domingo, março 4
sexta-feira, março 2
DO PRINCIPE AO ULTIMO PORTO
RAFAEL SILVA ARMADOR CAPITÃO
Levados pela conversa, atravessamos a ponte móvel que abriu par nós....
Depois lá fomos ao Ultimo Porto, lugar que esperamos nunca o seja.
O Rafael é rapaz para não se envergonhar defronte de umas iscas bem condimentadas.
Nós não parámos.
Ficou-me a preocupação de não ter visto a COZINHA DO NAVIO. Como é que ele quer ir a CASCAIS sem cozinha????
A VIAGEM DO PRINCIPE
Hoje tinha agendada uma reunião de trabalho em Lisboa - by- the- sea. Como sempre, tentei levá-la para junto do rio, tentando assim acalmar a alma com as diabruras do coração; E assim se fez: à hora ( com a atraso académico de 10 minutitos), lá estava o meu interlocutor preparado para a altercação; Por outro lado, eu contava já o tais minutitos em amena cavaqueira com o Rafael Silva, e deliciava-me com uma visita ao navio, passando pela ponte, camarotes e salões.
E foi o que me valeu, o que vi até ali.... Não é que o meu encontro era com, imagine-se, um amigo de escola do Rafael, que me confessava: Eu conheço este gajo!!!!
Bom ficou a reunião para trás, que eles ignoraram-me completamente
SIGA A MARINHA
Dá que pensar:
Mais de 90 % do trafego de mercadorias, a nível mundial, é feito por navios.
Mais de 40 % do trafego comunitário de mercadorias é feito por navios.
Mais de 40% da tonelagem mundial é controlada por armadores Europeus.
Cerca de 5% , é o que representa o sector no P.I.B. Europeu.
30% das tripulações são Filipinas
10 % dos oficiais de mar são Filipinos
Sómente 30 % dos navios Europeus, tem uma única nacionalidade a bordo.
quarta-feira, fevereiro 28
sexta-feira, fevereiro 23
O BACALHAU
Para dar um empurrão ao João, hoje apetece-me falar do bacalhau; do COZINHADO, claro, que do outro já temos que nos baste.
Este que trago comigo, embora necessite de aguas mansas, não demora muito, e precisa de algo que nos barcos normalmente não há: uma frigideira, sertã ( na minha terra) ou equivalente. depois é como segue:
4 - Postas de bacalhau demolhado
4 - Batatas grandes em rodelas
2 – Cebolas em rodelas
4 - Dentes de alho laminados
1 - Folha de louro
2 - dl de Azeite
- Farinha, pimenta e salsa picada p.b.
1 – Jorro de vinagre
1 – Colher de sopa de colorau doce
Confecção :
Passe o bacalhau demolhado por farinha e frite em azeite.Retire e reserve ao calor.
No mesmo azeite, aloure a cebola em rodelas, os alhos e a folha de louro. Junte o vinagre, a pimenta e o colorau. Deixe ferver
Deite a mistura sobre o bacalhau. Rodeie com as batatas fritas em rodelas grossas. Polvilhe com salsa picada e sirva.
Bom apetite.
Por cá, creio que o vou experimentar hoje.
Com um vinho do FUNDÃO de se lhe tirar o chapéu.
A PONTE DA MALHADA
quinta-feira, fevereiro 22
quarta-feira, fevereiro 21
TYPHOON FAVIO
É uma depressão Tropical, que dá origem a estes fenómenos destruidores ; Este, que nesta zona do globo fica com o nome de tufão, vai a " navegar" a ENE, para terra portanto, e vai-se encaixar na zona da BEIRA, bastante mais fraco do que se apresenta hoje, espera-se : ventos de 125 nós , rajadas de 150 a 175 nós, e levanta mares de perto de 12 metros.
Muito de tudo, portanto. Antecipam-se umas sandoxas para quem navega na zona...
segunda-feira, fevereiro 19
O MAR - VISTO DE TERRA
São muito poucos os marinheiros que conheci que não gostassem de olhar o mar; muitos até afirmavam que era muito bonito, o mar. Embora alguns acrescentassem :
- Visto de terra.....
Imagem da Praia Grande, proximo do local de encalhe do navio ANGRA.
De facto à porta do restaurante com o mesmo nome....
Lá se foi o romantismo!!!!!
sábado, fevereiro 17
O BEIJO
Associando-se ao espirito festivo dos outros blogs com esta imagem de “ beijo envergonhado “, o Blue Moon deseja as maiores realizações ao Ships and Sea, que tantos e tão bons momentos nos vem oferecendo.
Falta talvez um pouco de champã, e um porquito, não era, para a coisa se compor....
Será que posso deixar a ideia no ar?????
quarta-feira, fevereiro 14
O " SON OF A TOWN HALL"
Navio feito a partir de tudo o que possamos imaginar, e mais essas que pensou agora.
Com 50 pézes de comprimento e 12 de largura ( boca), cala 1,6 pézes ou 6, consoante tem uma prancha metida na água ou não; Navega, ou faz por isso; inafundável , graças á muita quantidade de espuma de poliuretano que possue.
Navegou dos USA ( Maine) para a terra Nova em 41 dias, e depois durante 60 dias até atravessar o Atlantico Norte, tendo aterrado em Castletownbere.
Daí passou para França e mais tarde, através do sistema de canais interiores ( UMA MARAVILHA; ABOLUTAMENTE A VER) chegou ao Mediterraneo.
Em Janeiro de 2005, õs proprietários tentavam oferecer o navio (?), em vão.
Estava na ocasião no Mediterraneo, França.
segunda-feira, fevereiro 12
LIMPEZA
DE LADO
domingo, fevereiro 11
A ESCUNA MÁGICA
Ou como como o sal faz falta .... à vida
Esta escuna, que aqui aparece deitada, ia carregada de sal até embater num outtro navio, causando o seu afundamento, ao largo da costa da Carolina do Norte.
Nada de novo. O bonito foi que a escuna re-apareceu a flutuar passados uns dias, permitindo a sua recuperação.
O sal tinha-se dissolvido, sendo esta uma das razões porque a água do mar ( e o bacalhau do João) são tão salgados.
Bom domingo
sábado, fevereiro 10
A TEMPESTADE PERFEITA
sexta-feira, fevereiro 9
TERRA NOVA
Fotografia " surripiada" . Impressionante! A vista é a que terá alguém numa plataforma de prospecção. Nas minhas viagens por lá, conheci e privei com o capitão de um destes S.V. que fazia estação em St. Johns. Era Americano e estava tão desterrado como eu. Vi muitos filmes ( super 8) que ele fazia, e todos tinham o mar medonho, enorme a que nós fugíamos... Muitas vezes, chegávamos para fugir ai tempo, e lá ia ele, a sair. Força 10, e sempre em frente.
terça-feira, fevereiro 6
POSTAIS DE AVEIRO 2
domingo, fevereiro 4
quinta-feira, fevereiro 1
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