quinta-feira, abril 15
domingo, abril 4
WIND SURF
O WIND SURF pertence à categoria de navios que não existem. É um navio a motores, como podemos ver numa das fotografias abaixo na saída da chaminé, mas também tem velas, que lhe deverão dar uns 2 ou 3 nós A MAIS, poupando energia, somente. Mas é interessante o conceito. Descomplicando é um navio com 5 estais e uma mezena, pois com 5 mastros deverá ser: Traquete, contra traquete, grande, contra mezena e mezena. Veremos se não erro.
A luz da manhã ajuda muitissimo ao trabalho.
Pormenor do enrolador hidraulico de um dos estais( são 5).
O mastro da mezena, também com enrolador, e com a vela enrolada.
As saídas da vela grande.
Interessante, esta cultura. Como o navio vem das caraíbas, temos moluscos caraí... não sei dizer..... carabaíneiros??Vamos ter as nossas moluscas e os nossos moluscos com parceiro .s novos, abençoados no Tejo. Ganda Páscoa, para o(a)s tipa(o)s Virão cheios de erva e rastas???
E a decencia feita marinheira. É a primeirissima vez que vejo um tripulante de colete, ainda que não completamente colocado.... De barrete, ( capacete) vejo muitos.
sábado, abril 3
OS NAVIOS DOS AÇORES
A preparar a nova estação. Para a ATLANTICOLINE
Este é um dos navio que "faz" os Açores no verão. São 3. Conjuntamente com O ARIEL e o Hellenic WIND, o Santorini ( só me lembro dos gelados, não sei porquê), lá faz as rotas das ilhas. Decerto estudou-se bem a questão do afretamento. Ouvi dizer que se zangaram as comadres, e os ENVC ficaram com um trambolho. Aquilo por lá deve ser o ATL para a rapaziada. Só pode!
Santorini:
Número IMO - 7330040
Bandeira - Grécia
Indicativo de Chamada - SXQR
Arqueação Bruta - 4590 t
Arqueação Líquida - 1647 t
Porte Bruto - 1200 t
Ano de Construção - 1974
Construtor - Dubigeon, Nantes, Saint Nazaire, França
Comprimento fora a fora - 115,65 m
Comprimento entre perpendiculares - 108,39 m
Boca - 18,70 m
Pontal - 11,55 m
Calado - 4,60 m
Bordo Livre - 1,61 m
Armador - Hellenic Seaways, Atenas, Grécia
Velocidade - 20,5 nós
CHEZ NOUS, ON FAIT BON ......
Deve ter sido uma parodia para toda a gente. Esta fragata, a CASSARD, abasteceu também. Só o CdG não gastou nada.
sexta-feira, abril 2
O PADRINHO JOÃO E O HOHESAND
Bastante depois de fecharem a água, ei-los que se metem à estrada, no caso à água, e por esses mares vão. E o Padrinho João a ensinar o caminho
Airoso
THE FRENCH FORBIN
Com os Franceses nunca se sabe. Este navio é daqueles " sem assinatura radar", como agora se diz. STEALTH, dizem os anglo saxofónicos. Esquivos, dizemos nós, que por este andar, nunca vamos chegar a ter nenhum.
Para que treinem o francês, aqui vão os dados:CARREGUE AQUI
O senhor Forbin, como não podia deixar de ser, foi pirata e dos bons. Consta que preso pelos ingleses, conseguiu fugir numa embarcação miuda,atravessando o canal da Mancha.Coisa, pouca, nunca se aventurou pelo Mar da Palha, o Straw Sea, que só de invocado, dava direito a fraldas novas.
ESTA VIDA DE MARINHEIRO
As tripulações protegem-se como podem. Aqui, o arame a prometer algum descanso.
Os piratas, agora mais afoitos que nunca, vão romper os fundilhos.
Na outra ponta do cabo, estava UM homem. Mesmo assim, conseguiram com que o cabo caísse., malogrando a manobra. Tradição maritima????
NOVAS OPORTUNIDADES
Abriu este ano um novo curso, para todos os que querem subir na vida, como o excelente moçoilo das imagens que dão o mote.
Com o curso de Limpa Chaminés Maritimo, recentemente obtido ( fim de semana passado), ei-lo a começar a garimpar as chaminés da nossa alegria.
Por falar em alegria, sabiam que na Europa comunitaria, o numero de passageiros em cruzeiro foi de cerca de 5 milhões durante o ano de 2009?? Cresceu 74% nos ultimos 6 anos.
As coisas que esta gente sabe......
quinta-feira, abril 1
SAIDA DOMINICAL À SEXTA ( MESMO QUE PASCOALINA)
Foi a grande invasão
Uma invasão de UM
Mas a coisa compôs-se
E prontos
Toca a subir o enxoval, o vento era Oeste (?)
Ou talvez nem tanto
SEABOURN SPIRIT
O Seabourn Spirit a preparar a atracação. Note-se o helice de proa ( impulsor, thruster) a trabalhar. Este impulsor só é verdadeiramente eficaz se operado a bvelocidades reduzidas. Também muitas empresas e estaleiros subdimensionam os helices e ou os motores, resultando muitas vezes em eficácias reduzidas.
Conceito de Yacht, vida disso mesmo. Eleita muitas vezes a melhor companhia de cruzeiros em pequenos (??) navios.
Já visto e revisto, com toda a certeza, mas aqui vai mais uma vez alguns dados do navio e da companhia.
O FRAN mantem-se à espera. Com o arrefecimento global, teremos cruzeiros em Lisboa, rapidamente.
quarta-feira, março 31
SALUT LES COPAINS
Tradicionalmente, e por uma questão de feitio, andávamos sempre à porrada com Castela.
Com os franceses, só quando nos aliávamos com os ingleses, que não eram poucas as vezes. E com os Ingleses, quando a coisa corria mal com os franceses e castelhanos.
O que fazia com que Lisboa fosse visitada muitas e muitas vezes por ilustres senhores que desancavam a moirama ( o que restava dela) e os portugueses com porrada.Tudo devidamente certificado, claro.
O rei, do seu terreiro , hoje do Costa (ou de ninguém ao que parece), via tudo descansado. A guarda, pequenina e poucochinha, só dava para tomar conta do palácio, o que deixava à furia dos malandrecos toda a costa de Cascais até ao Cais do Sodré. O que era bom para o comercio, principalmente de escravos e afins.
Tivemos assim o prazer de levar porrada de Sir Francis Drake, mais que uma vez, o que quer dizer que ficámos clientes.Também o senhor Fenner, William de seu nome, cá veio molhar o pincel. E não satisfeito, ainda foi à ilha de Porto Santo acabar com a raivinha.
Haverá muitos mais. fica para outra ocasião.
O Charles de Gaulle.Sei que não parece , mas é mesmo ele.....
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