sábado, abril 28
segunda-feira, janeiro 1
sábado, dezembro 16
terça-feira, dezembro 12
segunda-feira, dezembro 11
quinta-feira, setembro 7
TRÁFEGO
É como os vejo. A caminho de e para a DOCAPESCA. Que por acaso aqui é num cais, para navios. A de Lisboa ( Docapesca) não por acaso, não é num cais, mas tem muitos cais, para os camiões descarregarem.
Complicado, não é ?
Desde D. Dinis - o outro, que não este - que estamos com marinhas e barcos e coisinhas assim. Aí importavam-se Pessanhas.....
quarta-feira, setembro 6
sábado, julho 29
sábado, julho 22
quinta-feira, julho 20
terça-feira, abril 25
segunda-feira, abril 24
SEA CLOUD
Unico. Deixou de ser o, a seu tempo, o maior Iate privado.
Do site
"---
Today's SEA CLOUD was built in 1931 at the Krupp family shipyard in Kiel according to plans of the renowned American contractors Gibbs & Cox.
After her launch in the last week of April, the largest private sailing yacht of that day was christened the HUSSAR. As the largest sailing yacht ever built, the four-masted barque was commissioned by one of Wall Street's wealthiest businessmen, E. F. Hutton. His wife, Marjorie Merriweather Post, heiress to a huge fortune and herself a successful businesswoman, designed the luxury yacht, with its then black hull, completely according to her liking. She dedicated at least two years almost exclusively to this task.
...."
sábado, abril 22
quinta-feira, abril 13
quarta-feira, abril 12
segunda-feira, abril 10
EBORENSE
Do tempo em que se fazia o que se sabia. Mas sabia-se o que se fazia. Este naviozinho, ainda é exemplo disso.
Construído em 1953, nos Estaleiros Navais de Viana.
Com instalações sanitárias, o que para a época, deveria ser o máximo em conforto. Imagino quantos passageiros terá transportado, só pelo luxo de um xixi no meio do Tejo.
quinta-feira, novembro 10
quinta-feira, setembro 22
MAN OF WAR BAY and MONKEY POINT
Ponta dos Macacos vista de dentro. Guarda a Man of War
Bay, base Naval hoje, local do Maregrafo da area..
Cerca dos anos de 1800, poucos navios se aventuravam a vir
para esta area, especialmente os do trafego de escravos. Sabemos, que os navios
portugueses eram utilizados para esse efeito, por força de um tratado que nos
permitia transportar escravos entre as colonias, e só. Escravos existentes,
portanto. Serão talvez os primórdios das
bandeiras de conveniência, pois eram usados muito por ingleses, por exemplo.
Bom, mas também Franceses e Americanos e Ingleses cá vinham molhar a sopa, `a conta
da pesca da Baleia. E levavam escravos, na falta das ditas, daqui e do Rio del
Rei, que é toda a zona do Calabar, terrível
para a navegação, ótima portanto para os ilícitos. Eram o chamado "
Black Ivory", nome pelo qual os Capitães dos negreiros tratavam os pobres
dos escravos.
Consta, se bem entendi, que um navio português costumava entrar
no rio Bimbia, onde desmastravam os mastaréus para se ocultarem na vegetação.
Subiam e desciam nas mares de lua, onde arregimentavam os escravos a troco de:
1 escravo saudável e novo: 13 ou 14 barras de cobre, de cerca
de 10 Kgs. Era a moeda tradicional no Rio del Rey e aqui . Claro que facas,
tecidos , genebras ( o gin actual) e os brandy também deveriam contar.
Que melhor sitio para montar a guarda que na baía adjacente??
Aliás, toda esta zona é uma enorme baia, cheia de escolhos e ilhotas, como as
ilhas dos piratas, que deveriam dar belos esconderijos.
Sabe-se hoje que esta área era visita também dos piratas das
Caraíbas, Capt. Jack Sparrow incluído, quando as coisas aqueciam demasiado para
o lados das ilhas do Novo Mundo. Chegaram aliás, a ser convidados do Governador
de S. Tomé, que os agraciou com umas jantaradas, até se aperceber que tinha o
diabo em casa. Coisas dos brandies de então.....
domingo, junho 26
sexta-feira, dezembro 25
sábado, novembro 28
LUGRE SANTA IZABEL
Bonita imagem do Lugre de três mastros Santa Izabel, a navegar com vento largo por bombordo.
Deveria estar nos Bancos de pesca, de acordo com o pano enverga.
TODA a minha família ( directa e masculina) desde o Capitão ao Criado , passando por Cozinheiro, Motorista, etc....
Isto de 1947 a 1952, pelo menos.....
São os meus heróis: Pais, Avós, Tios.
Todos eles foram E VIERAM.
E mais, Continuaram com a sua vida de marinheiros, num esforço que hoje NÃO TEM PARALELO.
Bem hajam.
E tenho a certeza de onde quer que estejam, estão felizes pelo que fizeram, pelo exemplo que deixaram.
sábado, novembro 14
Subscrever:
Mensagens (Atom)