domingo, outubro 2

O CAPITÃO FERREIRA

Encontrei esta fotogtrafia, que me foi oferecida em tamanho gigante pelo amigo Arsénio Nunes, também ele com um pézito sempre dentro de água.
Este navio(zinho) comportava 54 pescadores, 2 oficiais de ponte onde se incluia o Capitão, 6 homens na máquina , 3 cozinheiros, 3 moços , um empregado de messe, carinhosamente o gamelas CALDAS ( uma jóia) 1 enfermeiro e um cão ; A todos era requerido uma boa dose de insanidade mental : A uns mais que a outros, mas a vontade era tamanha, que só uma vez me recordo de ter descarregado um motorista em St. John's NFLD, após 23 dias de viagem entre Alicante e o dito porto do canadá; 23 dias que o senhor em questão passou deitado a vomitar e a chorar o que tinha e o que não tinha.....
Se me conseguirem dizer ( adivinhar) onde cabia esta malta toda.....
Para que nunca me esqueça, deixem-me que lhes diga que não havia uma única escada com esse nome no navio; Todas elas eram uns ferros na perpendicular...... Durante a faina da pesca e a navegar , o cão subia-as todas - na horizontal ou quase...... E não era artista de circo .... as escadas é que se deitavam , como tudo o resto; E assim o cao passeava por todo o navio!

3 comentários:

Anónimo disse...

Meu caro comandante, faz-me um favor: quando meteres fotos no teu blog, mete-as sem acentuacoes e sem caracteres especiais. è que se a gente quiser fazer uma copis deles... nao consegue, pelo menos eu nao consigo. Um abração

Anónimo disse...

Cesculpa a corecção:
O navio tinha 7 escadas normais:
Duas por ambos os bordos do castelo da pro para o convés principal, mais duas do espardeque para o convés principal, mais duas do convés superior para as asas da ponte e mais uma à popa de acesso aos alojamentos dos maquinistas e casa da máquina.
O Xávega

Jose Angelo Gomes disse...

Só hoje reparei: Chama escadas normais ao que havia no Cap. Ferreira ??
São 7, sim senhor, mas tudo menos normais....