sexta-feira, junho 26
AFONSO CERQUEIRA
O NRP AFONSO CERQUEIRA, corveta da classe Batista de Andrade, a chegar a Lisboa
As corvetas são navios de escolta ou de patrulha, com deslocamentos que vão das 500 às 2000 toneladas.
As corvetas aparecem na Marinha Portuguesa, no início do séc. 19 por reclassificação das fragatas mais pequenas.
Deslocamento 1380t
Comprimento 85m
Boca máxima 10,3m
Calado 3,3m
Pontal 6,20m
Altura do mastro 22m
Velocidade Máx 22nós
Propulsão
2 Motores OEW Pielstick 12 Pc2.2 V 400 Diesel 12.000hp
Armamento e sensores
1 peça de 100mm Creusot-Loire
2 peças Bofors de 40mm/70
1 radar de navegação KH5000 Nucleus
1 radar de navegação Racal Decca RM 316P
Guarnição
Oficiais 7
Sargentos 14
Praças 51
ACABADINHO DE CHEGAR
Foi incorporado à Marinha do Brasil, no dia 21 de maio, em Falmouth, U.K., o Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) “Almirante Saboia”, em cerimónia presidida pelo Subchefe de Organização e Assuntos Marítimos do Comando de Operações Navais, Contra-Almirante Rodolfo Henrique de Saboia.
CARACTERÍSTICAS
Deslocamento máximo 6.700 t
Comprimento 137,50 m
Boca 18,30 m
Calado 4,80 m
Raio de ação: 9.200 Mn a 15 nós
Velocidade (cruzeiro/máxima.): 14/16 nós
Propulsão: 2 MCP Wartisila diesel Bow-Thruster
Armamento: 2 metralhadoras 20mm Gamb-O1Tripulação: 150 militares
quinta-feira, junho 25
O LEÃO HOLANDÊS
NILEDUTCH em Lisboa
NEM SEMPRE É A MELHOR DAS ESCOLHAS
25 DE JUNHO 2009
Creio que será uma Première, esta imagem do "ZÉZITO".
Uma força do Rio.
Número IMO - 2223555
Porto de Registo - Lisboa
Arqueação Bruta - 16,06 t
Arqueação Líquida - 4,82 T
Comprimento fora a fora - 11,22 m
Boca - 3,26 m
Pontal - 1,36 m
Calado - 2,20 m
Máquina Principal - 1 motor Diesel Cummins 190 bhp a 1800 rpm
Força de tracção máxima - 4 t
Em missão de soberania, na fronteira com o Grande Sul, a nossa Unidade de Auxilio de Marinha 122.
quarta-feira, junho 24
segunda-feira, junho 22
domingo, junho 7
ESTRAFEGO
Já se trazia cerca de 850 milhas de navego, neste periplo
Devidamente identificados, lá entramos na Zona de Acompanhamento do Trafego Maritimo, na nossa costa, a cargo da Nossa " ROCA CONTROL
Algum tempo depois, era ouvir o anuncio do nosso transporte, e ver os navios nas suas lanes a evitar cruzar a nossa proa.
Foram fantasticos, lá do R.C.
Bom homem.
Pouco vento, e muito motor. Estas barcoletas têem uns 100 cavalitos , lá por baixo, para estes dias.
INTERVALO
".....
A economia portuguesa falhou a sua entrada no padrão de modernização da globalização competitiva, como já tinha falhado o seu programa de ajustamento do seu modelo de desenvolvimento associado com a integração na União Europeia (então designada como Comunidade Económica Europeia), não aproveitando as oportunidades oferecidas pelos recursos transferidos como fundos comunitários e o alargamento do mercado de referência dentro das condições da liberdade de circulação.
......
Não é justificável atribuir a explicação desta discrepância a protagonistas políticos específicos, pois todos os que têm exercido funções de decisão, apesar das suas diferenças de estilos, de conhecimentos próprios e de posições políticas ou analíticas, acabam por produzir a mesma distância entre o que programam e o que concretizam. E nem sequer se poderá circunscrever esta avaliação do que é anómalo aos protagonistas políticos, porque tanto no campo económico ou no campo cultural, como nos debates desenvolvidos na sociedade, não aparecem, em tempo útil, vozes discordantes que alertem para a possibilidade de se voltar a encontrar uma distância irrecuperável entre o que se anuncia (e se aceita como sendo possível) e o que se concretiza (para depois se lamentar esse fracasso, como se não houvesse memória das idênticas
lamentações anteriores).
....".
IN HYPERCLUSTER das economias do mar.
Ainda não li tudo. É uma tarefa ardua. Mas acredito que escrever este relatorio terá sido ainda mais dificil.
Culpabilizar tudo e todos e desculpabilizar todos não é para todos....
Hoje, talvez o bom POVO PORTUGUÊS tenha dado uma lição a muitos.
sexta-feira, junho 5
O ACRESCENTO
quarta-feira, junho 3
A PEGA - PARTE 2
A aproximação é lenta por natureza. A capacidade de manobra destes rebocadores, vai alem do imaginavel....
Antes de se passar a retenida - mensageira do enorme cabo e correntes, que vão servir para o reboque.
terça-feira, junho 2
A PEGA - PARTE 1
Alguns momentos ( breves) antes da emoção da dita pega; O Chefe Luís perscruta o horizonte à procura dos piratas dos Iémens e Correlativos.
A Capitoa Dulce, O Sr. João Augusto, O Sr. Jaime, e as Costas do Chefe Luís.
A tensão dos últimos momentos, bem visível
A preparação do guincho da popa
Aqui fizemos notar ao Jaime que o capacete tinha caído, e não fosse algum avião(??) cair-lhe em cima, era melhor colocá-lo de novo.
A prova que o sexo fraco afinal não o é!!! Nesta imagem, a Capitoa Dulce a agarrar nas 2100 toneladas do EE Enterprise, e a puxá - lo mais para o lado!!!!
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