Todo escavacado, Na BOCA DO INFERNO da Cornualha, ali logo a seguir à ria de Aveiro, em Ilhavo,um tudo nada acima, para quem vem de baixo....
Encalhou na noite de 12/13 Março de 1989.
Foi assistido pelo SALVA VIDAS de Padstow, que por isso foi agraciado. Também agraciados foram os tripulantes do Helicoptero que assisiram e salvaram a tripulação do navio.
Esta Estação Salva Vidas, já em 1908 tinha sido agraciada pelo governo Português, com a quantia de £10,00, por ter assistido à tripulação da barca Europa, do porto do Porto, e assim salvo 7 tripulantes.
Hell's Mouth fica entre Godrevy and Portreath na parte Norte da Cornwall, que como sabemos é o muro dos.... ; ou do milho.
4 comentários:
Esta fotografia mexeu comigo.
O "Secil Japão" fazia parte de uma série de 10 navios construidos no Japão e fretados A "AFSER" (African Services) na Dinamarca, representante da Secil Marítima U.E.E. (Unidadde Económica Estatal) com sede em Luanda.
Fui para a Secil em 1989, pouco depois de este acidente ter acontecido.Este acidente estava bem na presença de todos. O navio ia carregado de sal para Inglaterra. As tampas dos porões eram pontões à moda antiga, cobertas com duas tropolinas (encerados) por cima em que se passavam sobre cada pontão, fixadas à braçola, para que as tampas em caso de mau tempo não saltassem.
O navio não tinha essas barras colocadas, as tampas saltaram, a água do mar alagou o porão e depois foi o que se vê na imagem.
Dos 16 tripulantes, 15 foram salvos por helicoptro. O 16º, o 2º piloto ao ser içado pelo heli, o cabo partiu e o pobre caiu ao mar, falecendo.
Eis o que sei deste navio.
Andei no "Secil Congo" gêmeo deste.
João, isto contigo " a banhos" é um deserto....
Cargas baratitas, não era?? Sal... Mixuruca. Também carreguei muito, de IBIZA para o Sul de Inglaterra; Viagens fantásticas...
Também o uso de TROPOLINAS, em vez de TARPAULINGS; APURTEGUESAMENTOS.
Assim nasce a nossa linguagem.
Abraços
Eram cargas que normalmente se faziam, para pelo menos pagar o combustível. Estes navios andavam no "trumping". No Norte da Europa angariavam-se cargas de maior valor para África. Sobretudo trigo carregado em Ruen (França), ou farinha de trigo de 1ªqualidade para pão. Estes navios eram graneleiros e madeireiros.
Com trigo a granel carregavam cerca de 4.300 toneladas.
De regresso de Angola para o Norte carregavem, bagaço de amendoim na Costa do Marfim ou Senegal para Inglaterra ou toros de madeira para a Alemanha.
Podiam com uma barda de toros no convés de cerca de 600 tons.
Também me lembro deste acidente. Ia sugerir alterar o nome no título para SECIL, que o nosso amigo A VER NAVIOS confirma nos seus comentários...
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