quinta-feira, junho 27

NAVIO MOL EM AGUA DURA......



Já conhecido. Partiu . Ficou em 3 postas.



Porventura os próximos navios serão assim, construídos às postas, por forma a deixar as cargas e respetivas postas a descarregar nos portos, passando depois a recolher os sobejos...
Engraçado se compararmos estes navios, por exemplo, com o Costa Concórdia......


 

SEAFARER TODAY

Celeste Ann 1

20 de Junho
O  offshore supply vessel Celeste Ann , colidiu com uma plataforma de petróleo no GOM.
Não houve perdas humanas a lamentar.
Poluição , a normal...... Coisa que a bactéria não se delicie....

 

quarta-feira, junho 26

A LUA E NÓS


Igualmente para a vida selvagem (?), as coisas não devem ter sido fáceis. Que o diga esta popa que gastou uma tarde a alindar-se para a noite....


Ou estes pardais que já não conseguem reprimir os seus impulsos.....

ESTAMOS NA LUA.


 O antes, no dia aprazado, cheia de luz, a sugerir outras  grandezas.



Mais pálida, cansada de brilhar, no dia seguinte.

Deu mais de 3,5 metros de amplitude de maré, em Lisboa.
Aguas vivas, portanto.
 

terça-feira, junho 11

GORÉE


Bucólico, estas paisagens de pastoreio.
Normalmente com o jornal do dia, ficam satisfeito(a)s


Canhão de 27 cm de calibre (?), disparado uma única vez , e com sucesso, ressalve-se, ao afundar um navio de guerra que não devia cair nas mãos dos nazis.


Portão da passagem dos abastecimentos de material de guerra, que deveria vir do subsolo mais acima.
Linha de caminho de ferro dedicada.


 Homenagem ao LOCAL DE NÃO RETORNO. Este portão simboliza a partida definitiva de Africa.





Pardais atrevidotes. Bicos de lacre, talvez. Não sei desta matéria. Mas eram mais que muitos.


Casas que se presumem ter pertencido aos compradores de escravos, ou à tal aristocracia que falei acima. Das signares....


Mais um exemplo do mesmo teor. Claro que a diferença é notória.


Balde do lixo elétrico e goto local.

SENEGAL - DAKAR - GORÉE


          The island of Gorée lies off the coast of Senegal, opposite Dakar. From the 15th to the 19th century, it was the largest slave-trading centre on the African coast. Ruled in succession by the Portuguese, Dutch, English and French, its architecture is characterized by the contrast between the grim slave-quarters and the elegant houses of the slave traders. Today it continues to serve as a reminder of human exploitation and as a sanctuary for reconciliation.
 
 
          Entre 1500 e 1800 cerca de 20 milhões de Africanos passaram por aqui; pelas piores razões.
A "casa dos escravos", tal como existe, foi construída pelos Holandeses, que desde 1580 nos faziam a vida negra.
Aqui, e com o relacionamento típico dos Portugueses de então com as jovens escravas, deixamos a palavra "signare", corruptela de "senhora", pois a jovem escrava gravida ganhava a liberdade nesta ilha de Gorée. Acabaram por ser a classe dominante da ilha. Engraçado, não é?? Imagino muitas gravidezes.....




Apesar de tentar ver estes factos com os olhos de 1440, tenho dificuldades.



 

PERSEVERANÇA



Não terá sido nada feliz, esta semente, quando aterrou neste calhau enorme. Mas soube vingar.
Arvore e rocha em ALPALHÃO.


 
Apesar das dificuldades, mesmo retorcida, lá está, como que a dizer: reparem como se faz.

segunda-feira, junho 10

RESISTENCIA


Esta fotografia foi tirada após um forte bombardeamento nazi a Londres.
Entre  mortes, feridas e entulhos , deixa a  mensagem: Estou cá!
Precisamos de gente desta, digo eu

domingo, junho 9

TALVEZ RADAR, SEI LÁ


Sabemos que o radar deu em micro ondas, para nosso gáudio.
Mas pasmem, que antes de ver as coisas ( radar) tentaram ouvi-las. No começo da II Grande Guerra ( Mundial), ainda se escutava o ar, para localizar a aviação inimiga.
 

sexta-feira, junho 7

SAUDADES


Foi em 10 de Junho , do ano da graça  de 2008.
Nestes dias de largueza, encontrei o armador que não podia estar mais feliz por o possuir.


Tivemos uma velejada fabulosa, de Peniche à Berlenga, a proporcionar imagens como esta, do MAIÃO.


