CARGOSHIP DEEP SEA + MACH + AUT-MS Heavy CargoBRG
Class No. 04199R
Official No. 403339
MONTES CLAROS
"...Os navios Campolide, Dafundo, Palmelense, Seixalense, Sintrense, Madragoa e Montes Claros e Moscavide pertencem à Classe Cacilhense e entraram ao serviço na Transtejo, entre 1980 e 1982. Construídos pelo Estaleiro FOZNAVE, na Figueira da Foz, pelo Estaleiro Argibay, em Alverca e pelo Estaleiro Naval de São Jacinto, têm capacidade para 480 passageiros distribuídos por quatro salões com instalações sanitárias.
Principais Características
Comprimento: 29,20m
Boca: 7,25m
Pontal: 2,21m
Calado: 1,80m
Arqueação Bruta: 304 tons
Monocasco: Aço
Funcionamento e Sistema de Propulsão
Velocidade Máxima: 10 Nós
Motor: mtu8V 396 TC
Propulsão: Hélices de Passo Variável
A PESCA E A CAÇA
BIRTHE THERESA
Technical data
General
Name m/t Birthe Theresa
Call sign 9VFJ3
Flag Singapore
Home port Singapore
Built 1995
Class notation Lloyds Register + 100A5 oil chemical tanker type 2, MC AUT, Ice Class E2
IMO number 9083184
N.A.A.B.S.A. Yes
Trading area Europe and Mediterranean (trading can be extended to world wide)
Gross tonnage 2094
Nett tonnage 969
Deduction, SBT 435
Hull Double sides, double bottom
Main Dimensions
Summer dw.a.t. 3403
Winter dw.a.t. 3398 mt
Lenght o.a. 87.80 m
Lenght b.p. 84.32 m
Breadth 12.30 m
Draft 5.50 m even keel
Air draft 10.50 m
Bunker capacity fueloil
N/A
Bunker capacity diseloil
130 cbm
Ballast water capacity
1250 cbm
TPCM
9.3 mt/cm
Tank Layout
Total cap., cargo tanks
(basis 98 pct filling): 3,878 cbm in 12 marine line coated wing tanks.
Cargo tank layout
2 x 6 wing tanks
Max. S.G.
1.45 in all cargo tanks.
Seperate slop tank
Vessel equipped with seperate line and pump for emtying sloptank on deck. This pump also to
be suitable for recirculating water for tank cleaning through pre-heater.
Manifold to deck
185 cm
Manifold to stern
42.50 m
Manifold to bow
41.60 m
Manifold to rail
140 cm
Cargo Handling
Segregation
3 grades complete segregation by seperate lines and pumps. 12 grades segregation by use of 12
press-vac/exhaust pipe valves and by use of double cargo valves (of butterfly type) but with
cargo pumps and lines in common.
Cargo pumps
2 x Vogelzang type R420 FKM, each 250 cbm w/h against 7 bar b/p.1 xBornemann 450 cbm
w/h by against 7 bar b/p.
Loading rate
320 cbm/tank max. 4 tanks at the same time - maximum/depending on circumstances.
Discharging rate
2 x Vogelzang type R420 FKM, each 250 cbm w/h against 7 bar b/p.1 xBornemann 450 cbm
w/h by against 7 bar b/p. - maximum/depending on circumstances.
Loading by sucking
Heating capacity
Maintain about 80 deg c.
Tank cleaning system
Vessel able to clean tanks with 90 deg c hot water through pre-heater and permanent or
portable butterworth system and able to clean tanks by use of steam only.
Cargo lines
All cargo pipes stainless steel 316 L. Diameter of three discharge lines from manifold on deck to
pumproom crossover 3x 8". In the cargo tanks 6". Manifold size: 1 x 10" and 2 x 8".
Vapour system
Vapour return line is fitted.
Oil monitoring system
Yes.
