Blog da Barcoleta BLUE MOON I, dos seus acontecimentos e da sua tripulação;Também vai servir de Repositório Nacional do Receituário Culinário Embarcado , RNRCE, com a colaboração de todos , espera-se .
sexta-feira, junho 16
CAPITÃO FERREIRA
O Naviozinho,a ser feito e já no bota a baixo; Foram feitos 2 iguais: O Cap. Ferreira e o João Costa, sister ships, como se dizia, e diz....
1 comentário:
Anónimo
disse...
O "Capitão Ferreira" e o "João Costa" foram construidos na Murraceira, Fig. da Foz e os seus bota-abaixo foi no dia 20 de Dezembro de 1945, sob violento temporal. Iniciaram a sua actividade na campanha de 1946. O "João Costa" foi estreado pelo cte. João de Deus, sucedendo-lhe o cte. João José da Silva Costa, filho do armador. Este navio teve vida curta, pois naufragou, devido a incêndio na viagem de regresso a Portugal, ao largo dos Açores, em 1952. A tripulação passou 7 dias recolhida em 22 dóris, unindo-se depois só em 12, passando frio sede e fome, ao ponto de quase estado de loucure estarem dispostos a comer o cão de bordo, o que não aconteceu. Afogaram-o, com medo que ele ficasse com raiva. Comeram uma tartaruga crua por não terem forma de a cozinhar. Foi matar a fome para sobreviver. Os primeiros a serem salvos foram pelo navio americano "Compass"; 35 tripulantes, sob o comando do cpt. João Costa foram salvos pelo navio "Steel Executive". 27, sob o comando do oficial imediato foram salvos pelo navio alemão "Henriette Schulte". Os naufragos do "Henriette Schulte" foram desembarcados em Ponta Delgada e os recolhidos pelo "Compass" e "Steel Executive" desembarcaram em Lagos, no Algarve. Foi grande a "festa" quando o0s naufragos chegaram à Figueira da Foz.
Mariners are advised that text and photos are the sole property of Blue Moon I. Any use of these pictures and or text without the express permission of the Blue Moon I, is forbidden.
AVISO AOS NAVEGANTES
Avisa-se toda a navegação neste blog que texto e fotografias são propriedade do Blue Moon I, excepto com indicação contrária . Fica restringido o seu uso sem permissão.
1 comentário:
O "Capitão Ferreira" e o "João Costa" foram construidos na Murraceira, Fig. da Foz e os seus bota-abaixo foi no dia 20 de Dezembro de 1945, sob violento temporal. Iniciaram a sua actividade na campanha de 1946. O "João Costa" foi estreado pelo cte. João de Deus, sucedendo-lhe o cte. João José da Silva Costa, filho do armador. Este navio teve vida curta, pois naufragou, devido a incêndio na viagem de regresso a Portugal, ao largo dos Açores, em 1952. A tripulação passou 7 dias recolhida em 22 dóris, unindo-se depois só em 12, passando frio sede e fome, ao ponto de quase estado de loucure estarem dispostos a comer o cão de bordo, o que não aconteceu. Afogaram-o, com medo que ele ficasse com raiva. Comeram uma tartaruga crua por não terem forma de a cozinhar. Foi matar a fome para sobreviver. Os primeiros a serem salvos foram pelo navio americano "Compass"; 35 tripulantes, sob o comando do cpt. João Costa foram salvos pelo navio "Steel Executive". 27, sob o comando do oficial imediato foram salvos pelo navio alemão "Henriette Schulte". Os naufragos do "Henriette Schulte" foram desembarcados em Ponta Delgada e os recolhidos pelo "Compass" e "Steel Executive" desembarcaram em Lagos, no Algarve.
Foi grande a "festa" quando o0s naufragos chegaram à Figueira da Foz.
O Arrais
Enviar um comentário