sexta-feira, junho 16

ANA MARIA

Eram assim, os nossos lugres a navegar, com os seus 40 metros... É uma pena as fotografias que consigo serem tão velhotas; Leva o pano do tempo, de certeza.

2 comentários:

Anónimo disse...

O "Ana Maria" era o ex-"Argus", lugre de 300 tons. brutas, construido em Dundee-Escócia em 1837 e reconstruido em 1900. Em 1885 pertencia a Bensaude & Ca., Lda., tendo passado para a Parceria Geral de Pescarias, Lda., em 1891. Em 1885 fez a primeira viagem à Terra Nova e foi pertença da Parceria Geral de Pescarias até 1936, ano em que foi vendido a Veloso Pinheiro & Ca. do Porto. Recebeu então o nome de "Ana Maria" e continuou na pesca do bacalhau até ao ano de 1958, ano que se afundou, por água aberta, devido a violento mau tempo. Foi o último navio da pesca do bacalhau só à vela e era comandado pelo cpt. José Agonia.

O Arrais

Rui Amaro disse...

A foto é do Jornal de Noticias e mostra o puro lugre ANA MARIA na sua derradeira viagem aos Grandes Bancos,após desembarque do piloto da barra do Douro e largar o cabo de reboque em 17/04/1958, pois na campanha desse ano por lá naufragou.
Alguns anos antes,com os meus onze anos, o meu pai, piloto da barra, fez-me embarcar fora da barra naquele lugre e enquanto aguardava rebocador, sob nortada fresca fazia bordos ao mar e à terra e logo que se estabeleu cabo de reboque, fez-se à barra, porém desembarquei já dentro do rio para a lancha da amarração. Para mim foi um acontecimento inesquecivel. Nessa viagem era o capitão Alão e lá estava carismático piloto Zé Lau.
Saudações maritimo-entusiásticas
Rui Amaro (Blogue Navios à Vista)