quarta-feira, maio 23

ALTO E PÁRA O BAILE!!!!

Dei de caras, na SIC e ontem, com um programa que falava de Alcantara, de combóios, de moradores, de barulho, e de como essa mistura não estava a funcionar bem.; aliás, não funcionava. Já teve honras de duas reportagens, pelo que vi e ouvi. Também as queixas são enormes e bastas.As reportagens mostram o barulho, combóios a mexer e o desespero dos moradores. E agora perguntam-me vocês, o que é que temos a ver com isto?? Ou tenho eu a ver?? Vá perguntem. Pois bem, eu respondo: Estes combóios, tão bonitinhos, são os combóios que manobram naquelas linhas do estado novo ( quando o combóio era para se ver) , para trás e para a frente, diante das traseiras dos bares da denominada zona das “ DOCAS” , carregados de contentores; Entopem a estrada, e desentopem os ouvidos dos moradores:. Pelo que vi, NINGUÉM referiu a vontade da APL em aumentar a capacidade de parque para os contentores, na região de Alcantara, com destaque para a parte sul da doca do espanhol. Depois, bom, depois, será o combóio à noite e os camions de dia, a encher tudo e todos, com os inevitáveis acidentes. A APL é uma entidade no minimo estranha: Contenta-se com escalas de paquetes, para destinos mais exoticos, em vez de ser destino de bens e pessoas. A sua politica fez de Lisboa um dos portos mais caros da Europa, (à semelhança dos outros portos nacionais, onde a cartelização funciona), desviando milhões de toneladas para portos dos nossos vizinhos. Até o desgraçado peixe é descarregado em VIGO, em vez de o ser em Aveiro, Leixões ou Viana.

segunda-feira, maio 21

CUTTY SARK

Não acredito que alguma vez volte a ser a mesma.... O incendio tramou-a, e o trabalho dos bombeiros fez o resto.... Rerirado da net, da NBC news.

A ULTRAPASSAGENS

Estas regatas de altura ( à espanhola) são sempre muito bonitas; Normalmente duras, mas de uma beleza .....
A malta do rio não sabe o que perde!!! E é pena.

A VISTAS

Foi razoávelmente assim; up & down; E sem fim à vista, o quwe era um martirio. Os rojões mal davam para o Afonso!!!!

ENJOADO

A verdade, verdadinha, é que estive o dia todo entre as 9 e as 10, sempre meio (?) enjoado! E naõ há muitas fotografias .

O ZURK

TROFEU ACEBA -

Creio que era o nome da " corrida "; Devia haver mais.

sábado, maio 19

PARQUE TÉCNICO DE BELÉM

Em frente às instalações do Sr. Paulo Pereira, este torreão (?) para abastecimento de água, é o unico para dezenas de barcos; O aspecto diz tudo....
Pagamos claro, para isto.

INAUGURAÇÂO

Com a pompa e solenidade que a ocasião requeria, fez-se na quinta feira pretérita o bota a baixo da embarcação BLUE MOON I, em Belém; Ao acto , não compareceram S. EXAS. o Presidente da Repúblia, S. Exa. o Primeiro Ministro, e S.Exa. o Presidente da Camara Municipal de Lisboa.

A VER NAVIOS

É tãsimples, não é?? Tinha-me esquecido. Não saem com facilidade, e dão um jeitão; O meu contador do molinete partiu uma pá, e os metros são agora de 1,65, talvez

ASPIRAÇÃO

Aspirará a mais, mas para já, dá água ao motor; ALFREEEEDO VITORINO: Toma bem notra do sitio onde isto está, para quando lá fores abaixo, não me pregares cagaços.... Ouviste???

quinta-feira, maio 17

A TERCEIRA VIA

Nunca a encontrámos; Foi sem parar e a doer: No Veronique, vomitava-se e calava-se o estomago logo de seguida com uns rojõeszitos.
Que estavam de estalo. Um pouco salgaditos para a minha pressão, mas la foram... O Afonso jurou acabar com eles até Aveiro.... Confidenciava-me o JFMV : O teu filho é uma frieira!!!!!!
Tenho de agradecer ao João Veiga o convite e a cama da proa, ( autentico palacio acolchoado) ao Quirino a pachorra para nos aturar, e ao resto a boa vontade e a genuína alegria com que somos SEMPRE recebidos; Assim que me deixarem, passo à qualidade de sócio da AVELA. Mesmo com os galos!
Adorei o mar e como se viveu.

FINALMENTE - a ceia

Era por isto que todos lutaram; por uma lauta e fausta mesa; E não é que estava??? Do melhor, meus amigos; Ponham os olhos nisto, os senhores.

