Bem amarelado, o que neste caso até é bom sinal.
sexta-feira, julho 21
LISBON TALL SHIPS RACE
Não devo enganar ninguém, se disser que o Blue Moon tem a companhia dos melhores e talvez (quiçá'??) mais bonitos veleiros do MUNDO.
A quem se apresente na DOCA DE ALCANTARAQ - Doca do Espanhol, na zona de Conde de Óbidos, parece ter viajado no tempo, para trás, tal é a profusão de velas, cabos, baleeiras e até piratas, que ajudam a imaginação a fervilhar.
O Vespucci, Talvez o mais bonito ( o maior navio presente, em tonelagem) enche o olhar de todos quantos passam; A sua tripulação, vaidosa, mostra isso mesmo.
Temos Também navios Polacos, Noruegueses, Irlandeses, quada qual mais bonito que o vizinho.
Temos Também navios Polacos, Noruegueses, Irlandeses, quada qual mais bonito que o vizinho.O Blue Moon está como quer....
quinta-feira, julho 20
CAPITÃO FERREIRA - A PESCA
Aqui o CApitão Ferreira durante a campanha de pesca ,mostra o paninho de tempo, que lhe permitia manter a proa ao vento e possivelmente manter-se atravessado à ondulação, ganhando assim espaço para mais uns quintais preciosos de peixe, que era daí que vinha o salário de todos.
Fotografia rarissima do navio, MAIS do que SOBRECARREGADO, ( com muito peixe), o que levou a que o Comandante TAVARES de ALMEIDA , na altura a comandar o GIL EANES e com autoridade sobre todos os navios portugueses na pesca do bacalhau, a proibir o navio de continuar a pescar, e a só regressar a PORTUGAL se acompanhado por outro navio; Eram assim aqueles dias ; Era assim a nossa raça.Repare-se no bordo livre ( a madeira que fica fora de água, no convés).
Tenho um filme, perdido na TERRA NOVA ( 8 mm) , que mostra isto em cores e com a agua a saltar lá dentro; O RAULZINHO TAMBÉM terá, creio eu!!!!
Modernamente, o navio não sairia de Lisboa, pois os bacalhaus com toda a certeza que se recusariam a saltar para o bordo, para o sal; E o sal tinha de vir embalado, em saquetas de quartinho, para não estragar as mãos e não ser pesado.
Ou então já teria bandeira ESPANHOLA!!!!!!
CAPITÃO FERREIRA NAS CAMPANHAS DA PESACA DO BACALHAU
Naquele tempo os navios ( alguns) usavam um estai ou um triangulo de tempo, por forma a ajudar a manter o navio mais aproado ao vento, ou ao que resultava do vento e da corrente; Mas também ajudava o navio a manter-se atravessado à corrente e " dar rolo" - balanço transversal BB-EB - por forma a acamar melhor o peixe já no sal, desde que a ondulação o permitisse.Na outra imagem o navio, aqui fundeado, antes da sua sua viagem inaugural, airoso; Para os tempos de hoje, é pequeno; No entanto, naquela época era uma das maravilhas; Recordo que, quer o camarote do Comandante quer o do Imediato, já possuiam casa de banho, o que evitava vir à borda apanhar ar...
As madeiras utilizadas eram uma espectacular mistura de madeiras exóticas, com o mobiliário irrepreensível, até para os dias de hoje; Pena era que a porta do camarote do Imediato ( o navio não tinha passagens interiores) não vedasse a agua do mar, quando o tempo estava de BB; Ainda hoje recordo a roupa das duas gavetas inferiores da " cómoda" completamente inutilizada, logo no primeiro temporal que apanhámos; O AMAURI esqueceu-se de me avisar, o malandrão.....
