quinta-feira, maio 31

A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR

Não são os mais representativos; Tão pouco foram seleccionados pela vetustez, tamnho ou cor; Foram os 9 primeiros da minha lista, que todos vós também terão. Uma nação pequena, como a nossa, via-se e desejava-se para ter pessoal para os navios, de tantos eles serem. Um pouco à semelhança de agora, que também não temos pessoal de mar....

9 comentários:

Julio Quirino disse...

Já não me lembro como se tira a word verification...aceitam-se sugestões!

garina do mar disse...

e as legendas? falam por aí numa lista... ou estão a fazer caixinha pra nós os que não andámos na navegação profissional não percebermos nada?

Jose Angelo Gomes disse...

A lista que se refere, é o conjunto das fotografias, que vamos guardando : O nosso baú!
Nada de mais.E não se faz caixinha! Quem vem de outras áreas que não das marinhas, é mais apreciada (o), por razões obvias e que fazem bem à alma.

Jose Angelo Gomes disse...

A word Verificatio: Dashboard, settings, e comments; Cá em baixo, retiras a W.V.
XAU

Jose Angelo Gomes disse...

J.Q. Quarta, pelas 2330, se o jantar o permitir, devo suspender de Cascais e seguir para Norte.
Alternativa será descer o rio com a maré, lá para as 8 ou 9 horas PM.

Diz alguma coisa

garina do mar disse...

eu percebi o que era a lista... mas fiquei sem saber que navios tão lindos são estes ;(

garina do mar disse...

depois de "trabalhosa" (e diga-se, ajudada) investigação ;)
"descobri" que da "minha lista" só cá está um... (os outros devem estar nos segundos 9!!)
quando escalava(m) a Beira, havia grandes festas a bordo (nunca fui, só vi fotos) com gente toda muito chique!! traziam-me umas caixinhas de rebuçados "butter scotch" e no dia da partida íamos até ao cais lançar serpentinas...
neste que aqui está ainda dormi quando coitadinho estava "engavetado" em Sines, de "nariz" para terra como que envergonhado (nem a dignidade de o porem a sonhar com o mar lhe deram nessa altura)..

LUIS MIGUEL CORREIA disse...

Os postais de navios aqui representados são: (da esquerda para a direita, e de cima para baixo)

n/m AMBOIM: navio de carga de 9.000 TDW da Companhia Colonial de Navegação, construído na Escócia em 1948 e naufragado em Cascais em 1974.

Paquete ANGOLA (ou MOÇAMBIQUE) : Navios de passageiros de 13.000 TAB e 18 nós de velocidade construidos no Reino Unido em 1948-49 para a Companhia Nacional de Navegação, destinaram-se à carreira da África Oriental, tendo o Moçambique sido desmantelado na Formosa em 1972 e o Angola na mesma ilha da China em 1974. A CNN editava os postais dos navios com a mesma imagem, apenas o nome no casco era alterado.

- ANGRA DO HEROÍSMO : navio de passageiros da Empresa Insulana de Navegação, de 10.000 TAB e 323 pax, que fez a carreira da Madeira e Açores de Julho de 1966 a Outubro de 1973. Ex- ISRAEL construído em Hamburgo em 1955. Desmantelado em Espanha em 1974.

- n/m BENGUELA: navio de carga de 9.000TDW da Colonial. Construído na Suécia em 1946, foi o primeiro navio a chegar a Portugal ao abrigo do DESPACHO 100. Foi o primeiro cargueiro portuguÊS com o casco integralmente soldado.

- Paquete FUNCHAL de 1961: nas cores originais da Empresa Insulana de Navegação, para quem foi construído na Dinamarca em 1961. É o único destes navios ainda em serviço.

n/m GANDA: cargueiro da CCN gémeo do AMBOIM.

- Paquete IMPÉRIO: navio de passageiros de 13.000 TAB construído no Clyde em 1948 para a Colonial. Fazia a carreira da África Oriental, com o seu irmão gémeo PÁTRIA de 1947 e os rivais ANGOLA e mOÇAMBIQUE da Nacional. Vendido para sucata em 1974.

- Paquete INDIA ou TIMOR: a CNN editou a mesma gravura como postal dos paquetes INDIA e TIMOR, construídos em Sunderland em 1951 para a carreira do Extremo Oriente. Estes navios foram vendidos em 1970 e 1974 para a companhia Guan Guan Shipping de Singapura e acabaram a fazer carreiras entre Singapura e a rp cHINA. o iNDIA FOI DESmantelado em 1977 e o TIMOR em 1984.

Paquete INFANTE DOM HENRIQUE: construído em Antuérpia para a CCN, em 1961, foi o maior dos navios de passageiros portugueses. Navegou até 1976, e foi depois utilizado como alojamento em Sines de 1977 a 1986. Comprado pelo armador George Potamianos, foi transformado no paquete VASCO DA GAMA, nome com que navegou de 1988 a 1995. Em 1995 passou a chamar-se SEAWIND CROWN. Foi desmantelado na China em 2004, cheio de obras de arte originais portuguesas a bordo, que se perderam.

garina do mar disse...

o Blue Moon I está a ficar moderníssimo!! contratou um serviço de legendagem?