terça-feira, janeiro 31

A BELÉM EM MARSELHA

De um companheiro, atento às andanças deste espaço ,veio esta bonita imagem da Belém, barca Francesa, construida em Nantes em 1896, já em aço,para o tráfego da America do Sul e Central.

Para felicidade de muitos, franceses e outros que amantes do mar , esta barca navega em perfeitas condições ( à "dessemelhança " da nossa D. Fernando e Glória ) e tem nos seus 55 metros de comprimento , a que se somam 7 metros de gurupés, 22 velas, prefazendo 1.200 m2 de roupinha em cima; São navios belíssimos a navegar; Já atingiam facilmente os 10 nós, que não é mais do que a velocidade que a grande maioria dos navios hoje usa. A nossa D. Fernando, apesar das más lingua dizerem que foi desenhada depois de um lauto almoçarete, fazendo dela uma charrua a navegar, é espantosamente bonita, e por ter sido desenhada e construída por portugueses, ( na diáspora, como agora se diz...) devia ter uns mastritos com esse nome, e navegar com as nossas cores, por esse mar fora, também a fazer jus à belissima reconstrução que sofreu em Aveiro .O CREOULA não chega..... e só conta uma parte da nossa história!

É claro que com cabeças como as de hoje, em lugares potencialmente perigosos, a querer apagar o nosso património em prol de uns metros quadrados de estacionamento de contentores, será muito dificil fazer vingar a ideia de que o mar, que já foi o nosso sustento e veículo primeiro na afirmação de Portugal, terá de o ser novamente, sob pena de não acabar o jogo com o equipamento todo.....

Agradeço também a mensagem deste amigo, que presumo esteja também ele fora. Bem haja.

1 comentário:

Cabo Carvoeiro disse...

E verdade, uma nação é como um ser humano, "se é que os politicos o são " se perde a memoria deixa de existir , é como uma casa, a memoria representa os alicerces quanto mais profundos mais resistente ela é, sem eles o prédio mais cedo ou mais tarde acaba por se desmoronar.