Vive-se um
momento de ilusão, ao preço de muitas vidas.
Ao querer fazer mais que os seus
antecessores ou porventura fazer aquilo que deu fama aos cruzeiros na costa
Italiana, afinal, provou ser um erro fatal.
É no mínimo temerário, fazer-se “
à terra” daquela maneira; Mas afinal, não o foram tantos e tantos antes
de Francesco Schettino, capitão deserdado da fortuna? Há 6 anos que dirigia aquele navio com mão de
ferro, dizia-se. Provavelmente tantos quantas vezes fez as suas tangentes à
ilhoca, que desta vez não esteve pelos ajustes e pregou-lhe uma valente
rasteira. Mais pontapé nos tomates, que vai ficar a doer para o resto da sua
vida, que não vai ser fácil….
Já temos um culpado, na pessoa do
Capitão do navio. Provavelmente, a ter em atenção a hora do acidente, o
Imediato, será o co-réu.
Mas o Francesco não deixa de ser,
a acreditar no que se sabe, um belo filho da mãe. Em choque, ou não, não
abandona o navio. Não fará falta nenhuma, no meio de tantos e tantos oficiais
com formação especifica . Mas faz parte da pintura. E ao abandorar o quadro,
borrou a pintura toda.. Mais ainda quando telefona para a Guarda Costeira ( estão
na moda, estes palavrões)a perguntar quantos mortos haveria no navio. - Tu é que devias saber e estar a informar,
meu filho da mãe, não a perguntar. Terá sido qualquer coisa nestes termos, o
que obteve de resposta das autoridades.
Ironicamente, num navio que deverá ter dezenas
de nacionalidades, são dois italianos que bulham com a sorte. Mesmo sabendo-se
que o recrutamento das tripulações, hoje em dia, acontece de acordo com valores monetários e NUNCA pela
excelência dos mesmos, não foram os “mal pagos” ou “muito mal pagos” os
protagonistas principais. Ou terão sido??
Sabe-se que Imediatos, tal qual os capitães, em paquetes, são de
salão, nunca de casa de leme…..
A industria protege-se, meus filhos.
O cruzeirismo, ou a moda do mesmo, está a tremer. Sofreu
uma machadada terrível!
O navio bateu e vai-se perder, embora já haja acordo para tentar
retirá-lo daquela incomoda posição.
E bateu porque se desviou da sua rota, presumo; Desviou-se para evitar outra navegação, por
distracção do pessoal de quarto nas marcações e consultas ao variados
equipamentos hoje ao dispor dos marinheiros, ou até por falha mecânica,
aparentemente não notada.
Falta agora, que já se contaram os
mortos, tratar dos que ficaram. E para descanso das almas vindouras, há que
fazê-lo rápida, eficaz e de uma forma transparente.
Vem isto a propósito do navio, e
da sua rápida transição do direito para o torto.
Todos os navios de passageiros são
objecto de cuidados muitíssimo especiais durante a sua construção. Para o que
aqui interessa, direi que são bastante compartimentados, por forma a torná-los estanques.
A SOLAS ( safety of life at sea)
dedica muitas e muitas paginas a legislar sob a forma de construir estes
navios:
Exemplo da pag. De arranque neste
capitulo:
Part B – Subdivision and stability
4 Floodable length in passenger
ships . . . . . . . . . . . . . .
5 Permeability in passenger ships . . . . .
. . . . . . . . . . . .
6 Permissible length of
compartments in passenger ships.
7 Special requirements concerning
passenger ship subdivision .
8 Stability of passenger ships in
damaged condition . . . . ..
8-1 Stability of ro–ro passenger
ships in damaged condition ..
8-2 Special requirements for ro–ro
passenger ships
carrying 400 persons or more . . . . .
. . . . . . . . . . . . . ..
8-3 Special requirements for
passenger ships, other than
ro–ro passenger ships, carrying
400 persons or more . . ..
De uma forma muito esquemática e
aligeirada, temos a secção de uma navio, em cima. Tem tanques de fundo –
chamados duplos fundos, doble bottom) e tanques laterais – wings- que no caso
acima servem para lastro e possivelmente combustíveis. Da forma que são
compartimentados transversalmente, também o são em comprimento, por forma a
criar espaços pequenos, impermeáveis. Não sai combustível ( ou agua) e não
entra nada.
O Caminho das pedras - O verdadeiro, o unico, o que o leva à ILHA.