Blog da Barcoleta BLUE MOON I, dos seus acontecimentos e da sua tripulação;Também vai servir de Repositório Nacional do Receituário Culinário Embarcado , RNRCE, com a colaboração de todos , espera-se .
segunda-feira, março 19
COSTA NOVA DO PRADO
Desertas, vougas, caçadeiras, moliceiros, tudo cabe nesta romaria.
Nem sei como devo começar a comentar estas fotos. Só sei que o sr. BM me passou a perna. 1ª - O "Desertas" a começar a entrar no canal de navegação. Grande trabalho de engenharia. Hoje e depois das dragagens feitas no canal de Mira recentemente, ainda podemos navegar graças ao canal que abriram para o navio passar. Tenho um livro sobre toda a história do "Desertas", desde o seu encalhe até o repôr a navegar. Ofereceu-mo o sr. cpt. Manuel Craveiro Guerra.
BM: F. 2ª - A Costa Nova a Sul, junto ao mercado velho, no dia da Festa da Senhora da Saúde(último fim de semana de Setembro). Lembras-te de puto, numa lingueta que havia em frente ao mercado com bateiras e barcos moliceiros aí atracados a venderem melões? Esta imagem é nesse local, mas muito anterior à nossa meninice.
Cont. do coment. anterior: As bateiras encalhadas na areia e uma regata de moliceiros. Olha a quantidade de moliceiros e os que há hoje. É regata, porque nenhum leva moliço e estão a várias proas. Penso ter sido a regata da Senhora da Saúde, que muitos anos mais tarde o CVCN recuperou com os poucos moliceiros que existem. Agora tenho mais que fazer, later comento as outras. Abr.
Os Moliceiros de hoje são mantidos para "turistas verem" e pertencem, muitos deles, a associações náuticas. Nós temos um, o POPA. Já não fazem a faina do Moliço. Nas terras da Murtosa ainda há alguns particulares, mas creio que também não fazem marés. Das bateiras brancas encalhadas, uma delas podia bem ser a de Papai, branquinha e de nome Matilde, com que iamos às coroas aos burriés, e à bruxa ao champarrion(papai) e à buçaco (moi meme) Pois.
Mariners are advised that text and photos are the sole property of Blue Moon I. Any use of these pictures and or text without the express permission of the Blue Moon I, is forbidden.
AVISO AOS NAVEGANTES
Avisa-se toda a navegação neste blog que texto e fotografias são propriedade do Blue Moon I, excepto com indicação contrária . Fica restringido o seu uso sem permissão.
6 comentários:
memórias lindas..
quem inventou a fotografia foi de facto um génio!!
Nem sei como devo começar a comentar estas fotos. Só sei que o sr. BM me passou a perna.
1ª - O "Desertas" a começar a entrar no canal de navegação. Grande trabalho de engenharia. Hoje e depois das dragagens feitas no canal de Mira recentemente, ainda podemos navegar graças ao canal que abriram para o navio passar.
Tenho um livro sobre toda a história do "Desertas", desde o seu encalhe até o repôr a navegar.
Ofereceu-mo o sr. cpt. Manuel Craveiro Guerra.
BM:
F. 2ª - A Costa Nova a Sul, junto ao mercado velho, no dia da Festa da Senhora da Saúde(último fim de semana de Setembro).
Lembras-te de puto, numa lingueta que havia em frente ao mercado com bateiras e barcos moliceiros aí atracados a venderem melões?
Esta imagem é nesse local, mas muito anterior à nossa meninice.
BM:
F. 3ª - O "Bico", o celebre "bico" onde a ganaipada aprendia a nadar, emfrente ao parque infantil e ao ring.Podes ver miúdos na água.
Cont. do coment. anterior:
As bateiras encalhadas na areia e uma regata de moliceiros. Olha a quantidade de moliceiros e os que há hoje. É regata, porque nenhum leva moliço e estão a várias proas.
Penso ter sido a regata da Senhora da Saúde, que muitos anos mais tarde o CVCN recuperou com os poucos moliceiros que existem.
Agora tenho mais que fazer, later comento as outras.
Abr.
Os Moliceiros de hoje são mantidos para "turistas verem" e pertencem, muitos deles, a associações náuticas. Nós temos um, o POPA.
Já não fazem a faina do Moliço.
Nas terras da Murtosa ainda há alguns particulares, mas creio que também não fazem marés.
Das bateiras brancas encalhadas, uma delas podia bem ser a de Papai, branquinha e de nome Matilde, com que iamos às coroas aos burriés, e à bruxa ao champarrion(papai) e à buçaco (moi meme)
Pois.
Enviar um comentário