terça-feira, outubro 9

NOVA GURITA PRAIA GRANDE

A meio da manhã, a chamada do meu amigo Cunha Lima, alertava-me para este acidente; Sabendo ele que os "assuntos do mar" interessam-me particularmente, não perdeu tempo em enviar a informação, com imagens e tudo! O que não impediu a viagem até lá, para ver, como o outro....
Quote:
A embarcação de pesca Nova Gurita, encontrava-se em dificuldades frente à Praia Grande, tendo a Marinha, após um pedido de socorro às 07h45, empenhado de imediato os meios necessários ao salvamento, disse à Lusa fonte da Marinha. Segundo a fonte, «os seis tripulantes acabaram por sair da embarcação pelos seus próprios meios», tendo sido encaminhados para o quartel dos bombeiros locais.
Cerca das 13h30, estavam envolvidos nas operações para tentar desencalhar a embarcação o navio Centauro, uma embarcação salva-vidas de Cascais e um dispositivo da Polícia Marítima. Estiveram ainda no local um helicóptero da Força Aérea Portuguesa e bombeiros locais. Durante a tarde haverá uma reunião com todas as partes interessadas com o objectivo de aprovar o plano de remoção do barco.
Ora isto é a versão 2 do caso, porque a versão 1, é muito mais simples ( não complicada) e fácil de entender:
- O barquinho, acabadinho de pescar, vai de arrumar as coisas e de se preparar para ir vender o pescado À DOCAPESCA; Tudo normal. O mestre pega no GPS, introduz a morada e numero da porta e zás, lá vai ele, direitinho para..... LOURES, morada da DOCAPESCA; Loures, essa bela localidade com seu castelo altaneiro e a sua longa costa, esperava pelo barquinho, que apesar de todos os esforços, não conseguiu passar da Praia Grande. Esta é a grande verdade; Enquanto o grande canal de Loures não for inaugurado, vai ser assim.
Depois digam que não avisei....

24 comentários:

Anónimo disse...

Bem...Posso então esperar "ver navios" e, quiçá, marinheiros garbosos num futuro próximo!? Fixe!
Agora é que isto vai ser o tal "concelho em movimento"!!!
Até agora, à falta de mais, o único movimento é o indicado pelas sirenes das saídas do quartel de bombeiros... E como fazem barulho!!! Acho que nem New York tem um estardalhaço tamanho...

garina do mar disse...

sem dúvida que a segunda versão é a mais correcta!!!

mas ouvi dizer que era esta 6ª feira que íamos ver, não navios, mas pássaros... será verdade?

Anónimo disse...

Será possível?não acredito....:)JC.

Anónimo disse...

ah ah ah
piadas novas, garina do mar??
E o JC também???
Lá coisa que Loures tem é muitas entradas e muitas saídas por circulares,Crels ,Crils, túneis, auto-estradas. Sem esquecer os caminhos de cabras antigos, que ainda conservamos,para uma emergência, vá.
Aliás foi, definitivamente, isso que me fez trocar o Monte Estoril por isto. Não tem tanta opção!!!
So...(isto é Inglês), digam-me para onde eu devo ir...

Raquel Sabino Pereira disse...

Sintra: Embarcação encalhada prestes a ser rebocada para Peniche
2007-10-09, 20h13

Sintra, 09 Out (Lusa) - Os trabalhos de remoção da embarcação de pesca que encalhou hoje ao largo da Praia Grande, em Sintra, iniciaram-se ao princípio da noite, estando previsto o seu reboque para o Porto de Peniche às 22:00, informou fonte da Marinha.

A embarcação "Nova Gurita" encalhou na Praia Grande hoje de manhã, tendo os seis tripulantes saído pelos seus próprios meios.

Fonte da Marinha disse à agência Lusa que, "durante a tarde, entrou uma grande quantidade de água na embarcação", que está agora a ser retirada.

"Vem a caminho um rebocador de Peniche, que levará a embarcação para esse porto", adiantou a mesma fonte.

No local, encontram-se a empresa contratada para fazer os preparativos para o reboque e três agentes e um sub-chefe da Polícia Marítima.

Durante a manhã, estiveram no local o navio Centauro, uma embarcação salva-vidas de Cascais, um dispositivo da Polícia Marítima, um helicóptero da Força Aérea Portuguesa e bombeiros locais.

Fonte: Agência LUSA

Raquel Sabino Pereira disse...

Sintra: Embarcação de pesca encalhou hoje na Praia Grande
2007-10-09, 14h13

Sintra, 09 Out (Lusa) - Uma embarcação de pesca, com seis tripulantes a bordo, encalhou hoje de manhã na Praia Grande, concelho de Sintra, estando, às 13:30, no local meios da Polícia Marítima e da Marinha a tentar desencalhar o barco.

A embarcação de pesca "Nova Gurita", encontrava-se em dificuldades frente à Praia Grande, tendo a Marinha, após um pedido de socorro às 07:45, empenhado de imediato os meios necessários ao salvamento, disse à Lusa fonte da Marinha.