Nós, fazíamos o que podíamos, para navegar bonito e bem.


Navegava-se folgado, para algum conforto.

TEMPESTADE CASEIRA

 
Chuva e relva, dão nisto.
Que saudades deste cantinho.

Vou voltar.

sábado, dezembro 15

PORTA CONTENTORES


Mon compagnon de route.


Abana mais do que eu. O que prenuncia contentores vazios.


Ao por do Sol, ficam douradinhos....


Mais crus por vezes.

O Douradinho, em tons de verde.....

quinta-feira, dezembro 13

ALERTA TINTO

 
Ilhavo, A Grande, deverá estar por esta altura a iniciar os procedimentos para entrar em ALERTA TINTO, o segundo mais grave na escala unitária da Boavista. Prevê-se aliás que rapidamente proceda para o ALERTA BRANCO, quiçá mais grave ainda, deixando o ALERTA ROSÉ para mais tarde e outros voos

O fim de semana será de alerta amarelo, Superbock talvez, sendo que destilada,  poderá acontecer o milagre do puros maltes, ao borralho.

Nós por cá todos bem, em ALERTA TINTO SHIRAZ - Stellenbosh, variedade Spier



Aspecto do rio Boco sob a Ponte da Gafanha.
Yupiiii, tenho um gafanhão comigo!!!!

BAÍA DE LUANDA

 
 
 
 
 
Aí Vêm os carrinhos novos, prontos para defrontar as picadas urbanas.
 

 E claro, o correspondente combustivel para os carrinhos novos, também chega cá.


O Montevil, que chegou  há dois anos, a navegar nas águas de Luanda. Era de Lisboa.
Foi uma viagem tremenda. 18 dias para chegar . Deu para ver uma depressão tropical a nascer. Ganhou nome, e pude acompanhá-la, no seu caminho.


quarta-feira, dezembro 12

CAPE DISPATCH



 Com a famosa nortada do sul.



Com menos vento. Bonito palhabote. Escuna para estes fulanos. Mesmo sem o traquete artilhado.

CAPE DISPATCH 13THDEC12


Estivemos juntos em Algeciras....

É bom ver-se terra, quando se vem do mar. Percebê-la e finalmente tê-la. É quase um acto de posse, a
aterragem

45 nós de vento. Veja-se o ferro deste.

Vindo de 10 diazitos de mau tempo, ou pelo menos tempo menos bom, a ter de ouvir a RADIO NACIONAL DE ESPANHA  para tentar saber as noticias do canto luso. Ainda não me conformo, como diria a minha avozinha. Não me conformo, não senhor.
E também não me canso de tentar perceber como é que se chega a este estado de inacção, quase coma , que a nossa gente apresenta.


2 dias à espera de poder atracar. precisava de 35 nós para a manobra. MSC SINFÓNIA,  em linguarejar de cá.

Mas à frente, que a vida não vai parar. E se todas as estradas vão dar a Roma, alguma há-de passar pela lucidez.
Mas que se registe ´: Ouve-se a radio espanhola, para as parcas noticias que entendem que merecemos.
Entretanto, vou fazendo croché ( é assim que se escreve?), enquanto espero pelo noticiário em espanhol, e vou vendo os infelizes, imbecis que ainda têm marinha; Doidos, serviços, lotarias e afins é que está a dar: No nosso caso, para o torto.

terça-feira, outubro 23

SORLANDET

 
É um full rigged ship, de três mastros. Clipper também para os anglo-saxónicos.  Nós somos mais elitistas, e às tantas sulistas.Chamamos-lhe Galera, e que tem a vestimenta como se mostra abaixo.
Os dados sobre o Sorlandet, que é uma das regiões meridionais da Noruega ( se é que as há), estão  neste link.
Está fretado a uma fundação canadiana, e por isso mostrava a bandeira de registo, tendo ainda envergada ao lado a bandeira do Canadá.
 


COSTA CONCORDIA TITANIQUIZADO







O Capitão Schettino está em tribunal, já culpado e ainda não acusado, da perda de 32 vidas e, igualmente, da perda do seu navio. Isto , para além da destruição do ambiente marinho, porventura o mais  caro às noticias.

O Capt. Schettino, como todos os capitães, tem um conjunto de oficiais em quem delega responsabilidades, nas respectivas funções. Esses oficiais, ao contrario do que se possa pensar,  não são escolha do Capitão, antes impostos por conceitos economicistas difíceis de entender.

Modernamente, nem o armador sabe quem tem a trabalhar para si.

