terça-feira, outubro 23

AMISTAD

A escuna " AMISTAD" réplica de uma outra escuna de 1830, a Frindship, de bandeira americana, e vendida a um armador espanhol, passando para o registo desse país como "Amistad". Este nuestro hermano era engenhoso de ideias.... Bom, todos viram o filme, que relata a historia de uma partida de escravos da Serra Leoa para Cuba ( então espanhola) e que, apesar da proibição do trafico de novos escravos , muita gente fazia tábua rasa das instruções da Corte. Há também um navio português, que faz a primeira parte do transporte, o TECORA. Bom, os escravos revoltaram-se, mataram o capitão e armador Sr. Ramon Ferrer ( um gajo com nome de presunto, o que é que esperava???) e o seu cozinheiro Celestino , poupando a vida , ao que parece, ao criado de câmara, António, e a 2 marinheiros..
Após o sucesso do motim, tentaram navegar para Este, forçando para isso um espanhol ferido, a orientá-los com a navegação para o nascer do Sol; Só que o senhor à noite voltava para Oeste, na esperança que o navio se mantivesse próximo de Cuba. Como sempre acontece nestes casos, uma tempestade ( zita) levou o navio para a costa dos USA, onde após alguma peripécias foram capturados pelo brigue Washington ( nem de propósito) e levados a reboque para New London, Connecticut.
Aqui conhecem a prisão, e, para mal da Espanha e dos seus interesses, o tribunal declara-os libres. Estão a ver, é com estas coisas que amarguraram as relações com a Europa.
E para festejar o 200º aniversario do fim do trafico de escravos, este Amistad, réplica cerca de 3 metros mais longo e com uma poucas mais de tábuas para baixo também, faz o denominado ATLANTIC FREEDOM TOUR 2007, tendo estado por estes dias em Lisboa, na Doca do Espanhol, Local lindissimo, junto ao BLUE MOON

1 comentário:

Anónimo disse...

Vocês são uns SORTUDOS!Passa tudo por Lisboa o resto...é paisagem.Quando será que chega a este país a descentralização?JC.