DA PÓVOA A AVEIRO ( SEM PARAR)

As regatas lá para os lados de Aveiro, na A.M.I. ( área metropolitana de Ilhavo) ( pelo menos as que fiz) têm outro sabor: A leitão, a bacalhau albardado - bem - a cerveja e a bons vinhos; Parece que o dinheiro é bem aplicado. Por cá, pagam- se 20 € por uns folhados e um manjerico de má cara a servir; Lá, com o mesmo , come-se durante 3 dias.... Não se pode mandá-los embora???? ------------------------------------------------------------------------------------------------- Mas eu venho falar é de jantares ( ceias) arregatados; Pois é, vê-se de tudo; E com fartura. Calmarias pela manhã, onde só o Delmar Conde conseguia andar ( O homem não há-de caber em si de contente: Agora os filhos vão para os 49's, defrontar-se com os melhores dos melhores), e mesmo assim com dificuldade. Passou por nós de aflitos. O motor ainda tinha umas rotaçõeszitas para dar, mas o João Veiga decidiu não abusar da sorte ( parecia mal!!!). Ventos de 20 nózes, da proa, que não é muito, mas chega para em conjunto com uma vaga de 3 metros, deitar tudo em fanicos; Viu-se a vaga do largo e depois a vaga do vento, com alguma separação. Aprendizagem forçada, para alguns. Muitas barcoletas, o que fez da prova uma festança: Os nuestros amigos decidiram-se por contingentar a vaga espanhola: só admitiram 60 barquitos; E falamos da GALIZA....
Ponham os olhos nisto, antes de irem embora....
As desistências foram mais que muitas, e por todos os motivos: desde as tradicionais avarias no leme e aparelho, até à já nada convencional falta de gasóleo!! É isto. Ouviu-se às tantas, no VHF que fulano de tal, ia desistir por falta de gasóleo....Isto numa regata!!! E não foi o ZURC!!!!

quinta-feira, maio 10

CABO NO HÉLICE

Neste caso, ou a nobre arte de encher chouriços.....

O REI DOS MARES

Este é a silhueta que reinou durante muitissimos anos, quer com Franceses e Ingleses, quer com os Portuguesíssimos marinheiros, que fizeram da marinharia e da navegação uma verdadeira arte. Bem hajam todos os que de alguma forma, contribuíram para o seu reconhecimento.

quarta-feira, maio 9

OS FABRICOS

Leme de fora, para se coçar....
Para isso , fundeado com 5 quarteladas ao lume d' água....

CABO NO HÉLICE

O terror dos navegantes de agora, mesmo os veleiros..... sempre com a genoa 12 a girar.... Apanhei este cabo em Belém, na zona tècnica (?) do Porto de Lisboa.

domingo, maio 6

DESASSOSSEGO

Nestes dias de " barco em seco", não há rio que me sacie.
Amanhã começam finalmente os fabricos.
Até lá.

quarta-feira, maio 2

SANTA APOLONIA

O futuro ex-terminal de passageiros de Santa Apolonia, que dará lugar ao o futuro ( ex??) grande terminal de contentores de Santa Apolonia, só tendo para isso que alterar a localização da estação terminal da CP, para Arronches, permitindo assim o estacionamentos de mais contentores. Este facto vai permitir a Lisboa ser a primeiríssima cidade capital com rio, Alfama e Museu Militar, a implantar tal projecto; Sabemos que Madrid perdeu para Lisboa tal plataforma, pela ausência de Alfama. Será criada uma subsidiaria da EMEL, que controlará o estacionamento dos contentores, sendo para isso também criados de novo e pela primeira vez na Europa, quiçá em Portugal ,( Alô Veiguinha) o terminal de pagamento contentímetro, permitindo assim um encaixe importante nas depauperadas finanças da EMEL e APL, ao controlar ao minuto as estadias dos contentores.

CREOULEIROS , ..... DE PÉ !

A singular beleza dos navios de ha 50 anitos, aqui em contraste com o que se faz hoje.
Nem sequer é possivel comparar, tal é o " desnivel" das concepções...
Vai formoso e vai seguro.
Eu vinha do Estadio Nacional ( sou chauffeur de um conhecidíssimo apanha-bolas no Estoril Open), que por acaso é na Cruz Quebrada, e que para o ano será em Espanha. Olé!!
Ele ia para qualquer lado; Pena não o ver com a vestimenta branca.
O dia também está assim a modos que " ranhoso", e as fotografias ressemtem-se. Tenho de falar com o Eugénio sobre isto .

terça-feira, maio 1

ESCADA DO PILOTO

Temos profissionais do melhor " breed"no sector da pilotagem. Temos um " retardo" que possivelmente nos será fatal, um dia.
Vivemos muito do " Nacional Porreirismo", e tapamos o Sol com a peneira.
Somos LAXISTA por natureza; É um dos males dos marinheiros. E é contra isso que falo.
E o rádio faz falta, sim senhor, é a companhia e consolo das longas noites e dias de solidão. Os weather fax só há muito pouco tempo é que estão EFECTIVOS , por aqui.
A marina de Cascais nem quero pensar nela!!!! Começaram mal, continuaram pior, e vão acabar pésisimamente.
Sabem que , para conseguir " atracantes" lá para o sitio, foi proposto ao Porto de Lisboa a subida das tarifas, para valores próximos dos deles????
Pelo menos é o que se fala por aí, à boca piquena. Não que me recorde de quem me disse, longe disso!!
Sr. Piloto Martins, obrigado pela sua resposta. Saberá que nunca se pretendeu atacar o brio e o zelo dos nossos pilotos. Tudo o resto, é, como disse discutir o sexo dos anjos. Mas acredite, quando vi, pela primeira vez, ferroviários a governar e a atracar os navios nas docas ( imensas, e com centens, senão milhares de navios) , fiquei chocado; Também não via um maquinista da CP do Estoril, a largar o comboio em Cascais e a pilotar um qualquer navio barra dentro!!!!
É contra isso que temos de levantar a voz. Lembre-se do passado recente.
E um bom exercicio que proponho para nós:
Encontrar, nos ultimos 200 ou 100 anos os acidentes para E e para W do torreão do VTS. Vamos a isso??