segunda-feira, abril 9

AFINAL HAVIA OUTRO

Prá Flamingada, a verdadeira historia.
O Inicio.

O QUE RESTA

Provavelmente, é uma tempestade em copo de agua; Deixamos passar barragens e pinas ( se pelo menos fossem colada...). Tampas de esgoto.... Txiiiiiiii. Quem vier atrás.....

segunda-feira, abril 2

GIL EANNES

Lavadinho e limpo. O tipo de assistencia que este navio TAMBÉM prestava , e que não gostamos muito de referir, era o controle policial: Sempre que algum problema surgia, mais complicadito, em que os capitães não encontrassem soluções imediatas, havia a certeza de uma cela no navio hospital. Mas NUNCA ESQUECER o apoio hospitalar: Só em 1973, por exemplo, de 4 100 tripulantes embarcados no Artico, foram observados 710 doentes , 510 acidentados, 19 incapacidades para trabalhar, e ainda tratados a maleitas diversas mais 758 tripulantes; Alguns autores, pretendem que estes numeros retratam a precaridade do estado sanitario das tripulaçoes. Para mim ( e muitos outros) retrata uma época . 1973! Era assim que se vivia. Em 1954 era muito pior. Seguramente. Em 2007 nem há....

AVISO

Sem palavras

quinta-feira, março 29

ATUM BLACK FOOT

É a variante 426 do clássico ATUM A BORDO....
Abre-se a lata, escorre-se o óleo para a sanita que é óptimo para as borrachas da bomba.
Nada disso!!! Com o MANEL a coisa começa assim:
- Descongela-se o bicho , ( tem de ser reconhecidamente bom o atum) e tempera-se de sal.
- Preparam-se os artefactos para uma fritura boa ( Azeite GALLO - Tem ser do Pinho, este azeite) e para não sujar o foganito todo, que as lavaduras são do pior que há, um pouco de margarina, que a há liquida agora.
Nesta mistura, fritam-se ligeiramente uns quantos alhos, ao que se juntam as postas de ATUM. Juntam-se mais uns dentes de alho, fatiado. Convenientemente frito de ambos os lados ( ambos os dois, diga-se), com aquela cor que se lhe reconhece dos filmes, retiram-se e vão para a travessa. Seguidamente fritam-se TODOS os cogumelos, também fatiados, que se consiga.
Acompanha só com uma salada, temperada com o tal azeite do SR. Ministro.
É fácil, é barato e só não dá milhões, mas é bom.
Surgiu da necessidade e do engenho do Manel. Muito bem!

DESTROÇOS

Pela piada, e só por isso, copiei este grafico para aqui, que mostra claramente o que se vê na carta.

sábado, março 24

AO LARGO DE S. PEDRO

A perda de qualidade é mais que evidente. O digital estraga as fotografias.... O que se ganha em tamanho perde-se em definição

CASCAIS A ESTIBORDO

Retido por afazeres com o Amigo Manel do Flamingo, e também um atum black foot com muito alho e cogumelos, tive a sorte de na marginal, ver este veleiro, a dar a volta. Creio que haveria alguns passageiros a chamar pelo gregório, e ele sem vir, pois o panito não estava de acordo com o vento. Digo eu de terra....

sexta-feira, março 23

CECIL JAPAN

Todo escavacado, Na BOCA DO INFERNO da Cornualha, ali logo a seguir à ria de Aveiro, em Ilhavo,um tudo nada acima, para quem vem de baixo....
Encalhou na noite de 12/13 Março de 1989.
Foi assistido pelo SALVA VIDAS de Padstow, que por isso foi agraciado. Também agraciados foram os tripulantes do Helicoptero que assisiram e salvaram a tripulação do navio.
Esta Estação Salva Vidas, já em 1908 tinha sido agraciada pelo governo Português, com a quantia de £10,00, por ter assistido à tripulação da barca Europa, do porto do Porto, e assim salvo 7 tripulantes.
Hell's Mouth fica entre Godrevy and Portreath na parte Norte da Cornwall, que como sabemos é o muro dos.... ; ou do milho.

LULA GIGANTE

O Sr. A Hélio, manda esta fotografia, da MAIOR lula até hoje descoberta .... 495 Kilos.

quinta-feira, março 22

NAVIOS ESPECIAIS

Nem a pedido. O navio em diversas operações; Hão-de reparar que na fotografia está o MS3, afundado em Luanda.
É fantástica a carga que transportam; Da forma como a transportam. Tudo é grandioso aqui.
Até as barcoletas têm o seu lugar aqui.... A forma mais comoda de fazer o arco das Caraíbas....

quarta-feira, março 21

IEMEN

Lembram-se do ataque com um missil??? Foi assim que foi reparado, in situ; E o navio semi submersivel deve ser irmão do que está agora às portas de Luanda by the sea.

terça-feira, março 20

RELOGIOS DE SOL

Já está atrasado 1 hora, em relaação `a hora legal. Está construído para a onna latitude (38 º).

segunda-feira, março 19

ETOILE MAGIQUE

25 metros de catamaram; 24 passageiros; concebido para o que faz, com os seus 11,5 metros de boca(s) , aguenta 380 M2 de trapos em cima; Isto com 3 tripulantes.
Parou hoje de manhã na Horta, para remendar a roupa, que o tempo fez das suas.E a assistencia em viagem funcionou, como se pode ver nas fotografias, com a maquina de costura no mastro de ré.
Por um pouco mais de 3.000 € / dia podemos ver as costuras....

COSTA NOVA DO PRADO

Desertas, vougas, caçadeiras, moliceiros, tudo cabe nesta romaria.
Imperdíveis, estas memórias.

A BARRA E O FAROL

Para os saudosistas, estas imagens bonitas

CONVIDADO????

Este piqueno, porque não estava na lista dos convidados do fim de semana, teve uma recepção dos meus cães ( sabastião ie guigo) de luxo, como diria o JFMV. Acabou em cima das arvores, tal foi a festança. Acabou mal, para o coitado.

SPRING CLEANING

Na constante procura de armas de destuição " massissa", o BM teve de expor aos olhares incrédulos do pontão 8 a sua mais valiosa peça , o seu lança misseis/granadas e foguetes plastimo, que como sabem, se utilizado com fins desajustados , é capaz de provocar as maiores dores de barriga e correlativas que se conhecem; absolutamente a evitar

sábado, março 17

´SABADO À TARDE

O que aí vem.... que dos outros, já pouco nos resta.
Bom, então é assim:
O Principe Perfeito, no Sábado quer sair.... E que tal, aquela malta de Aveiro,( na area metropolina de de ILHAVO) deixava a ponte da Malhada em paz, e dava um salto até aqui, para se inaugurar convenientemente o navio do Rafael??
Eu encarrego-me dos vinhos, alguém trará o acima copiado, e....
Tou tolo??
Tá bem.

quinta-feira, março 15

O TRANSPORTE FERROFLUVIAL

Como a fotografia de época tão bem documenta, o electrico da carreira de Benfica ( pois claro!), em experiencias de máquina, após transformação nos estaleiros de Viana. Foi uma óptima escola para a formação do pessoal de mar. Apesar de dificilmente se encontrarem electricos a navegar na Lisboa de hoje, há ainda o costume das administrações das empresas públicas de transportes fluviais fazerem " tirocinios" nestas empresas ditas de enxuto.