quinta-feira, julho 3

AZENHAS DO MAR - SINTRA E O MAR

É estranho mas verdadeiro. Sintra tem mar. Tem costa. Tem sal. Poucos percebem isso. Os que o sabiam , ou já morreram, ou ninguém já os ouve. Para grande parte "de nós", Sintra é a decrepitude do seu centro, as suas ruas com muros a cair, e a sua vegetação fresca. Para a classe política, Sintra é QUELUZ, MASSAMÁ, CACÉM, MEM MARTINS, etc..... são, basicamente 400.000 almas votantes . Claro que os votos, o dinheiro, as poucas obras feitas em anos de eleições, NÃO SÃO EM SINTRA.Quando alguém perceber o mar de Sintra, que fale comigo.

A casa branca, que deveria ser uma marca, um ponto notável de ajuda aos pescadores, não fora o facto de os vizinhos terem copiado o colorido, e " desmarcado" tudo. Pobres pescadores.

O que se vê é avassalador. prende-nos e esmaga-nos. O mar sempre presente.

As casas são do mais bonito que já se viu. Muitas são hoje hotéis de charme Tem o seu quê de esquisito. Sintra, para todos os efeitos, sempre foi o "cooler" da realeza e de quantos podiam pagar o arrefecimento. Vila serrana, nas bordas da capital. Óptima durante o Verão; Escapava-se das febres e outras maleitas. Não é pois de estranhar que viva de costas voltadas para o mar. Ela sim, perfeitamente. Acredito que o mar, para Sintra é uma grande dor de cabeça, que podia perfeitamente ficar-se por Cascais, e vá lá, Mafra. É por isso que vemos , dia a dia, ano após ano, a decrepitude a avançar inexorável e fatalmente. E todos de olhos fechados. As arribas caem; solução : fecham-se ao trafego pedonal e motorizado os seus acessos. E assim ficam, até que os próprios sinais se estampem lá em baixo, no mar, eles próprios arrastados por nova avalanche A arquitectura que um dia se quis PORTUGUESA ainda está presente. Património que se vai perdendo. Hoje, o desinteresse pelas casas velhas é enorme. Creio mesmo que só servem para estatisticas. Contam como habitações. As Azenhas são, a meu ver, o que de melhor Deus nos deu. E nós estragamos.

6 comentários:

Anónimo disse...

Isto é que é um post!
Fantástico.
Belo e esclarecedor.
Só foi pena não ter citado a loja gourmet do El Corte Inglês... uma falha!

Swt

Anónimo disse...

..ah! E os travesseiros da Piriquita???

E Janas que tem outro monumento, mas esse em muito bom estado ainda? Exacto: Paulo Pires!

Swt

Laurus nobilis disse...

Mas continua, apesar de tudo, uma terrinha muito, muito simpática.

Jose Angelo Gomes disse...

Pois é, TERRINHA SIMPATICA; É o que fica , não é??
LN - se já viu a linha de costa deste concelho, perceberá o que quero dizer.
A SWT está muito brincalhona, hoje. Como diz a minha mãe, " que Deus a conserve assim ".

Laurus nobilis disse...

Sim, eu percebo e concordo. Mas como durante muito tempo fui passar temporadas de Verão para esses lados, lembro-me muito bem das Azenhas há mais de 35anos. Está estragada, é um facto, mas é como Sesimbra, que estragada está, mas eu continuo a gostar muito. Daí, a terrinha simpática, embora para mim e pelos vistos para si, seja muito mais que isso.

garina do mar disse...

o problema das arribas é que fizeram as casas mesmo em cima delas!!!
e a única solução é betonar aquilo tudo... o que além de ser muito feeeeeeeiio! só resolve temporariamente...
a Natureza manda ;)