Segundo a fonte, "os seis tripulantes acabaram por sair da embarcação pelos seus próprios meios", tendo sido encaminhados para o quartel dos bombeiros locais.

Cerca das 13:30, estavam envolvidos nas operações para tentar desencalhar a embarcação o navio Centauro, uma embarcação salva-vidas de Cascais e um dispositivo da Polícia Marítima.

Estiveram ainda no local um helicóptero da Força Aérea Portuguesa e bombeiros locais.

Durante a tarde haverá uma reunião com todas as partes interessadas com o objectivo de aprovar o plano de remoção do barco.

Fonte: Agência LUSA

garina do mar disse...

pois... de Loures há vários caminhos!! ou se apanha a A8 e depois o Eixo Norte-Sul e a seguir a avenida de Ceuta e o viaduto provisório com caracter definitivo...
ou vem até à praça José Fontana e depois segue as indicações de porto de Lisboa, passa o Terreiro do Paço e no Cais do Sodré entra por sul do comboio até à doca de Santo Amaro...
ou vem pela CREL e depois vira para Algés e a seguir Belém e Alcântara passando por cima do comboio em Pedrouços...
ou em pela 2ª circular, depois CRIL até ao fim e a seguir Belém e Alcântara...
enfim, tantas possibilidades!!!!

Anónimo disse...

Doca de Santo Amaro...hummm
Há tanto tempo que não vou às docas!
Isto começa a animar.Fixe. Até parece que tenho outra vez vinte anos.

Swt

garina do mar disse...

docas? quem disse?

Laurus nobilis disse...

Toda a gente sabe, que todos os caminhos vão dar a Loures e, portanto, nem precisam de inaugurar o canal... O barquito é que se enganou no caminho e pronto: encalhou!!!

A VER NAVIOS disse...

Onde temos um salvadego, um "abutre", para na preia-mar lhe passar um bom cabo de reboque e tirá-lo dali para fora?
O "Praia da Adraga" ou o "Praia Grande" já se foram há muitos anos.
Com um destes reboques comandados, por exemplo, pelo capitão Capinha, não tenham dúvidas que tiravam de lá a barcoleta.
Mais uma vez, arriscando a vida para ganhar o pão de cada dia. Quem de direito ficalize e tome conta disto. Está aos olhos de todos que estava na pesca do robalo e/ou da lula que últimamente tem "batido" no areal da costa portuguesa.
Felizmente que não há perdas humanas a registar. Saltaram da embarcação e foram a pé pelo areal. Oxalá me engane, porém pelas imagens que vi tenho reticências que consigam desencalhar a embarcação.
Espero estar muito enganado e só ter dito asneiras, para o bem de todos.

Jose Angelo Gomes disse...

A " Malta" hoje está tramada. Vá lá, fui ao local, fotografei, vá lá, não mergulhei na areia, mas enfim, estive lá....
Só copiei do SOL a noticia....
Bolas!!!!!!

Jose Angelo Gomes disse...

Ó João, Largam do emprego "despegam", e vão a pé para casa!!!!
É feia, não é, mas não resisti!!!
Até amanha, e Deus nos dê um bom dia.

A VER NAVIOS disse...

Pobre vida a do pecador!
Estes salvaram-se.
Blue Moon: põe a mão na consciência e diz-me onde temos um reboque capaz de safar este naviozinho da praia com os meios que existem?
Pode ser que mais alado para a praia, com a ajuda de uma potente grua móvel de lagartas dê uma discoteca ou um restaurante temporário, à beira-mar plantado, enquanto o mar não "comer" mais o areal;)

A VER NAVIOS disse...

Por hoje Deus dei. Para amanhã Deus dará!

CELTA MORGANA disse...

Esta malta do Sul, volta e meia...passa-se
GPS ????

CELTA MORGANA disse...

Esta malta do Sul, volta e meia...passa-se
GPS ????

Jose Angelo Gomes disse...

Pardal,
Como é que se vai a LOURES, nos dias de hoje????
Julgas que é a mesma coisa que ir à MAMAROSA????? Francamente... Um é a direita de quem sobe, e a outra é sempre para baixo.

garina do mar disse...

mas é para ir a Loures ou para trazer Loures à cidade?

Jose Angelo Gomes disse...

Já nem eu sei!
E era Loures???

Anónimo disse...

Navegava eu à Latitude do Porto e aí a umas 5 milhas da costa quando um dos nossos tripulante questiona o nosso bem amado skipper da razão pela qual não se podia navegar naquele local (apontava para a carta)?
O nosso skipper com voz de trovão retorquiu de imediato:
Óh pá não vês que aquilo é o Mercado do Bolhão!!!!
MBAS

Anónimo disse...

Falando do salvadego, podiam enviar para lá o Zézito ou o Passa-Cabos!!!!
Um abraço
Compadre

Anónimo disse...

Esta seta, sempre a direito, não deixa de ser curiosa. Perto de minha casa tenho uma tabuleta que indica SINTRA. Posso fazer um trajecto até lá, em tudo semelhante ao assinalado na imagem, mas cheio de CURVAS

Anónimo disse...

R U on line?