Um rebocador com 95 metros, mergulhado 7,5 metros, tem de
ser coisa séria.
Depois, não
estranhamos as 180 toneladas de tracção, tão pouco os seus mais de 20 nós.
Operação / Vel.
Consumo Permanência Alcance
|
||
Navegar
|
||
Velo. Max
(20+ nós) 42
Ton/dia 38 dias 18,240 Nm
|
||
Economical Speed
(13 to 15 nós) 22. 5 Ton/dia 70 dias 23,520
Nm
|
||
Com Reboque
|
||
Plataforma ou
similar
(4 to 5 Knots) 40 Ton/dia 40 dias 4,320 Nm
|
||
Navio
FPSO
(6 to 7 Knots) 40 Ton/dia 40 dias 6,240 Nm
|
||
Assim se faz no cú do mundo, onde deixamos outrora uma
pegada de gigantes.
Os navios que escalam os portos de África, são, sem excepções de monta, navios extraordinarios. Alguns pela longevidade alcançada, fazem-se notar, nunca nos portos da África do Sul.
Outros, é pelo aparelho, pela forma, ou até para o que são concebidos.
No ultimo caso, este exemplo marcante de tractor dos mares. Lavra, ara, e colhe.
No caso, diamantes marítimos.
Sem comentários:
Enviar um comentário