
quinta-feira, outubro 27
DEITOU-SE PARA NÃO MAIS SE LEVANTAR
quarta-feira, outubro 26
NOVO AEROPORTO DE LISBOA
terça-feira, outubro 25
segunda-feira, outubro 24
O DAY AFTER


A QUINTA DA SUB SERRA E MAIS A VISTA
O FRANCISCO ALBINO
´BELÉM - ALHANDRA - BELÉM - A SUBIDA
REGATA BELÉM - ALHANDRA - BELÉM O INICIO




quinta-feira, outubro 20
SANTA MARIA MANUELA
Ainda o SMM, já na água, fotografia do Veiguinha, tirada em AVEIRO -ON - SEA. Vendo sómente o casco, parece um trambolho, ou pouco menos! Isto apesar da inegável qualidade do traço; Mas não deixa de ser um capado!
Há uma fundação com o nome do navio, e que visa, entre outras coisas, a sua reconstrução; E se nós todos dessemos uma ajuda?? pequenina que fosse? Fazer com que deixe de ser trambolho??
Espero por todos
quarta-feira, outubro 19
SANTA MARIA MANUELA

TAGLIATELLI À MANA
Deixo aqui, tout court, a mensagem que o Veiga me enviou:
Esta é da minha maninha que, quando está bem disposta faz umas barrigas de freira deliciosas e uns papos de anjo divinos.
No entanto, como tratamos aqui de receitas faziveis a bordo, ficam os doces para outras alturas mais terráqueas.
Este tagliatelli ensinei-o ao nosso Arrais de Gaivotas, 2º grumete arvorado de cozinha, que a preparou na baía de Corcubion, numa noite de Julho de 2001, que lá passamos fundeados.
Reza assim para quatro garfos bons:
Numa frigideira com o fundo com bom azeite deitam-se duas cabeças de alho esmagado, 200 gramas de bacon cortado às tiras rectangulares, 200 gramas de cogumelos e temperos a gosto, dos quais os oregãos são essenciais.
Quando tudo estiver aloirado juntam-se natas frescas, um quarto de litro, e queijo ralado, do que mais gostarem, para meu gosto quanto mais forte o sabor melhor.
O Tagliatelli coze-se ao lado, de água e sal, 'al dente'.
Quando estiver cozido mistura-se a nhanha com o tagliatelli e serve-se tudo misturado.
Ahhh, muito importante é a questão da poncha.
Prepara-se previamente, ver receita neste blog, enche-se um copinho e passa-se por cima da fritura com cuidado para não enverter, uma vez de bombordo a estibordo e duas em sentido inverso.

terça-feira, outubro 18
ESPARGUETADA DE ATUM

RECEITA:
Esta receita, que já provaste a bordo do Blue Moon, aprendi-a em Utrech, na pisaria 'La fontana', onde o meu querido e saudoso amigo Golias, mais tarde emérito juiz, trabalhava na altura, lavando pratos e xxxendo o vinho todo ao italiano.
Numa frigideira fritam-se duas cebolas grandes em bom azeite, com alho e pimento cortado aos cubos pequeninos.
Quando estiver quase frita a cebola, cortam se lá para dentro dois tomates grandes, previamente pelados, aos bocados.
Quando a nhanha estiver espessa, baldeiam-se lá para dentro duas latas de atum, sem o respectivo azeite. Desfaz-se o atum.
Baldeiam-se então dois ou três ovos inteiros (sem a casca) e mexe-se vigorosamente para para o ovo emulsionar toda a nhanha.
O esparguete coze se ao lado, até 'al dente', de água e sal. Serve-se separado, sendo que cada um mistura as quantidades que quizer.
O pormenor do champanhe é importante: Enche-se uma flute de bom champanhe bruto, passa-se por cima da nhanha uma vez de proa a popa e duas em sentido inverso, malha-se o champanhe sem deixar verter uma só gota fora das nossas bocas.
segunda-feira, outubro 17
ATUM À LA KIMBANDA

sábado, outubro 15
OS INTOCÁVEIS



terça-feira, outubro 11
O FURAQUINHO
O IATE(ZÃO)

Bela Barcoleta, talvez tão graciosa como o Veronique, quiçá o Blue Moon I
FALUA
VINCE O TERROR DAS CARAÍBAS

segunda-feira, outubro 10
O DEFUNTO OU A VÃ ESPERA
A CANOA DE LISBOA
Bacalhau à CARMEN PIÑON

quarta-feira, outubro 5
COSTA NOVA E OS VOUGAS



Serão sempre um ex-libris da bonita praia e terra que é a Costa
Nova; A classe VOUGA nasceu porque parece que havia algumas pessoas da região com garagens iguais, ou pelo menos muito semelhantes; Série de 4 fotografias enviadas pelo Batelzinho ( eng. Batel para todos os não intimos), lidissimas a deixar saudades.....

domingo, outubro 2
O CAPITÃO FERREIRA

Este navio(zinho) comportava 54 pescadores, 2 oficiais de ponte onde se incluia o Capitão, 6 homens na máquina , 3 cozinheiros, 3 moços , um empregado de messe, carinhosamente o gamelas CALDAS ( uma jóia) 1 enfermeiro e um cão ; A todos era requerido uma boa dose de insanidade mental : A uns mais que a outros, mas a vontade era tamanha, que só uma vez me recordo de ter descarregado um motorista em St. John's NFLD, após 23 dias de viagem entre Alicante e o dito porto do canadá; 23 dias que o senhor em questão passou deitado a vomitar e a chorar o que tinha e o que não tinha.....
Se me conseguirem dizer ( adivinhar) onde cabia esta malta toda.....
Para que nunca me esqueça, deixem-me que lhes diga que não havia uma única escada com esse nome no navio; Todas elas eram uns ferros na perpendicular...... Durante a faina da pesca e a navegar , o cão subia-as todas - na horizontal ou quase...... E não era artista de circo .... as escadas é que se deitavam , como tudo o resto; E assim o cao passeava por todo o navio!
Subscrever:
Mensagens (Atom)