quarta-feira, junho 4

LEME DE VENTO

Apesar dos avanços que vamos tendo, no capitulo dos pilotos automáticos, todos os sistemas têm a ver com energia, ou no caso dos veleiros, a falta dela. Os pilotos hidráulicos ou eléctricos, possantes , " comem" sempre uns 7 amp/hora, facilmente, tornando impraticável a um pequeno veleiro, os devaneios prolongados no mar. Pelo menos sem o homem do leme, sempre atento e molhado, e olhar resignado, àquela "chatice". Estes pilotos de vento ou lemes de vento, são aparelhos simples e ao mesmo tempo fascinantes. Até o seu principio não é fácil de apreender, até ao dia...Estes bonecos permitem fazer um piloto em casa, para experimentar no barco. Quem quer arriscar?? Na net há toda a informação necessária.

6 comentários:

Anónimo disse...

Isto é muito complicado para mim.
Não percebi nada.

Raquel Sabino Pereira disse...

Que interessante!!!

Clube Europeu ESJAL disse...

Comandante! Interrompo a minhas visitas mudas para lhe comunicar que, mesmo com legendas em inglês, este post é MUITA ESTRANHO. "Um susto" para a maioria das mulheres que não são sailor girls. Shop girls, vá!

Jose Angelo Gomes disse...

Também não será tanto.Aquilo mexe, logo....
Prazer em vê-la por cá.

Clube Europeu ESJAL disse...

Pois. Pois. Alguém cantava assim: mexe e remexe. Olhe não sei. Mas era um pimba qualquer

Unknown disse...

Muito útil é o leme de vento. Pretendo construir um destes para o veleiro que estou construindo, um catamaram tipo tiki 26.
meu link barcotiki.blogspot.com.br

Miguel N.