quarta-feira, dezembro 20

BALEIA EMPALADA

No navio tinha-se notado uma quebra ligeira na velocidade, sem correspondencia na máquina; continuou-se a viagem até ao porto de destino, onde, à chegada se deparou este quadro. A baleia já estaria morta há algum tempo, aquando do choque. Pesava cerca de 18 tons.
Lembro-e de um pancada forte, a bordo do Hermenegildo Capelo, durante uma viagem de Rotterdam para Cape Town, ( já não recordo em que zona do globo ) que se julga ter sido uma situação proxima desta da fotografia ; à chegada não havia avarias visiveis. Eu estava em baixo, de forma que não dei por nada; Só na rendição do quarto soube.

OLHA-M' ESTE

Creio que temos aqui a razão de haver tanta oposição aos novos submarinos.
Imagine-se isto aqui no rio????
No caso esta-se no mar Baltico.

sexta-feira, dezembro 15

O CAIS DO SODRÉ

Précurem bem, e vejam se se lembram destas imagens do cais do sodré....
E assim passamos os 10 tons ....

sexta-feira, dezembro 8

NÃO FOI CÁ

Estranhamente

SIZE MATTERS

Claro, claro que sim!

MAR DE PROA

Sem palavras....

NURAGHES E MOBY FANTASY

Para que não se pense que os acidentes maritimos são coisas do passado, estas imagens são " fresquinhas" , datando de 24 de Setembro deste ano. A ultima fotografia é do outro navio que chocou.

UNION STAR

Na noite de 19 de Dezembro de 1981, o salva vidas Solomon Browne, foi lançado na tentativa de ajudar o navio Union Star, em dificuldades com o mau tempo. Todos os tripulante do salva vidas morreram na tentativa , bem como os do Uniun Star, somando 16 vidas perdidas.O que restou do Uniun Star vê-se na fotografia.

AFUNDAMENTO

Sequencia do afundamento do navio HOLMBANK, que, após embater numa rocha, partiu-se em 2 e afundou-se , sem perda de vidas . Era
um navio pequeno, com 515 GRT. e apesar disso partiu-se em dois! Pouco usual.

quinta-feira, dezembro 7

AINDA MAIS, AINDA MAIOR

Alguns numeros:
Comprimento : 397 metros ( creio)
Boca : 62 (!) m
Calado max : 16 (!!!) metros - APL a dragar a toda a força, para o meter em Alcantara.
Teus : 15.000 - quer dizer 15 mil contentores!!!!!!!
´
Este Navio faz parte de um contingente restrito que deveria demandar o porto de Sines, imaginado e construído pela PSA ( porto de Singapura), em parceria com o estado português, que cronstruiria as acessibilidades ; O resultado está à vista. As acessibilidades é que não. E o tal navio não põe cá os pés, com os resultados desastrosos que imaginamos; O que ainda safa, é o facto de se ser um PAÍS de serviços, e portanto está tudo bem; Nunca fomos tão pobres; Nunca fomos tão imbecis!

ONDE PARAM OS OUTROS ?

É sempre a chover no molhado, mas que os acidentes acontecem com uma frequancia assustadora...
O registo da LLoyd's sopbre os contentores desaparecidos ou perdidos no mar devido a acidente , mau tempo incluído, é pornografico; Não digo mais!

segunda-feira, dezembro 4

CONGRESSO DA ENGUIA - AVEIRO 2006

Para o ano há mais
....

SALVAMENTO NO MAR

Muito mau tempo, muito vento; A barcoleta só com o panito de tempo ( não é a genoa enrolada) faz o seu rumo com muita dificuldade. Se é que de todo o faz..... Mas acabou bem; Foram salvos os 3 tripulantes.
Força 10 , não ??