Blog da Barcoleta BLUE MOON I, dos seus acontecimentos e da sua tripulação;Também vai servir de Repositório Nacional do Receituário Culinário Embarcado , RNRCE, com a colaboração de todos , espera-se .
quarta-feira, janeiro 24
ESPELHO MEU, ESPELHO MEU...
Chama-se Oosterschelde, que é capaz de ser qualquer coisa como o Escalda do
Este navio de três mastros, construído em 1918, ("topsail schonner", porque para além de panos latinos, enverga redondos no traquete e grande) é o último de uma grande frota de schonners que navegaram sob bandeira holandesa até ao princípio do século XX. Como muitos dos navios holandeses recuperados, este "Oosterscheld" é um ícone para a marinha holandesa ainda a navegar à vela. Foi-lhe dado este nome devido ao rio Shelde que nasce em França, atravessa a Bélgica e desagua na Holanda em dois estuários. O de Leste "Ooster" e o do lado Oeste "Scheld". Passou por várias transformações durante muitos anos e em 1988 foi comprado e restaurado o que lhe valeu o orgulho da Holanda e seu reconhecimento internacional. O restauro do navio demorou 2 anos a ser concluído com a colaboração de 3 Museus Marítimos e com grande apoio do mecenato. Hoje navega, ganha a sua vida, como navio histórico de vela, fazendo cruzeiros pelo mundo e proporcionando um local de rara hospitabilidade a exercer as extraordinárias actividades da faina a bordo de um veleiro.
CARACTERÍSTICAS: Ano de construção: 1918; Última reconstrução: 1988; Tipo de navio: Topsail Schonner; Comp. F.F.: 50,00 metros; Boca: 7,50 metros; Calado: 3,00 metros. Alt. do mastro grande: 36,00 metros; Maq. P.P.: 360 HP; Tripulação: 14; Máx. pessoas a bordo: 100; Camarotes: 4 duplos e 8 quadropulos.
extraordinário! o "a ver navios" é um livro vivo... pensava que era só sobre os nossos bacalhoeiros que sabia tudo mas afinal não.. é engraçado que os holandeses apesar de viverem um bocado de costas para o mar têm vindo a recuperar e a usar, às vezes até como casa, imensas embarcações antigas, sobretudo veleiros
Blue Moon I: Cometi uma imprecisão ao dizer que enverga panos redondos no mastro grande, o que não é verdade. Topsail schonner = Lugre-escuna.
Lugre: Três mastros latinos, com um mastaréu em cada mastro. Gurupés ou pau de bujarrona e seu velame.
Escuna: Dois mastros com um mastaréu em cada mastro. Velas latinas nos dois mastros, cruzando-se no da proa duas vergas redondas. Gurupés ou só pau de bujarrona e seu velame. Lugre-escuna: Três mastros. Difere da escuna só em ter a mais um mastro que será o da mezena.
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5 comentários:
Este navio de três mastros, construído em 1918, ("topsail schonner", porque para além de panos latinos, enverga redondos no traquete e grande) é o último de uma grande frota de schonners que navegaram sob bandeira holandesa até ao princípio do século XX. Como muitos dos navios holandeses recuperados, este "Oosterscheld" é um ícone para a marinha holandesa ainda a navegar à vela.
Foi-lhe dado este nome devido ao rio Shelde que nasce em França, atravessa a Bélgica e desagua na Holanda em dois estuários. O de Leste "Ooster" e o do lado Oeste "Scheld".
Passou por várias transformações durante muitos anos e em 1988 foi comprado e restaurado o que lhe valeu o orgulho da Holanda e seu reconhecimento internacional.
O restauro do navio demorou 2 anos a ser concluído com a colaboração de 3 Museus Marítimos e com grande apoio do mecenato.
Hoje navega, ganha a sua vida, como navio histórico de vela, fazendo cruzeiros pelo mundo e proporcionando um local de rara hospitabilidade a exercer as extraordinárias actividades da faina a bordo de um veleiro.
CARACTERÍSTICAS:
Ano de construção: 1918;
Última reconstrução: 1988;
Tipo de navio: Topsail Schonner;
Comp. F.F.: 50,00 metros;
Boca: 7,50 metros;
Calado: 3,00 metros.
Alt. do mastro grande: 36,00 metros;
Maq. P.P.: 360 HP;
Tripulação: 14;
Máx. pessoas a bordo: 100;
Camarotes: 4 duplos e 8 quadropulos.
extraordinário! o "a ver navios" é um livro vivo... pensava que era só sobre os nossos bacalhoeiros que sabia tudo mas afinal não.. é engraçado que os holandeses apesar de viverem um bocado de costas para o mar têm vindo a recuperar e a usar, às vezes até como casa, imensas embarcações antigas, sobretudo veleiros
Pois, até parece que nos quer deixar a ver navios.....
Lugre barca???
Blue Moon I:
Cometi uma imprecisão ao dizer que enverga panos redondos no mastro grande, o que não é verdade.
Topsail schonner = Lugre-escuna.
Lugre: Três mastros latinos, com um mastaréu em cada mastro. Gurupés ou pau de bujarrona e seu velame.
Escuna: Dois mastros com um mastaréu em cada mastro. Velas latinas nos dois mastros, cruzando-se no da proa duas vergas redondas. Gurupés ou só pau de bujarrona e seu velame.
Lugre-escuna: Três mastros. Difere da escuna só em ter a mais um mastro que será o da mezena.
Desculpem o erro e aqui fica a correcção.
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