Hoje em dia, é vulgar verem-se perfeitos lavradores, titulados pelos mais variadíssimos certificados, embarcados e  embasbacados, a desempenharem as mais variadas funções de forma normalmente pouco ou nada eficaz.

 Provêm normalmente de países sem contacto com o mar, ou então com muito pouca tradição marítima.

 Pelo contrario, em países ribeirinhos, tradicionalmente marinheiros, são desincentivadas todas as profissões ligadas ao mar, com a excepção, como tenho referido,  da versão lusa da arte de vender BOLAS DE BERLIM, ao sol de verão.

Talvez seja esta, uma das principais razões da subida do numero de acidentes, e igualmente do incremento da gravidade dos mesmos. Tem-me sido referido  por observadores mais atentos, que apesar do menor numero de navios que sulcam os mares, da maior panóplia de novas tecnologias, e de uma suposta melhor ( ??) formação de todos os intervenientes, os acidentes acontecem com demasiada frequência.

Provavelmente o COSTA CONCORDIA será um dos casos.

Construído para albergar 5 000 almas, deveria ser um dos expoentes da nova construção naval.

Parece que não o foi. Com uma rasgo “  à la Titanic”, demorou pouco mais de uma hora a ficar com está, e, não fora o facto dos fundos serem baixos, teríamos porventura algo de diferente , para muito pior, como tema de conversa.

A industria do turismo embarcado movimenta muito mais dinheiro do que o que está agarrado à simples venda dos bilhetes.

Talvez por isso se fale tão pouco deste caso, e haja tantas desculpas para explicar o inexplicável. Por isso também deixo cair o caso, mas nada satisfeito.

Registo contudo, que o Capt. Envolvido, fruto talvez do seu desvairo,(?) não deverá ser ilibado, mas se o condecorassem, não viria grande mal ao mundo.
 
 
A INDUSTRIA assiste a este desenrolar impávida e sereníssima. As administrações, igualmente, ao confiar cegamente em nomes.

 

quarta-feira, outubro 17

PORTUGAL DE HOJE 2ª PARTE

 
A memoria politica dos homens dura menos de quatro anos. Muito menos. E isso faz com que, os bandidos de hoje, corruptos políticos à beira da prisão ( só à beira) apareçam como heróis  pouco tempo depois.

Não me refiro a ninguém em particular, descanse. Sei que deverá haver por aí políticos e gente que se dedica a isso - o que quer que isso seja – honestos e dedicados. Não me recordo de nenhum, mas devo ser eu que ando esquecido.

Vem isto a propósito de um artigo , da autoria de Maria do Céu Lopes, publicado no jornal da minha terra, O ILHAVENSE, onde refere algumas frases actualíssimas, proferidas pelo Dr Mario Soares, em datas não muito distante. Creio que a Srª Dª Maria do Céu Lopes não se zangará comigo por esta minha má acção.

- Os problemas económicos em Portugal são fáceis de explicar e a única coisa a fazer é apertar o cinto. – Diário de Noticias, 27de Maio de 1984

- Quem vê, do estrangeiro, este esforço e a coragem com que estamos a aplicar as medidas impopulares aprecia e louva o esforço feito por este governo. – Jornal de Noticias, 28 de Abril de 1984

- Quando nos reunimos com os macroeconomistas, todos reconhecem com gradações subtis ou simples nuances que a politica que está a ser seguida é a necessária para Portugal. - – Jornal de Noticias, 28 de Abril de 1984

- Fomos obrigados a fazer, sem contemplações, o diagnóstico dos nossos males colectivos e a indicar a terapêutica possível. – RTP 1 de Junho de 1984

- A terapêutica de choque não é diferente, aliás, da que estão a aplicar outros países da Europa bem mais ricos do que nós. - RTP 1 de Junho de 1984

- Desemprego e salários em atraso, isso é uma questão das empresas não do estado…. Isso é uma questão que faz çparte do livre jogo das empresas e dos trabalhadores….. O estado só deve garantir o subsidio de desemprego. - – Jornal de Noticias, 28 de Abril de 1984

- Pedi que com imaginação e capacidade criadora, o Ministério fdas Finanças criasse um novo tipo de receitas, daí surgirem estes novos impostos. – 1ª Página, 6 de Dezembro de 1983

- A imprensa portuguesa ainda não se habitou suficientemente à democracia e é completamente irresponsável. Ela dá uma imagem completamente falsa .-  Der Spigel, 21 de Abril de 1984

 

Com o povinho que Deus lhes deus, fazem tudo e de tudo.

Abençoados


PORTUGAL DE HOJE 1ª PARTE