terça-feira, março 20

segunda-feira, março 19

ETOILE MAGIQUE

25 metros de catamaram; 24 passageiros; concebido para o que faz, com os seus 11,5 metros de boca(s) , aguenta 380 M2 de trapos em cima; Isto com 3 tripulantes.
Parou hoje de manhã na Horta, para remendar a roupa, que o tempo fez das suas.E a assistencia em viagem funcionou, como se pode ver nas fotografias, com a maquina de costura no mastro de ré.
Por um pouco mais de 3.000 € / dia podemos ver as costuras....

COSTA NOVA DO PRADO

Desertas, vougas, caçadeiras, moliceiros, tudo cabe nesta romaria.
Imperdíveis, estas memórias.

A BARRA E O FAROL

Para os saudosistas, estas imagens bonitas

CONVIDADO????

Este piqueno, porque não estava na lista dos convidados do fim de semana, teve uma recepção dos meus cães ( sabastião ie guigo) de luxo, como diria o JFMV. Acabou em cima das arvores, tal foi a festança. Acabou mal, para o coitado.

SPRING CLEANING

Na constante procura de armas de destuição " massissa", o BM teve de expor aos olhares incrédulos do pontão 8 a sua mais valiosa peça , o seu lança misseis/granadas e foguetes plastimo, que como sabem, se utilizado com fins desajustados , é capaz de provocar as maiores dores de barriga e correlativas que se conhecem; absolutamente a evitar

sábado, março 17

´SABADO À TARDE

O que aí vem.... que dos outros, já pouco nos resta.
Bom, então é assim:
O Principe Perfeito, no Sábado quer sair.... E que tal, aquela malta de Aveiro,( na area metropolina de de ILHAVO) deixava a ponte da Malhada em paz, e dava um salto até aqui, para se inaugurar convenientemente o navio do Rafael??
Eu encarrego-me dos vinhos, alguém trará o acima copiado, e....
Tou tolo??
Tá bem.

quinta-feira, março 15

O TRANSPORTE FERROFLUVIAL

Como a fotografia de época tão bem documenta, o electrico da carreira de Benfica ( pois claro!), em experiencias de máquina, após transformação nos estaleiros de Viana. Foi uma óptima escola para a formação do pessoal de mar. Apesar de dificilmente se encontrarem electricos a navegar na Lisboa de hoje, há ainda o costume das administrações das empresas públicas de transportes fluviais fazerem " tirocinios" nestas empresas ditas de enxuto.

segunda-feira, março 12

O REPUBLIC OF GENOA

Antuérpia.
Republic of Genoa, vindo de Lisboa, ao que parece. Acabadinho de pintar, na Mitrena, Setubal.
As matriculas dos carros são matriculas portuguesas.

quinta-feira, março 8

MIGHTY SERVANT 3

6 de Dezembro de 2006.
Comunicado da Docwise Corp. para a imprensa:
Breda, The Netherlands, December 6, 2006
"Earlier this morning, the semi submersible vessel M/V Mighty Servant 3 developed a list and sank after the offloading of the drilling platform GSF Aleutian Key. The vessel is resting at the sea bottom in approx. 62 meters of water.
The drilling platform did not sustain any damage and is underway to its drilling location. All of the 21 crew of the vessel have been taken of the vessel and are on their way to the Port of Luanda on board of one of the supporting vessels on stand by during the offloading. The 83 crew of the drilling platform were all safely on board the drilling platform at the moment of the incident.
The vessel is approximately one mile off the North Angolan coast and very close to the entrance of the port of Luanda.
Local authorities have been informed and are assisting in the response effort. The cause of the incident is not known at this time, but is being investigated. The 27,720 dwt. vessel is Dutch flagged and sails with a combination of Dutch and Filipino crew. Families of the crew members have been informed. Crew members will be repatriated to their home destinations as soon as possible."
Dockwise Corp.

sexta-feira, março 2

DO PRINCIPE AO ULTIMO PORTO

Ainda deu tempo para as fotografias da praxe. A ponte abre e fecha, e o passeio para abrir os apetites.
BOA VIAGEM, Rafael, que seja uma boa viagem

RAFAEL SILVA ARMADOR CAPITÃO

Levados pela conversa, atravessamos a ponte móvel que abriu par nós....
Depois lá fomos ao Ultimo Porto, lugar que esperamos nunca o seja.
O Rafael é rapaz para não se envergonhar defronte de umas iscas bem condimentadas.
Nós não parámos.
Ficou-me a preocupação de não ter visto a COZINHA DO NAVIO. Como é que ele quer ir a CASCAIS sem cozinha????

A VIAGEM DO PRINCIPE

Hoje tinha agendada uma reunião de trabalho em Lisboa - by- the- sea. Como sempre, tentei levá-la para junto do rio, tentando assim acalmar a alma com as diabruras do coração; E assim se fez: à hora ( com a atraso académico de 10 minutitos), lá estava o meu interlocutor preparado para a altercação; Por outro lado, eu contava já o tais minutitos em amena cavaqueira com o Rafael Silva, e deliciava-me com uma visita ao navio, passando pela ponte, camarotes e salões. E foi o que me valeu, o que vi até ali.... Não é que o meu encontro era com, imagine-se, um amigo de escola do Rafael, que me confessava: Eu conheço este gajo!!!! Bom ficou a reunião para trás, que eles ignoraram-me completamente

SIGA A MARINHA

Dá que pensar: Mais de 90 % do trafego de mercadorias, a nível mundial, é feito por navios. Mais de 40 % do trafego comunitário de mercadorias é feito por navios. Mais de 40% da tonelagem mundial é controlada por armadores Europeus. Cerca de 5% , é o que representa o sector no P.I.B. Europeu. 30% das tripulações são Filipinas 10 % dos oficiais de mar são Filipinos Sómente 30 % dos navios Europeus, tem uma única nacionalidade a bordo.