domingo, julho 12
SAFMARINE SANAGA
IMO NUMBER | 9412842 |
VESSEL TYPE | CONTAINER SHIP |
HULL TYPE | SINGLE HULL |
GROSS TONNAGE | 17.294 tons |
SUMMER DWT | 21.436 tons |
BUILD | 2007 |
BUILDER | IMABARI SHIPBUILDING IMABARI - JAPAN |
FLAG | PANAMA |
MANAGER/OWNER | MISUGA KAIUN EHIME - JAPAN |
INSURER | STEAMSHIP MUTUAL UNDERWRITING U.K. |
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
DE ALCOCHETE
Não me canso de pensar no extraordinario trabalho que foi feito, ao preservar estas lindas para os que ainda hão-de vir. Varinos, canoas, botes, bateis, fragatas, faluas , praieiras ( que eu acho que foi um Ilhavense que as trouxe e adaptou aos canais do Tejo) e sei lá o quê mais.sexta-feira, julho 10
A ARMADA DAS INDIAS
.....And so on 18-19 December 1961, the Government of India adopted a plan called Operation Vijay to liberate the Portuguese colonies in India. By 11 December 1961, Indian forces were placed at Belgaum, Vapi and Una, for attacks on Goa, Daman and Diu, respectively. The Portuguese for the naval defence of Goa, deployed four frigates each equipped with three 120mm guns and four multiple pompoms (automatic rapid firing guns), which patrolled the sea areas of all three enclaves. These ships were Afonso de Albuquerque, Bartholomeu Dias, Gonsalves Zarco and Joao de Lisboa. However, when the action took place, it was found that only Afonso de Albuquerque was available for the naval defence of Goa, the other three having sailed earlier, for Portugal......
Extracto de " Libertação de Goa por Lieutenant Commander V.S. Kore"
Até 1950 foram os "His/Her Majesty's Indian Navy Ship", HMINS. Agora São só os INS, Indian Navy Ship.
Em Lisboa, 2, que só agora tive oportunidade de fotografar: O INS BEAS, fragata F37, 3.600 tons de , 125 m de comprimento, com um calado carregado de 4,5 m. E o INS DELHI, Destroyer 061, navio de 6.700 tons de deslocamento, 163 metros de comprido, boca de 17 metros e 5,6 metros de calado quando carregado.
terça-feira, julho 7
OS COSTEIROS DAS NOSSAS COSTAS - JOAO BRÁS
INDEPENDENCE OF THE SEAS
MSC SPLENDIDA
Navio, navio...... Não o é bem.
É mais uma torre de apartamentos a boiar. Bem caiado.
Acabadinho de baptizar, em St Nazaire - 4 de Julho
Alguns dados:
Gross tonnage 137.936 tons e algumas gramitas de pó, no tapete
Comprimento :333,3 m
Boca :37,92 m
Pontal :66,8 m
Trata-se, na denominação corrente , de um POST PANAMAX, o que quer dizer que, mesmo muito bem, mas mesmo muito bem besuntado com o melhor dos untos, não passaria no Canal de Panamá.
Tem uma superfície total de 450.000 m2, dos quais cerca de 30.000 m2 são públicos. Como os órinóis. Um campo da bola, memo o do Benfica, tem 10.000 m2; que é aliás a medida base das superfícies. O campo.
Possui 18 conveses, sendo 13 como os órinóis.
Velocidade máxima de 22,55 nós.
Possui 2 estabilizadores, e que trabalham, assim mal acomparados como os dos aviões. Muitíssimo eficazes na água. No vinho, estamos à espera de um teste realizado na Boavista, e com resultados a tornar públicos ainda este decénio.
Passageiros 3 274.
Cabines 1 637, das quais 43 para pessoas com necessidades especiais.
Tripulantes 1 332.
Piscinas 5
sábado, julho 4
domingo, junho 28
CANEIRO DE ALCANTARA
O CÉU AINDA NOS VAI CAIR EM CIMA.....
Em 2008, a RPC tinha em mãos ordens de construção de 2 500 novas unidades. Além disso, detém cerca de 25% da tonelagem mundial. Conjuntamente com a Coreia do Sul, com os seus 36%, atiram com 61% da Tonelagem Mundial. Na Coreia do Sul, unidades de grande porte. Na RPC, unidades mais pequenas.
Enquanto que até ao ano passado, a construção naval estava nas mãos de reconhecidos estaleiros, nos 2 últimos anos proliferaram perto de um milhar de estaleiros, que no nosso português, se poderiam chamar de berma da estrada (do mar, no caso). Se se pensar que em alguns casos, estes estaleiros só iniciam a actividade após receberem uma ordem de construção, podemos ajuizar da qualidade do trabalho e da especialização dos seus trabalhadores.
Se é certo que a Coreia do Sul, ou o Japão tiveram este problema da especialização, também o é o facto de rapidamente terem resolvido a questão, com recurso a especialistas. Que no caso presente muita falta fazem. Dizem alguns que um bom soldador, nos anos de ouro da construção naval na Coreia do Sul podia chegar a ganhar qualquer coisa como 67.000 US dólares por mês. Na RPC, isto é impensável. Muito pelo contrario. Aproveitam o raio x feito a uma soldadura que esteja aprovada, para a fazer passar pelas outras peças. Assim, a mesma imagem, ilustra milhares de soldaduras, não correndo o risco de serem detectadas deficiências.
Também o facto de haver navios novos, com o fundo dos tanques cimentados, não atesta muito do engenho desta gente.
Aço retirado de demolições, é normalmente aplicado nas construções novas; Muitos destes estaleiros Sea side, não possuem gruas, ou docas, sendo que os navios são construídos um bocado ao Deus dará, como se diz.
Trocar centímetros por polegadas, é useiro. Também, quando não se sabe ler um desenho técnico, tudo é possível. Depois, navios a carregar menos que o inicialmente apontado, a navegar a menor velocidade, e sabe-se lá em que condições….
E para que a cereja esteja no ciminho do bolo, há insinuações que alguns destes estaleiros ofereciam pretensamente alguns bónus ou extras aos novos armadores, se estes contratassem a Sociedade classificadora por eles indicada.
Bom, também houve naufrágios na viagem inaugural. Mas o que é isso, comparado com o facto de neste momento, ELES ANDEM AÍ, sem se saber quem são, quantos são, ou como são. É caso para dizer :
FUJAM!!!!!!!

















.jpg)












