sábado, outubro 17

ELES VEEM AÍ

Lá ao longe, já no fairway de Lisboa, é o que se vê...
Dá para se perceber o mastodonte que se aproxima.....
Mesmo a muitos quilómetros, ergue-se acima do horizonte, como se estivesse à mãozinha....
Os rebocadores, esperavam, escort para a gentil (?) dama ENOOOORMEEEE! Não há mais palavras que possam definir uma coisa destas. Não é o maior do mundo, mas......... RUBY, a menina de branco

sexta-feira, outubro 16

LO QUE ME GUSTA

Muito, mas muito, é isto.

E então, se transformar as margens em horizonte, melhor…..

..E sozinho, sozinho…. Bom , se bem que realmente bom, só a super bock, eu sei, mas olhem que não ficará atrás…..

quinta-feira, outubro 15

DE RABINHO PARA O AR

Abicado.
Não tem nada a ver com bico.

ANTEVISÃO

Graças a algumas modernices, e também graças à tecnologia disponivel pós XT ( Xque tecnolólico), eis que podemos disponibilizar a primeirissima ( em inglês ,1 st) imagem do Terminal de Passageiros da Rocha, já com navios e tudo...... Imagem algures em 2030.

TENEO

O navio TENEO, que é uma coisa que os espanhóis têm em 3 pelo menos, e que serve para plantar cabos por esses mares adentro. E também, dadas as suas capacidades, faz outros trabalhitos. Algo me diz que este menino esteve este ano nos Açores, de volta das fumarolas que por lá temos. Fumarolas por lá, e fogachos por cá, que nisso somos mesmo bom. Encore bien. Plantar cabos, quer dizer, posicionar, esticar e soterrar o cabo no leito oceânico. As suas formas, de tão características, não deixam nada à imaginação. Acrescento, que o TENEO tem capacidade para plantar 2.000 km de cabo, com 14 mm de diâmetro. Tem 81 m de comprimento, entre perpendiculares 72 m, boca de 14 m e cala normalmente 5, 7 m.

BUNKERING

Fiquei com visão estereofónica.
Mas são gente de muito alimento..... Fónix!!!!
Et c'est pour ça, que ainda hoje se diz em português escorreito, " Vamos fazer bancas....".
Também pode ter sido o contrario.......

BLACK WATCH E O BRAEMAR

Chegaram hoje de manhã, fizeram muito barulho, de contentes, assentaram de rabo.
Ó JMR, está melhor assim??

quarta-feira, outubro 14

MSC ORCHESTRA

São as pontas, que inteiro não cabia....
Até amanhã....

VEGALAND

O Vegaland, aqui a preparar-se para fundear, perto da ponte sobre o Tejo, com a maré a ancher.
Este navio de 1979, mantem um " ar " não de novo diria eu mas, defenitivamente, não de mais de uns poucos anos de vida. Tem a seu favor a reconstrução em SETUBAL, essa bela localidade, com o seu castelo altaneiro....
Dados AQUI

14 DE OUTUBRO

De outubro ou deverei dizer OITEMBRO?? Sim, que este " late summer", mais nos faz crer num Setembro quente que em meados de outubro. Devem estar aparecer , por estes dias, os proboscídios do costume, a arengar do aquecimento global, e que este Outubro é isto , e mais aquilo. Bolem-me com o juízo!!!! Entretanto, vamos tendo estas cores de maravilha, genero " upgrade " da Mãe Natureza. Sempre pródiga.
Mas cá para mim, se as manhãzinhas (?) fossem de tarde, não se perdia nada......

O MAR

Olho para trás e só vejo mar.....

PENICHE - O QUE LÁ VI

Este pequeno "Passa Cabos", pelo que ouvi, tem já uns bons milhares de milhas no odómetro, após a reconversão. Antiga construção holandesa, hoje, arvora a bandeira francesa.
Adicionar imagem

ESTALEIROS NAVAIS

A vida " a bordo" de um estaleiro.
Este, já o vimos com mais trabalho encanteirado, mas enfim, sinais dos tempos.
Tempos que vão mal para as marinhas nacionais. A de pesca, reduzida a uns quantos naviozitos, lá vai teimosamente subsistindo, nas águas revoltas de acordos muitas vezes contra natura. Obra dos armadores, verdade seja dita, que da governação.....
Por agora temos os submarinos , a extravazar do seu pote militar. Todos botam faladura, mesmo sem saber do que se trata.
Tenho medo da ignorancia, com que se pretende alimentar este povo.

SISTEMAS DE PROPULSÃO

Voith Schneider, metódo de propulsão e governo, ao qual os rebocadores aderiram. Alguns navios, de caracteristicas especiais, também o usam. Note-se a enorme "barbatana" ventral, para o equilibrio da direcção. Caracteristicas , dados e factos AQUI
Veio fixo e tubeira.
Há ainda tudo junto, isto é, mexe tudo solidario, melhorando ainda mais a manobrabilidade.
Visto em Peniche.
O almoço foi uma bifanazita. Assim não vale

sexta-feira, outubro 9

SEDOV - Седов

A SAIL TRAINING SHIP SEDOV, barca de 4 mastros, nasceu em Kiel, na Alemanha, em 1921, nos estaleiros de Friedrich Krupp Germaniawerft com o nome de Magdalene Vinnen II . O armador era F. A. Vinnen & Co. Começou a vida como navio de carga, com a particularidade de ser a maior barca de comercio à vela e com motor auxiliar; Em 1936, foi vendida para a Norddeutscher Lloyd, mudando então de nome para Kommodore Johnsen, que manteve até 1945, ano em que, após a rendição da Alemanha na 2ª GG,mudou de bandeira. Com efeito, rumou para a Ex URSS, como compensação da guerra, e aí, em honra do explorador SEDOV, tomou o seu nome…. Esteve por cá, em Lisboa, como já esteve em Ílhavo, A Grande.