segunda-feira, janeiro 22

O HAMBURGER DO BLUE MOON

Recomeçando de onde nunca deveríamos ter saído, aqui vai, fruto de um fim de manhã agitado, uma receita " from the shelf", facílima, e que permite navegar e cozinhar; Pouco mar ou pouco pano, neste caso: -Vamos tratar dos estômagos de 4 adultos, todos sebados ou a caminho de, com carne de vaca picada e de seja de confiança; Pode ser do talho do Tónio Zé, que é boa: 50o gramas, mais ou menos ( mais para mais...) da dita, picada. 1 Cebola média, sem cheiros; Cebolas com mais de 2 meses a bordo, abstenham-se. 1 Dente de alho grande, ou mais se se dormir a bordo.... 1 Ovo inteiro ( quer dizer a gema e a clara, não com a casca, como já estavam a magicar).1 Pitada de piri piri , ou pimenta ( muito pouco, se a navegar) - Não fazer como o outro fulano, que à procura da pimenta, deu consigo no outro lado do mundo; Sabe-se lá. Outros receituários obrigam a queijo, cheddar ou não, e molhos da estranja, tipo "worcestershire", ou ainda piores, sei lá. Mas eu fiquei-me pelo piri-piri, para gáudio de todos. O que se segue, não é prazer nenhum, mas obrigação, e assim lá meti mãos à obra, que foi partir o ovo e deitá-lo para a carne ( casca para o mar), misturar a cebola e o alho muiiiito picadinhos, a tal pitada de piri-piri. e amassar tudo com as mãos.... NHACK....Juntar agora um pouco de sal ao gosto, e voilá, é só dividir em porções e fazer aquelas rodinhas muito redondinhas, não esquecendo de as fazer TODAS do mesmo tamanho, para evitar motins. Grelhamos ou fritamos em pouca gordura; acompanhei com batatinhas cozidas e salteadas, que era o mais prático. Sei que parece mixaruco, mas é óptimo ao paladar, até mesmo o Afonso adorou, e me jurar que fazia 2 para ele, da próxima vez....

1 comentário:

Anónimo disse...

Pelo retrato uma delícia!
É petisco que também uso muito a bordo da minha barcoleta quando estou só.
Estás a fazer-me fome.