Gauging
Closed
Derricks / Cranes
1 x 0,75 MT SWL
Main and Auxiliary machinery
Main engine
Caterpillar type 3606 - 2500 BHP
Propeller
Fixed
Bowthruster
Yes - 350 bhp
Auxiliary engines
CUMMINS
Navio estranho. Muito estranho
quinta-feira, agosto 20
RAINBOW WARRIOR III
A rapaziada da GREENPEACE, vai pela primeira vez, ter um navio de raiz, navio verde, dizem com todos os merdelins que devem ter os navios modernos. Será preferencialmente do propulsão À vela, não enjeitando um motor de 600 KW para os dias em que o vento não aparecerá.
Será construído na Alemanha, nos Fassmer Shipyard , e deverá ser entregue em 2011, para comemorar os 40 anos da organização.
Vem substituir o actual RB II, que se está a tornar uma enorme dor de cabeça, face à manutenção.
quarta-feira, agosto 19
BLACK PRINCE - O DIA A DIA
BLACK PRINCE
Acabei de ler, do Luis Miguel Correia, que este belissimo navio, e sublinho , o navio, vai deixar este ano de nos visitar....
Aqui a evoluir para o cais - Terminal de Passageiros, terminal misto ou lá o que é, ou o que vai ser. Não sei se tem alguma coisa a ver, mas Lisboa, na zona da ponte do Tejo, Alcantara, cheira à merda. E Muito.
Muitissimo será o termo. Alguém sujou-se por aí.....
A Fred Olsen Lines vai retirar o navio em Outubro deste ano, e já tem no seu site o que serão os ultimos dias deste navio:
" ..Black Prince’s Farewell Season will begin on 9th September 2009 with a ten night Around the UK
cruise from Liverpool, then a three night mini cruise from Liverpool to Southampton.
The season continues with a 10 night Historic Home Ports cruise from Southampton back
to Southampton; followed by her final cruise of 14 nights to the Canary Islands.
The ship returns to Southampton on Friday 16th October, 2009. "
O FORTE DA TRAFARIA E OS TRÊS BURACOS
Decididamente, existem épocas, edificios, eras e possivelmente gentes que não suscitam particular interesse.
Os buracos do Forte da Trafaria, e o forte em si, não deveriam estar na categoria acima. Por muitas e variadissimas razões.
Se estivesse coberto de terra, haveria já uma legião de escavadores, a gastar fortunas dos nossos impostos, num afã de descoberta. A porra é que está à vista!!!
Começou como bateria de fogo rasante, que protegia o Tejo. Parte dele,entenda-se! Porque desde a foz até aqui, a rapaziada levava porrada que até criava bicho!!! Se se estava de bem com a França, vinham os Ingleses e partiam a loiça toda. Se por outro lado, era a Inglaterra com que se acasalava, então eram os franceses a armar ao pimpolho.No intervalo tinham os argelinos aqui o seu ATL predilecto. Os espanhóis, por força das ciscunstancias, já eram da casa. Zangas de familia, dizia-se.
Escusado será dizer, que os que levavam na corneta eram sempre os mesmo.
PALMALI VOYAGER
Dia 17, a chegar, com a luz das 9 da noite.
Pelas dimensões, é um belo de um salpicão....
Year Built: 2004, Volvogrado. ( cá me parecia)
L: 140 m
B: 17 M
DeadWeight: 6970 t
Speed recorded (Max / Average): 9.3 / 8.5 knots
Flag: Malta [MT]
Call Sign: 9HXP7
IMO: 9324801
MMSI: 215695000
Do Bósforo, para o mundo
segunda-feira, agosto 17
EURO SNOW
E prontos!!
Oficialmente acabaram-se as " nódoas "nas fotografias.
Possivelmente tambem vão acabar as fotografias a subir e a descer.... Lá se vai a minha teoria da velocidade da rotação da terra, etc, etc....
E estou de volta. Back in business.....
Vessel's Details
Ship Type Cargo
Year Built: 2002
Length x Breadth: 133 m X 20 m
DeadWeight: 8000 t
Speed recorded (Max / Average): 18.5 / 16.3 knots
Flag: United Kingdom [UK]
Call Sign: VQGH9
IMO: 9244207
MMSI: 235613000
NAVAL RIA
AVEIRO - CHEGADA
Subscrever:
Mensagens (Atom)