terça-feira, julho 18
IVIGTUUT - GREENLAND
Encontrei esta fotografia da mina , para onde, no verão e só no verão, fazia viagens de Copenhaga para carregar CRYOLITE, que é uma espécie de terra, mas ao contrário; Já descrevo a seguir na lingua materna da fulana; Não sabia que tinha ajudado a acabar com a raça; Eram viagens muiiiiiito tormentosas, sempre debaixo de muito mar; O Cabo Farewell, ou estava a dar porrada, ou ia começar a dar; Nunca vi aquele cabo bem disposto; Faziamos este trafego entre Maio e Novembro, dependendo sempre das condições de gelo; Foram viagens muiiiiito proveitosas, para mim. A mina tinha uns 30 funcionarios, 2 cozinheiras locais e 3 cães; Em Novembro, fechavam a loja; Lá próximo, havia muitos descendentes de Portugueses ( ARSUK) , segundo afirmação de uns oficiais (??) da localidade que foram a bordo presentear o navio com uns salmões, que o cozinheiro fez o favor de fazer de CALDEIRADA; Creio que ainda há muito gente que não gosta de salmão por este facto.A PERDA DO SANTA MARIA MADALENA
SISTER SHIPS
O Inacio Cunha a navegar, aqui ao lado e mais em baixo o seu irmão gemeo, o Elisabeth, a entrar a barra.
Sister Ship, que em Inglês são madamas.....
O Elizabeth, que acabou os seus dias em Ilhavo, tem o nome da esposa do Cmdt. Tenreiro; De facto, Pouca gente saberá que o nome da esposa do Cmdt. Tenreiro era Elizabeth, daí o nome do navio.
A SNAB já depois da revolução mandou construir um arrastão de popa com o mesmo nome.
Outros exemplos , que creio são verdade:
O n/m "Vimeiro": Nome da povoação onde nasceu Salazar.
O n/m "Sernache": Nome da povoação onde nasceu o Cardeal Cerejeira.
O arrastão "Comandante Tenreiro" de 1950, como era por demais evidente, o seu nome foi
imediatamente alterado para "Groênlandia", um pouco à guisa da PONTE.
Como diria o ARRAIS:
Podem mudar as coisas ou os nomes , mas a história não se apaga. Quer seja para o bem ou para o mau.
Eu acrescento: Pois é!
segunda-feira, julho 17
ELIZABETH
Outro serviço que o GIL EANES prestava à frota - eram muitos, de facto - aqui a abastecer de combustivel, o navio, ancorado no pesqueiro.A olhar para a proa ( já bem metida), direi que não faltava muito para vir para Portugal.Este navio incendiou-se na em Ilhavo ( Gafanha), acabando aí a sua longa vida de pescador.
sexta-feira, julho 14
S.RUY
O S. Rui , em fotos algo distanciadas; Como navio à linha e como de redes de emalhar; O Rucas era um navio extraordinário. O salão de Oficiais ( na rabada, ) era imponente; O latão polido era o metal mais visto, e como reluzia; As 5ª feiras deviam ser um tormento, com o cheiro....
O Rucas fazia parte de uma encomenda de 5 navios mandados construir pela Sociedade Geral de Transportes Marítimos, a "SG", em 1939. Dois deles, o "São Ruy" e o "Santa Maria Madalena" foram dispensados pela"SG" à Empresa de Pesca de Viana e transformados em navios para a pesca à linha. Eram da classe do "São Macário" e do "Mira Terra" .
Depois do "José Alberto", lugre-motor adquirido na Dinamarca em 1935, foram os dois primeiros navios-motor, construidos em aço para a pesca do "fiel amigo".
O "São "Ruy" foi estreado pelo Capt. Aquiles Gonçalves Bilelo, que se reformou no final da campanha de 1951, sendo substituido pelo seu filho Capt. José Pelicas Gonçalves Bilelo que o comandou até à campanha de 1962. Na campanhas de 1963 foi comandado pelo Capt. Joaquim da Graça Agualuza (Capt. Quim da Graça) e em 1964 pelo Capt. Francisco Marques. Depois de 1964 foi comandado pelo Capt. José Soares ( mais conhecido entre os amigos e companheiros pelo Zé Formiga). Sucedeu-lhe o Capt. Óscar Fernandes, filho do Capt. Manuel José Fernandes .Na primeira viagem do navio a pescar com redes de emalhar ,embarcou o Capt. Óscar. Passou para o Cap. Paroleiro, e a partir daí, pouco sei. Convidado para comer bastantes vezes, impressionava-me sempre com o seu salão; O comer já não recordo, mas o peixe era fresco.....
O DOM DENIS OU O D. DENIZ
quinta-feira, julho 13
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