sexta-feira, janeiro 26

ESTÁ BEM ASSIM ??

Se apontasse não faria melhor....

6 comentários:

A VER NAVIOS disse...

Este abalroamento é extraordinário.
Bom tempo, mar e horizonte e por isso nada o justifica. A marcação mantinha-se constante a muitas milhas de distância. Como é que isto poderá ter acontecido?. Só encontro uma explicação: nenhum oficial de quarto na ponte de ambos os navios. Pela fotografia o petroleiro abalruou o cargueiro, parece-me um "SD 14", por bombordo (BB) e por vante da ponte. No porão e talvez atingindo um porão de carga liquída e/ou seca que estes navios possuem a meia-nau) o que significa que este vinha por Estibordo (EB) e portanto com direito a rumo. O petroleiro não alterou o rumo para estibordo, como era seu dever e o cargueiro não evitou a colisão eminente guinando todo para Estibordo, dando uma volta em redondo e passando pela popa do petroleiro.
Erro humano de ambas as partes.
Para mim e certamente em tribunal marítimo a sentença será a seguinte:
Petroleiro - 60% de culpa porque não manobrou como era seu dever, apresentando-se o cargueiro por seu EB;
Cargueiro - 40% de culpa porque nada fez para evitar o abalroamento.
Há, porém, o bom senso de depois da colisão, terem evitado que os navios se afastassem, passando cabos um ao outro, permitindo que a tripulação do cargueiro tivesse tempo para ser salva pelo petroleiro. Se isto não tivesse acontecido, certamente o cargueiro afundar-se-ia rapidamente e haveria perdas de vidas humanas a lamentar. Talvez com esta atitude a culpa possa passar para 50/50%. É a minha opinião e estou aberto a comentários. Limitei-me só a observar uma fotografia, sem ter mais elementos.

Luis Daniel Vale disse...

Já agora mais uma achega. Se tivesse sido o "pequenino" a entrar pelo "grandinho" adentro...BUUMMM!!!

Jose Angelo Gomes disse...

Ora aí está!!!!
Mas foi assim, e os 4(s) só tinham arroz(?), digo eu.

outra coisa:
Tenho que confessar que estou a ficar farto do " word verification " : cada vez é maior, aquela porra!!!

Jose Angelo Gomes disse...

Ora aí está!!!!
Mas foi assim, e os 4(s) só tinham arroz(?), digo eu.

outra coisa:
Tenho que confessar que estou a ficar farto do " word verification " : cada vez é maior, aquela porra!!!

Raquel Sabino Pereira disse...

Foi por isso que eu tirei o meu! Já ia do género: «cgtykoppebjoandodhvj».

Raquel Sabino Pereira disse...

A ver Navios: estou F-A-S-C-I-N-A-D-A... Um dia que (eu) regressar á advocacia, escolherei este ramo e contratarei os seus serviços de consultor. JUNTOS VENCEREMOS, AQUÉM E ALÉM MAR!